Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

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Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por mig_akira em Qua Out 24, 2012 2:33 pm

Olá pessoal. Uma das coisas que achei interessantes no Fiat 500, é que o modelo mexicano havia sido modificado pra ficar mais seguro, e tinha recebido nota máxima nos testes do IIHS. Porém por acaso vi que ele recebeu notas ruins no NHTSA, chegando inclusive a ter apenas 2 estrelas no impacto lateral.

Eu não entendo disso, e queria a opinião de vocês que entendem: que instituto de segurança está correto?

Obrigado!

Link da notícia do NHTSA
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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por LeoPat em Qua Out 24, 2012 3:10 pm

mig_akira escreveu:Olá pessoal. Uma das coisas que achei interessantes no Fiat 500, é que o modelo mexicano havia sido modificado pra ficar mais seguro, e tinha recebido nota máxima nos testes do IIHS. Porém por acaso vi que ele recebeu notas ruins no NHTSA, chegando inclusive a ter apenas 2 estrelas no impacto lateral.

Eu não entendo disso, e queria a opinião de vocês que entendem: que instituto de segurança está correto?

Obrigado!

Link da notícia do NHTSA
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E link do IIHS
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Não sei bem, sobre a NHTSA, mas sempre ouvimos (e vimos explicações) sobre como o 500 é extremamente seguro, guardadas as devidas proporções. Essa notícia é antiga, talvez haja algum erro. As próprias vendas do 500 tiveram um aumento de 50.60% em setembro (em comparação com o ano passado), e ficou na terceira posição das marcas com maior crescimento em volume de vendas nos EUA (só atrás da Smart e Bentley).

Se quiser saber mais sobre a segurança do pequenino, há um tópico formidável sobre o assunto criado pelo estimado colega Grilo aqui do fórum.

Cá está: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por LeoPat em Qua Out 24, 2012 3:13 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por rancid em Qua Out 24, 2012 3:13 pm

Está correto, sim.

O motivo é muito simples: é pequeno. Qualquer Impala, Grand Caravan, Camry ou F-150 destrói o carrinho. Não adianta ser Top Safety Pick, só vai ter bom resultado se bater contra outro 500, ou no máximo contra um MINI ou Smart. Contra 90% da frota americana, o resultado é parecido com isso:


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Retirado de um outro fórum:

A questão é que o teste de impacto lateral do US NCAP é diferente do IIHS e do Euro NCAP.

No IIHS/Euro NCAP a barreira é movimentada perpendicularmente ao carro (no que eles chamam de "ponto zero" do carro), enquanto no US NCAP a barreira se movimenta numa reta diagonal deslocada uns 30º do "ponto zero". A região atingida é mais ou menos a mesma, mas a maneira em que a barreira atinge o carro é diferente.

Já o pole test eu não sei.

Só para lembrar que o Safercar do DOT/NHTSA é um NCAP, por isso é chamado de US NCAP e é parte do Global NCAP, assim como os demais (Euro NCAP, C-NCAP, ANCAP, JNCAP...) portanto é imparcial e confiável.
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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por mig_akira em Qui Out 25, 2012 11:51 am

Opa pode crer, eu tinha visto esse tópico uns meses atrás mas nem me liguei que lá estava tudo explicado sobre o IIHS e o NHTSA, entre outros! Vou reler tudo pra tirar as dúvidas, valeu galera!
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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por ricogb em Qui Out 25, 2012 10:37 pm

rancid escreveu:Está correto, sim.

O motivo é muito simples: é pequeno. Qualquer Impala, Grand Caravan, Camry ou F-150 destrói o carrinho. Não adianta ser Top Safety Pick, só vai ter bom resultado se bater contra outro 500, ou no máximo contra um MINI ou Smart. Contra 90% da frota americana, o resultado é parecido com isso:



Retirado de um outro fórum:

A questão é que o teste de impacto lateral do US NCAP é diferente do IIHS e do Euro NCAP.

No IIHS/Euro NCAP a barreira é movimentada perpendicularmente ao carro (no que eles chamam de "ponto zero" do carro), enquanto no US NCAP a barreira se movimenta numa reta diagonal deslocada uns 30º do "ponto zero". A região atingida é mais ou menos a mesma, mas a maneira em que a barreira atinge o carro é diferente.

Já o pole test eu não sei.

Só para lembrar que o Safercar do DOT/NHTSA é um NCAP, por isso é chamado de US NCAP e é parte do Global NCAP, assim como os demais (Euro NCAP, C-NCAP, ANCAP, JNCAP...) portanto é imparcial e confiável.

Esse aqui é MASSA

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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por Convidad em Qui Out 25, 2012 10:52 pm

Eu adoro esse e fico admirado todas as vezes que vejo ele:


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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por DecomedRJ em Qua Jan 22, 2014 12:44 pm

O 500 foi reprovado no último teste da IIHS. No entanto, é engraçado notar como a imprensa pode ser tendenciosa e rasa quando deseja (vide a matéria da Autoesporte que segue esse padrão, como de costume):

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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por fporto_br em Dom Jan 26, 2014 10:36 pm

DecomedRJ escreveu:O 500 foi reprovado no último teste da IIHS. No entanto, é engraçado notar como a imprensa pode ser tendenciosa e rasa quando deseja (vide a matéria da Autoesporte que segue esse padrão, como de costume):

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É importante lembrar que esse teste do IIHS que "reprovou" o Fiat 500 é totalmente diferente do realizado em 2013, quando ele recebeu a classificação "Top Safety Pick". As regras do IIHS mudaram.

Para receber o "Top Safety Pick", é necessário que o carro também obtenha resultado no "small overlap front impact", em que apenas 25% da região lateral frontal do veículo atinge uma ponta de barreira a 64km/h, simulando um poste ou árvore de pequena circunferência. Este é um teste muito mais extremo que o conhecido teste "moderate overlap", que atinge 40% da área frontal, utilizado anteriormente como parâmetro.

Importante lembrar que o "small overlap" é um teste muito exigente e muitos carros que haviam excelentes resultados anteriormente (incluindo modelos consagrados como Toyota Corolla, Lexus IS e VW Passat CC) foram todos reprovados, veículos estes que possuem uma seção frontal muito maior que o 500.

A avaliação do IIHS apenas agregou um novo teste (muito mais exigente), que está desqualificando vários carros que, até 2013, eram considerados "Top Safety Pick". Mas isso não quer dizer que eles estão menos seguros do que antes. E, claro, a imprensa tem que aproveitar pra fazer uma tempestade em copo d'água, como se o produto tivesse piorado de um ano para o outro.

Vamos comparar: a seguir, vou postar os 2 vídeos do 500. O primeiro, do "moderate overlap", que garantiu o Top Safety Pick de 2013. Vejam o quanto da seção frontal é atingida e como o carro suporta o impacto.

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E agora, o vídeo do teste de 2014: o "small overlap", que está desqualificando diversos modelos (incluindo o 500)...

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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por DecomedRJ em Dom Jan 26, 2014 11:10 pm

fporto_br escreveu:
DecomedRJ escreveu:O 500 foi reprovado no último teste da IIHS. No entanto, é engraçado notar como a imprensa pode ser tendenciosa e rasa quando deseja (vide a matéria da Autoesporte que segue esse padrão, como de costume):

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É importante lembrar que esse teste do IIHS que "reprovou" o Fiat 500 é totalmente diferente do realizado em 2013, quando ele recebeu a classificação "Top Safety Pick". As regras do IIHS mudaram.

Para receber o "Top Safety Pick", é necessário que o carro também obtenha resultado no "small overlap front impact", em que apenas 25% da região lateral frontal do veículo atinge uma ponta de barreira a 64km/h, simulando um poste ou árvore de pequena circunferência. Este é um teste muito mais extremo que o conhecido teste "moderate overlap", que atinge 40% da área frontal, utilizado anteriormente como parâmetro.

Importante lembrar que o "small overlap" é um teste muito exigente e muitos carros que haviam excelentes resultados anteriormente (incluindo modelos consagrados como Toyota Corolla, Lexus IS e VW Passat CC) foram todos reprovados, veículos estes que possuem uma seção frontal muito maior que o 500.

A avaliação do IIHS apenas agregou um novo teste (muito mais exigente), que está desqualificando vários carros que, até 2013, eram considerados "Top Safety Pick". Mas isso não quer dizer que eles estão menos seguros do que antes. E, claro, a imprensa tem que aproveitar pra fazer uma tempestade em copo d'água, como se o produto tivesse piorado de um ano para o outro.

Vamos comparar: a seguir, vou postar os 2 vídeos do 500. O primeiro, do "moderate overlap", que garantiu o Top Safety Pick de 2013. Vejam o quanto da seção frontal é atingida e como o carro suporta o impacto.

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E agora, o vídeo do teste de 2014: o "small overlap", que está desqualificando diversos modelos (incluindo o 500)...

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É, tinha lido quanto a essa peculiaridade desse teste. Vários carros obviamente com bons pacotes de segurança haviam sido reprovados. Realmente esse teste tem um nível de exigência acima, mas como sempre a imprensa faz seu sensacionalismo quando conveniente.

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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por Fabio Askan em Ter Jan 28, 2014 11:45 pm

Cara, o resultado não poderia ser diferente, o projeto do carro vai completar 10 anos, desde sua concepção até o inicio de sua produção em 2007, mesmo com as mudanças no modelo americano.. o Small overlap ainda não era considerado um test vigente.
É sim muito severo, mais me preocuparia não com a segurança do carro atual, mais sim com a próxima geração, que sem duvida vai passar no test com louvor.
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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

Mensagem por JPM em Ter Mar 04, 2014 5:52 pm

Eu acho que existe um detalhe que as pessoas se esquecem ao analisar estes testes: os equipamentos de segurança. Com ABS, EBD, controle de tração e controle de estabilidade, um carro pequeno como o 500, tem uma probabilidade maior de desviar do obstáculo, do que um carro maior e mais pesado.

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Re: Segurança no 500 - ruim no NHTSA e ótimo no IIHS! Qual está certo?

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