Versão motor 8v ou 16v?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por luizmarchetti em Seg Mar 11, 2013 6:32 pm

jfellipe escreveu:Entao teoricamente a manutencao do motor do polones eh mais em conta do que a manutencao do 1.4 multiair?

Isso eh contra o que tenho lido sobre a manutencao, sempre vejo as pessoaa falando que a manutencao do polones eh mais cara.

A manutenção básica do polonês (velas , filtros , etc) não difere muito das outras.. Porém se quebrar algo mais específico e precisar de manutenção mais pesada, vai ser bem mais caro.. Os poloneses são raros e peças em estoque são escassas, a chance de ficar esperando peça é alta (acontece às vezes até com os EVO Fire).




luizmarchetti
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 72
Data de inscrição : 21/09/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Leopoldo em Seg Mar 11, 2013 6:38 pm

jfellipe escreveu:Entao teoricamente a manutencao do motor do polones eh mais em conta do que a manutencao do 1.4 multiair?

Isso eh contra o que tenho lido sobre a manutencao, sempre vejo as pessoaa falando que a manutencao do polones eh mais cara.

Não sei isso se sua teoria é válida, jfelipe.
No ano passado, quando fiz minha revisão de 15mil km, o valor tabelado cobrado para a revisão do cult era mais caro do que para Sport.
O que temos visto (aqui em SP) é a FIAT tratar tudo de forma nivelada. Por exemplo, limpadores dianteiros e traseiros, os dos poloneses são melhores, do tipo flat blade. No mexicano são do tipo comum, e tbm menos eficientes. Preço: 140-180 reais os dianteiros, 45-70 os traseiros, não importa se seu carro é polonês ou mexicano.

Creio que façam o mesmo com os custos de manutenção, nivelando pelo mais caro e cobrando o mesmo para todos os outros. A gente sabe que não é certo, mas é o que provavelmente vai acontecer.

Invariavelmente, a peça que não esteja em estoque - seja qual for - vai demorar pra chegar mais que os 10 dias úteis padrão utilizados para outros veículos Fiat: Uno, Palio, Siena, etc, seja seu 500 um polonês ou mexicano.

abs

_________________
Leopoldo H. Fachini

--------------------------------------------------------------------------------------------
Round 2, FIGHT!!!: Fiat 500 SPORT 1.4 Multiair MT 11/12 laranja rame + Kit convenience 1 + kit Sport 1
Round 1:              Fiat 500 CULT 1.4 Evo MT 11/12 laranja rame + kit convenience 1 + kit Sport 1 (vendido)
Equipe 500Clube
avatar
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1945
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 34
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por jfellipe em Ter Mar 12, 2013 8:10 am

Entendi. obrigado!


jfellipe
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 71
Data de inscrição : 22/01/2013

Idade : 28
Localização : Vila Velha


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por rancid em Qua Mar 13, 2013 7:28 pm

Vai de Sport 16v!!

8v só serve para acelerar em baixa, de resto é ruim, é coisa de velharia.
Mesmo para trecho urbano, vai de Sport.
avatar
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Haas132 em Qui Jul 11, 2013 1:44 am

16v n axo bom e caro p/arruma
tive um gol bola q so deu dor d cabeca
avatar
Haas132
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 110
Data de inscrição : 30/05/2013

Idade : 41
Localização : Cuiabá

Apelido do Carro : Escorpião

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por vladimirfalcon em Qui Jul 11, 2013 11:42 am

Em desempenho vai de 16v, mas em termos de manutenção vai de 8v é mais barata. Pois o motor é nacional
avatar
vladimirfalcon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 371
Data de inscrição : 19/01/2012

Idade : 39
Localização : Salvador-ba


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por b0fh em Qui Jul 11, 2013 12:02 pm

vi em algum canto que é o mesmo motor (fire 1.4) só muda o cabeçote e a injeção. procede?

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 195
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 44
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por luizmarchetti em Qui Jul 11, 2013 1:24 pm

Haas132 escreveu:16v n axo bom e caro p/arruma
tive um gol bola q so deu dor d cabeca

 Amigo,

Eu tenho um 500 Cult , 1.4 8v , mas sempre pensei em ter o Sport Air com o 1.4 16v. Claro que a manutenção do 1.4 8v vai ser mais econômica, até pq é o mesmo motor do Palio, Uno, Idea, Punto, tem peça no mercado paralelo se não quiser mexer na concessionária. 

Devo discordar da sua opinião, que de certa maneira é retrógrada e grande parte dos brasileiros também a levam em consideração.

Esse lance de que "motor 16v é bomba" vem desde a época dos primeiros Tempra 16v (o primeiro com cabeçote multi-válvulas no Brasil) onde os donos tinham o PÉSSIMO costume de usar óleo de especificação incorreta e acabavam por criar uma bomba que estouravam algum tempo na mão de outro dono. Daí, meu camarada, fazer o cabeçote, desempenar válvulas, etc. é caro mesmo, por ser trabalho dobrado. Outro caso clássico é o dos 5 cilindros 20v do Marea, que era um motor muito moderno pra época mas que a própria FIAT matou com prazos de troca de óleo acima do normal, criava borra e fundia em pouco tempo.

O mesmo aconteceu com o seu Gol 16v (já tive um). Se vc pegou-o 0km , trocou sempre o óleo com especificação correta (semi-sintético pelo menos e não mineral) e trocava a cada 5.000 km andando na cidade, então vc teve azar. Agora se pegou-o usado e logo deu problema, pode ter certeza que o antigo dono não dava manutenção correta.

Motores multi-válvulas são mais eficientes e na maioria dos casos mais econômicos. Pode fazer uma pesquisa fora do país, aqui é uma exceção.
avatar
luizmarchetti
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 72
Data de inscrição : 21/09/2012

Localização : Campo Grande - MS


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Zolet em Qui Jul 11, 2013 6:00 pm

b0fh escreveu:vi em algum canto que é o mesmo motor (fire 1.4) só muda o cabeçote e a injeção. procede?

A informação ta quase precisa.

Basicamente o que é o mesmo motor, só mudando cabeçote pra injeção, é o Multi-Air x 1.4 16V do 500 Polonês
avatar
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 32
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por b0fh em Qui Jul 11, 2013 7:32 pm

o multi-air do mexicano é outro bloco então? engraçado que a cc é exatamente a mesma do cult, 1368 ou algo assim.

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 195
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 44
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por José Antonio em Sex Jul 12, 2013 10:10 am

16v sem dúvida! Antes deste Sport que tenho, tive um cult por 4 meses. Desde o início eu queria um pouco mais de força e não tinha. As vezes, eu achava que o meu antigo Ka 2007 1.0 andava mais que o cult.

Quando embarquei no Sport e peguei estrada logo na primeira volta, pois fui buscar em outra cidade, eu vi que tinha feito a escolha certa para o meu prazer de dirigir.
avatar
José Antonio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/08/2012

Idade : 51
Localização : Florianópolis

Apelido do Carro : Luigi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por DecomedRJ em Seg Jul 15, 2013 9:06 pm

Tenho um Cult, bom o que sinto nesse modelo é que tem uma boa arrancada em muito favorecido pelas 8V. No entanto, sinto que o carro em 5 marcha quando chega aos 110, ou 120 km/h já ta em 4mil rotaçoes oq pensaria em mais uma marcha ou mais idealmente mais cavalaria. Não tive o prazer de dirigir um Multiair ainda com certeza tem mais "chegada" do que o Cult, mas gostaria de saber, de quem já dirigiu os 2, se o cult tem mais arrancada (por ser 8V) ou não dá pra sentir?

_________________
#Meu primeiro bambino: Clique [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (Fiat 500 Cult Vermelho Brilhante)
#Meu bambino atual: Clique [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (Fiat 500 Cult Azul Squadra)
Meu Instagram? @decomedrj
avatar
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2719
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 30
Localização : Niterói (RJ)

Apelido do Carro : Blue

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por b0fh em Ter Jul 16, 2013 8:56 am

arrancada não tem nada a ver com o número de válvulas, e sim com a curva de torque e potência do motor... alguém que passou em dyna deve ter.

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 195
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 44
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por luizmarchetti em Ter Jul 16, 2013 1:16 pm

DecomedRJ escreveu:Tenho um Cult, bom o que sinto nesse modelo é que tem uma boa arrancada em muito favorecido pelas 8V. No entanto, sinto que o carro em 5 marcha quando chega aos 110, ou 120 km/h já ta em 4mil rotaçoes oq pensaria em mais uma marcha ou mais idealmente mais cavalaria. Não tive o prazer de dirigir um Multiair ainda com certeza tem mais "chegada" do que o Cult, mas gostaria de saber, de quem já dirigiu os 2, se o cult tem mais arrancada (por ser 8V) ou não dá pra sentir?

 O problema do Cult é o escalonamento do câmbio que previlegia a condução na cidade, a 5ª encurta muito mesmo e nos 120 o carro tá "gritando" um pouco. Isso também prejudica o consumo, já testei em viagem andando a 100 km/h o carro chega a fazer 15 km/l mas se vc puxar um pouco mais a 120 km/h não passa de 12 , 12.5 ...
avatar
luizmarchetti
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 72
Data de inscrição : 21/09/2012

Localização : Campo Grande - MS


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Versão motor 8v ou 16v?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum