Botão Sport e Controle de Estabilidade

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Botão SPORT

Mensagem por Claudio em Dom Nov 06, 2011 9:55 pm

Tal botão serviria para deixar a direção elétrica mais agressiva, bem como a relação entre marchas.
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por N4n1c0 em Dom Nov 06, 2011 9:58 pm

O botao Sport apenas deixa o volante mais pesado nos 500 mecanicos.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Dom Nov 06, 2011 9:59 pm

Sério Nano? Onde conseguiu esta info? Eu pesquisei e não encontrei em nenhum lugar. E todos os 5centos para TD da cidade são dualogic.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por N4n1c0 em Dom Nov 06, 2011 10:05 pm

Em blogs e a moça do TD falou isso. Ate porque quem esta controlando a marcha é vc! Diferente do automatizado e automatico.

Putz soh dualogic de TD?!?!?! Sacanagem isso.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Dom Nov 06, 2011 10:16 pm

Sim, a marcha é controlada manualmente, mas a relação entre marchas não é você quem controla, e sim o carro. É uma configuração existente em um chip lido pelo computador de bordo e que poderia sim, ser mutável pelo botão SPORT. Esta era a minha dúvida, entende?

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por N4n1c0 em Dom Nov 06, 2011 10:18 pm

Mas entao, nos automaticos e automatizados ele tb nao altera a relaçao de marchar, apenas deixa subir + o RPM..... isso claro no 500.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Dom Nov 06, 2011 10:25 pm

Exato Nano. Subir mais o rpm é baseado justamente nesta tabela matriz que mencionei estar gravada em um chip. A configuração é digital em sistemas com drive by ware e aceleração controlada por computador de bordo.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por ledon em Seg Nov 07, 2011 9:41 pm

Claudio escreveu:Tal botão serviria para deixar a direção elétrica mais agressiva, bem como a relação entre marchas.
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?
Claudio e demais do clube 500 (gostei da abreviatura 5cento do Claudio),
O botão Sport ativo provoca uma direção mais firme, mais dura. Para estacionar e andar bem devagar, depois de acostumar com a super maciez sem usar Sport, parece que não tem direção... brincadeira, mas realmente fica bem mais firme. Mas o Sport também provoca acelerações mais rápidas, o 5cento fica que parece um foguete, responde muito melhor, tanto em cidade como em estrada. Não tenho certeza mas me parece que não mexe com as rotações e sim com a resposta à pressão do pé na aceleração: uma mesma pressão com o Sport ligado responde mais agressivo. Estou falando isto no meu Sport Air mecânico, certeza total.


Última edição por ledon em Sex Dez 02, 2011 11:28 am, editado 1 vez(es)

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Seg Nov 07, 2011 10:28 pm

Muito obrigado pela informação Ledon. Isso fortalece ainda mais minha suspeita que o botão SPORT de alguma forma, muda as configurações do Drive by Ware (controlador da abertura da borboleta), de forma a deixar o carro mais agressivo, melhorando seu tempo de resposta. Vlw mesmo!

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por jberg em Qua Nov 23, 2011 10:00 am

bom, sou proprietario de um cul mecanico e digo que ao apertar o botao SPORT, ha sim um ganho de potencia.

pra fazer o teste, faça assim

em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.

na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1 Smile

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por yurimariano em Qua Nov 23, 2011 11:29 am

Eu uso o Sport na pista quase todo o dia pra fazer curvas e ultrapassagens "ousadas" Twisted Evil na vinda pro trabalho.

AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Leopoldo em Qua Nov 23, 2011 4:33 pm

yurimariano escreveu:Eu uso o Sport na pista quase todo o dia pra fazer curvas e ultrapassagens "ousadas" Twisted Evil na vinda pro trabalho.

AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA

É, conforme info do vendedor, o mecânico só endurece a direção com a tecla sport ligada. Mas, na prática, não é bem assim. Achei um vídeo do youtube que é como um manual animado. Tem um cara demonstrando todas as funções do 500, do limpador de pára-brisa ao uso do estepe. Os vídeos são produzidos pela FIAT e um deles fala justamente sobre o modo sport em automáticos e mecânicos. Só digitar "FIAT 500 instructions" ou coisa assim na busca do youtube. Quem entende um pouco inglês pode se arriscar.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Qua Nov 23, 2011 7:25 pm

jberg escreveu:bom, sou proprietario de um cul mecanico e digo que ao apertar o botao SPORT, ha sim um ganho de potencia.

pra fazer o teste, faça assim

em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.

na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1 Smile

Há um sistema chamado Drive By Wire que controla a abertura da borboleta que alimenta o motor com oxigênio. Este controlador é programável através de um chip contendo os vários cenários possíveis. De fábrica, o chip vem com configuração privilegiando consumo. Existem empresas de tunagem que trocam tal chip com configurações mais agressivas com melhor resposta. O botão Sport deve gerar efeito parecido sem necessidade de troca do chip.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Qua Nov 23, 2011 7:29 pm

Leopoldo escreveu:É, conforme info do vendedor, o mecânico só endurece a direção com a tecla sport ligada. Mas, na prática, não é bem assim. Achei um vídeo do youtube que é como um manual animado. Tem um cara demonstrando todas as funções do 500, do limpador de pára-brisa ao uso do estepe. Os vídeos são produzidos pela FIAT e um deles fala justamente sobre o modo sport em automáticos e mecânicos. Só digitar "FIAT 500 instructions" ou coisa assim na busca do youtube. Quem entende um pouco inglês pode se arriscar.

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Vi tais vídeos também. Ponto positivo pra Fiat. Muito elucidativo!

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Leopoldo em Dom Nov 27, 2011 12:34 pm

"pressionando o botão SPORT se obtém uma definição de condução esportiva caracterizada por uma maior prontidão ao acelerar e um esforço no volante superior para uma percepção de direção adequada.
Com a função ativada, no quadro de instrumentos acende-se a indicação SPORT" Palavras do manual - página A-53

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - infos do manual virtual da FIAT para o SPORT mode.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Dom Nov 27, 2011 1:49 pm

blz Léo. Vlw pelas dicas!

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Kew em Qui Dez 01, 2011 1:08 pm

Pra mim nun muda muita coisa. Legal se ocorrer isso que estão falando, mas parece um brinquedo de criança, em que se aperta um botão e acende uma luzinha. Isso pq o meu é manual, em um AT acho que tem muito mais sentido.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Henrique em Sex Dez 02, 2011 10:02 am

Pra mim a tecla Sport não muda quase nada no MultiAir e muito pouco no volante.

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Leopoldo em Sab Dez 03, 2011 1:14 pm

Henrique escreveu:Pra mim a tecla Sport não muda quase nada no MultiAir e muito pouco no volante.

Olha Henrique, agora que já pude brincar bastante, posso dizer que no manual altera alguma coisa sim. Além do volante ficar nitidamente mais firme (e muito bom em altas velocidades), o carro fica mais espertinho pra acelerar, facilitando ultrapassagens por exemplo. Achei bem útil.

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Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Joao_Roberto em Sab Dez 10, 2011 1:49 am

Tenho um Sport Air manual e pode se dizer que ele pode rodar de dois modos bem distintos. O primeiro, configurado com o controle de estabilidade acionado e o botão sport desativado roda de modo bem suave, com respostas do motor um pouco mais lentas e a direção muito leve. O segundo, com o controle de estabilidade desligado (esc off) e o botão sport acionado, tem respostas muito mais rápidas além da direção ficar mais pesada. Estou impressionado com a diferença proporcionada, lembrando que achava o botão sport meio enganação, até usá-lo conjuntamente com controle de estabilidade desligado. Experimentem e digam se acharam o mesmo!

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Ter Dez 20, 2011 11:25 pm

João. Bem vindo. E o botão sport ativado sem desativar o Esc... possível? mais seguro?

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio em Qua Dez 21, 2011 12:00 am

Alguém já "chipou" um carro com injeção eletrônica, deixando o carro com dirigibilidade mais esportiva? Isto ocorre devido a alteração do dna do motor, mudando suas características de consumo e resposta. o botão sport foi um santo milagreiro que nos dá a chipagem de fábrica mantendo configuração city! muito bom!

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por D.Pedrosa em Seg Jan 02, 2012 4:39 pm

Tb percebi esta diferença apertando a tecla Sport, direção mais dura e resposta muito mais rápida ao acelerador......pode ser com relação a abertura da borboleta.....utilizei pouco este recurso mais vi que dá uma diferença sem dúvida alguma....

***Obs: Uma sugestão para os Admins e Moderadores deste Fórum, não tranquem tópicos dando o assunto como encerrado, pois muitos poderão comentar, levantar dúvidas ou opinar trazendo novidades, com isso o conteúdo fica mais completo, tendo uma base com mais informações o que ajuda e muito novos usuários, então por experiência própria que tive em outro fórum é melhor deixar em aberto o tópico sendo debatido quando necessário. Very Happy


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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por b00m em Qua Jan 25, 2012 10:12 pm

Pessoal, o meu é dualogic, e posso afirmar categoricamente que o botão sport além de tornar o acelerador mais esperto e a direção mais dura, também torna as trocas de marcha bem mais rápidas e as saídas mais espertas. Principalmente a troca da primeira pra segunda marcha, onde quase não há escorregamento, se comparado ao modo normal.
As vezes o consumo fica até melhor, diga-se de passagem. Na minha opinião o sport deveria vir separado da direção, como acontece nos stilo, pra deixar a direção leve e "sportizar" apenas o acelerador e o dualogic.
abrax

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Glauberlr em Qua Fev 08, 2012 1:23 pm

Na estrada uso sempre o modo esporte , mas nunca desligo o controle de estabilidade , minha consciência pesa em desligar um controle que esta ali para salvar minha vida, corrigindo meus erros .

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Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

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