Versão motor 8v ou 16v?

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Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Dom Jun 24, 2012 11:32 am

Bom dia pessoal, essa é minha primeira postagem no fórum, pois tenho uma dúvida cruel:

Fiz um test drive ontem no 500 manual, o mais simples de motor 8v"flex"...

Porém vi a diferença de força de 85 ou 84cv se não me engano pro 8v e os mais de 100cv pro 16v.

O pior é que na agência só tem o 8v branco caldo, bancos com detalhes vermelhos (muito bonitos), teto solar e aquele kit de controlar o som no volante, o carro é ótimo, minha esposa gamou, e eu mesmo tendo 1.92 de altura fiquei até bem dentro do carro, só não sei se será meio bizarro kkkkk.

Então vi que há disponível mas somente sob encomenda aquele sport manual com motor de 16v, e me interessei, mas esperar 120 dias no mínimo é complicado! Meu medo mesmo é esperar e não vir do jeito que pedi.

Queria mesmo é saber a diferença desses 2 motores, quanto ao gasto médio principalmente, pois achei que o 8v poderia ser um pouquinho mais forte, de qualquer maneira fizemos o test drive em 4 dentro do carro, sendo um uma criança de 6 anos que não pesa muito, o carro andou bem no plano mas poderia ter algo mais.

Enfim esse modelo 12/12 consegui por R$ 44.000,00, sendo que o sport equivalente sairia entre R$49.000,00 a R$ 51.000,00 devido ao banco e ar digital.

Agora não sei se compensa pegar esse mesmo e daqui uns 2 ou 3 anos trocar por um melhor ou se pulo logo pro sport!

Antes desse carro eu estava vendo o versa da nissan, categoria totalmente diferente e muito espaço e talvez até mais econômico, mas gamei no fiat 500!!


Quem tiver experiência no assunto e puder me dar uma luz, fcarei grato!

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Lounge em Dom Jun 24, 2012 1:20 pm

Boa Tarde Erico; sua dúvida vai ser resolvida dependendo da destinação do carrinho - do uso que vai ser dado a ele.

Se o uso for urbando, não hesite: compre o cult 8 v. que tem disponível na concessionária.

Todavia, se você pretender dar a ele uso rodoviário, com viagens e coisa do gênero, aí recomendaria adquirir um 16v.

Boa sorte!!!
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Dom Jun 24, 2012 4:49 pm

Então a maioria do uso será na cidade, mas farei viagens com ele, e pretento andar até uns 700km indo pra praia nos finais de ano!

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por dsdn em Dom Jun 24, 2012 7:49 pm

Amigo, eu possuo um Prima Edizione, e posso dizer que esse motor 16v é muito bom. Não tive oportunidade de dirigir o Cult (8v), mas se você tem condições de adquirir o Sport, não hesite.

Abs.

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por gfrios em Dom Jun 24, 2012 7:59 pm

Vai no sport 16v.
É melhor ter e 'não usar' , do que quando precisar, faltar!

Procure em outra css algum a pronta-entrega ou que venha de outra css como foi o meu.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Convidad em Dom Jun 24, 2012 8:36 pm

Eu iria de sport pelo conjunto e beleza que o carro proporciona, e sobre o motor, posso te garantir, se vc nao tem uma afinidade de piloto te garanto que nao vai sentir diferença alguma.

Compre o sport.

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Filipe_SC em Dom Jun 24, 2012 8:41 pm

Bom eu tenho 1.80m..e a versão com teto é alguns cm mais baixo o teto...Eu já achei que nessa versão fiquei exageradamente proximo ao teto..vc com 1.92m..com certeza vai bater cabeça...eu pegaria a versão sem teto para ter alguns centímetros a mais de altura..
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Dom Jun 24, 2012 9:59 pm

Falar em altura realmente não detalhei muito bem, bater a cabeça não bato, mas acho que a distância ficou uns 2cm ou 3cm do teto pois o cabelo (sem pentear) chegou a encostar nele!! Agora sim além do motor tem essa que fiquei com o bicho atrás da orelha!! Terei que passar la novamente pra ver isso (caso não encontre o outro modelo em outra cc).

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Eloisio em Dom Jun 24, 2012 10:11 pm

vc deve sentir a diferença - além do bolso - nas retomadas dentro do trânsito urbano. Com certeza, vc vai precisar trocar de marchas no cult, mais frequentemente.
Não é nem a questão dos cavalos - 105 para o sport e 85 para o cult - mas sim a faixa de torque e, principalmente o comando de válvulas variável que tem o motor mult air do modelo sport e lounge.
Esse comando variável permite que em baixas rotações as válvulas admitam mais e melhor a mistura, gerando uma força - torque - maior e consequentemente exigindo menos do câmbio.
Esse motor recebeu prêmio quando foi lançado, é moderno e tem um rendimento excelente para sua cilindrada.
Não que o outro seja ruim mas é digamos, de uma geração anterior.
Agora, sem dúvidas, é muito mais fácil e barato de manter esse motor do cult. É o mesmo do novo uno. E, mesmo na estrada ele vai muito bem.
Aluguei agora em janeiro um desses, na localiza - um novo uno que tava com 200km apenas- e passei uma semana rodando pela serra gaúcha.
Achei muito bom o desempenho. Contudo, se a grana comportar, vá de multi air, pelo motor e pelo conjunto.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Eloisio em Dom Jun 24, 2012 10:30 pm

Achei uma ótima matéria que retrata descreve em detalhes o carro e o motor.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por CaioVarela em Dom Jun 24, 2012 10:37 pm

Tenho um Cult e lhe digo uma coisa: Só não comprei um Sport porque quem manda no dinheiro não sou eu. Hahaha. Sem dúvidas, é um carro muito melhor. Tanto o motor, quanto os bancos (que abraçam o motorista), quanto o acabamento interno, com o acabamento interno do teto e colunas em preto. Esses 20cv a mais com certeza fazem muita diferença. Outra coisa também: não tenho dúvidas de que a durabilidade do MultiAir é maior. Sem falar que pra viagens, 8v é uma coisa desconfortável mesmo.

Uma dica que lhe dou é pra você procurar o Sport Air em outras lojas. Fui encomendar o meu Cult numa concessionária aqui, me manti fiel (não procurei em outras), e no final das contas, o 500 Cult azul com interior preto/cinza, Blue&Me, teto solar e som da Bose que havia encomendado, depois de uns 140 dias de espera, acabou virando um 500 Cult azul com interior marfim/cinza e só Blue&Me. Lembrando que só topei esperar por causa da promessa de receber o carro exatamente como pedi. Depois que peguei, apesar de estar gostando do carro e tudo, cheguei até a desanimar um pouco.

Se for encomendar e esperar, exija pelo menos uma fatura discriminada, mencionando todos os opcionais que você escolheu, pra caso eles não entreguem o carro, você poderá acionar a justiça sem muitos problemas.


Última edição por CaioVarela em Dom Jun 24, 2012 10:56 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Eloisio em Dom Jun 24, 2012 10:43 pm

Se vc estiver em Recife ou perto, na Fiori tem um Sport Prata, mecânico que tenho certeza eles devem fazem um bom preço. O carro tá por lá a algum tempo, desde quando andei procurando o meu que acabei comprando. Não fiquei com ele porque é mecânico e não tenho mais paciência nesse para e anda dos grandes centros para carros mecânicos.
Rode as concessionárias que vc vai achar. Os sport e louge não vendem muito por serem mais caros e também são os únicos que vc pode conseguir um desconto. A Via Sul, também aqui em recife tem, ou tinha até a semana passada, um Lounge prata. E a Italiana - vi no sábado - tem um prima edizione branco gioioso muito bonito, teto todo preto. É um sport de uma série especial.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Seg Jun 25, 2012 11:39 am

Boas! Com todas as sugestões decidi mesmo partir pro 16v, e fuçando por aqui agora de manhã, minha esposa encontrou em cidade não muito perto um PRIMA EDIZIONE, mas 11/12 por R$ 47.500, com a plaquinha dentro e tudo, ar digital, será que o preço vale à pena por ser ano anterior?

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Eloisio em Seg Jun 25, 2012 11:51 am

não se incomode por ser 11/12, só tente compensar isso no preço.
na porta do motorista vc tem uma etiqueta que diz o mês e ano da fabricação. Vi um esses dias que é de 03/12. Pro mercado o que vale é o modelo. O 2013 não saiu ainda aqui. Parece que já na europa mas sem qualquer mudança. Dê uma chorada que talvez eles caiam mais esse preço. Presumo que seja um mecânico. Se for automático não pense duas vezes. O preço tá ótimo.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Seg Jun 25, 2012 11:59 am

Eloisio, sim isso mesmo é o mecânico, também não me importei muito quanto ao ano, visto que, creio ser melhor pagar um pouco mais e pegar um 16v sport, mesmo sem teto ( que sinceramente não fará falta ), só o som bose, que dizem ser mto bom, mas isso também não é muito importante no momento!

À tarde vou lá dar uma olhada e tentar chorar um pouco, quem sabe dá tudo certo!

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Zolet em Seg Jun 25, 2012 4:22 pm

Lounge escreveu:Boa Tarde Erico; sua dúvida vai ser resolvida dependendo da destinação do carrinho - do uso que vai ser dado a ele.

Se o uso for urbando, não hesite: compre o cult 8 v. que tem disponível na concessionária.

Todavia, se você pretender dar a ele uso rodoviário, com viagens e coisa do gênero, aí recomendaria adquirir um 16v.

Boa sorte!!!

Lounge,

Esse "senso comum" não se aplica ao 500 MEXICANO.

O motor 16V tem uma curva de torque muito melhor que o 8V, inclusive em baixas rotações, o que faz dele superior ao 8V em uso URBANO inclusive.

O porque disso? Motor multi-air, que tem abertura de válvulas com comando eletro-magnético e não mecânico.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Ter Jun 26, 2012 9:51 am

Agradeço à todos pelas sugestões, acabei fechando um prima edizione 11/12 sem teto ( achei que todos vinham com teto ), se tudo der certo amanhã obicho já estará por aqui!

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por arq_paradinha em Ter Jun 26, 2012 10:33 am

Parabéns, Erico! Na concessionária onde comprei o meu tinha um Prima sem teto também, e mesmo assim é muito bonito! O teto pintado de black piano fica show de bola, tanto que quero envelopar o meu desse jeito! Meu carro sai hoje também, hoje dá meia noite mas não dá cinco da tarde... HAHAHAHAHAHA
Abraço!
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por felsky em Ter Jun 26, 2012 11:48 am

Opa!! Parabéns pra vcs e que os 500s tragam muitas felicidades!! Very Happy

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por ericofachin em Ter Jun 26, 2012 2:14 pm

Valeu!! logo postarei fotos dele! Só quero ver se vai caber algum subwoofer no porta-malas bounce

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por felsky em Ter Jun 26, 2012 2:20 pm

ericofachin escreveu:Valeu!! logo postarei fotos dele! Só quero ver se vai caber algum subwoofer no porta-malas bounce

posta sim! entao... tem um topico só sobre mexer o som do 500 que o pessoal dá várias dicas... mas, posso adiantar q um de 10 eu consegui colocar no meu, bem susse... rs

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por jfellipe em Seg Mar 11, 2013 5:14 pm

em primeiro lugar, desculpem a escavação kkkkkk. mas é melhor escavar do que abrir um tópico novo.

a minha duvida é simples. todos os 1.4 16v são multiair? inclusive os poloneses? acho que não né?

em que ano o multiair entrou no mercado? a diferença dos dois é apenas o cabeçote?


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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por luizmarchetti em Seg Mar 11, 2013 6:20 pm

jfellipe escreveu:em primeiro lugar, desculpem a escavação kkkkkk. mas é melhor escavar do que abrir um tópico novo.

a minha duvida é simples. todos os 1.4 16v são multiair? inclusive os poloneses? acho que não né?

em que ano o multiair entrou no mercado? a diferença dos dois é apenas o cabeçote?


Os 500 poloneses não tem motor MultiAir . São 1.4 16v da família Fire, um pouco mais modernos do que os nacionais. Os MultiAir só nos Sport e Lounge mexicanos (de 2011 pra frente).

O motor MultiAir não compartilha quase nada do nosso EVO Fire , então a manutenção em si vai ser naturalmente mais cara.
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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por jfellipe em Seg Mar 11, 2013 6:25 pm

Entao teoricamente a manutencao do motor do polones eh mais em conta do que a manutencao do 1.4 multiair?

Isso eh contra o que tenho lido sobre a manutencao, sempre vejo as pessoaa falando que a manutencao do polones eh mais cara.

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Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por luizmarchetti em Seg Mar 11, 2013 6:32 pm

jfellipe escreveu:Entao teoricamente a manutencao do motor do polones eh mais em conta do que a manutencao do 1.4 multiair?

Isso eh contra o que tenho lido sobre a manutencao, sempre vejo as pessoaa falando que a manutencao do polones eh mais cara.

A manutenção básica do polonês (velas , filtros , etc) não difere muito das outras.. Porém se quebrar algo mais específico e precisar de manutenção mais pesada, vai ser bem mais caro.. Os poloneses são raros e peças em estoque são escassas, a chance de ficar esperando peça é alta (acontece às vezes até com os EVO Fire).



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Re: Versão motor 8v ou 16v?

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