[CONSUMO] Estatísticas e médias.

Página 17 de 20 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [CONSUMO] Estatísticas e médias.

Mensagem por Ademirvs em Seg Out 22, 2012 1:31 pm

Zolet escreveu:

Cara, muito bom esses numeros!!!!

Fiz uma viagem com o carro novo (~400km) e ele deu 13,5km/l. A ultima viagem, com o carro ja com 4000km fiz 14,8! Achei excelente, pelo fato do meu ser automatico!

Então Zolet eu fiz com o computador de bordo mostrando as informações de consumo instantâneo e com o Cruiser Control ligado e com o botão sport desligado.

Ademirvs
Consigliere
Consigliere

Mensagem por Zolet em Seg Out 22, 2012 4:44 pm

Ademirvs escreveu:
Zolet escreveu:

Fiz uma viagem com o carro novo (~400km) e ele deu 13,5km/l. A ultima viagem, com o carro ja com 4000km fiz 14,8! Achei excelente, pelo fato do meu ser automatico!

Então Zolet eu fiz com o computador de bordo mostrando as informações de consumo instantâneo e com o Cruiser Control ligado e com o botão sport desligado.

Poisé, o carro com o piloto automatico ligado consome muito menos que com ele desligado. A explicação é simples: o gerenciamento da abertura da borboleta se da de forma automática e suave. Numa situacao de aclive por exemplo: pra tu manter o carro a sei lah, 100km/h, vai ser obrigado a pisar um pouco mais. A borboleta abre mais do que precisa (as vezes até WOT), pois a central a principio não sabe se tu só quer manter a velocidade ou entao fazer uma retomada/ultrapassagem. Conclusao, o consumo aumenta. Agora se tiver no CC, a borboleta abre mais suave e só até o ponto que a central calculou como sendo otimo pra manter a velocidade = consumo menor.

Apesar disso eu sempre esqueco de ligar ele hahaha

Zolet
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Don Zoletone

Mensagem por Kashia em Seg Out 22, 2012 5:26 pm

Impressionante como meu carro (cult mec) nunca conseguiu fazer mais de 12km/l na vida dele (5 meses).. Nem com etanol, nem c gasolina...

E eu acho q nem sou (muito) perna de pau!

Kashia
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Edumf em Seg Out 22, 2012 5:36 pm

Kashia escreveu:Impressionante como meu carro (cult mec) nunca conseguiu fazer mais de 12km/l na vida dele (5 meses).. Nem com etanol, nem c gasolina...

Observe que o consumo acima dos 12km/l é geralmente em estrada, na cidade fica abaixo disso mesmo.

Edumf
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Convidad em Seg Out 22, 2012 5:38 pm

Kashia escreveu:Impressionante como meu carro (cult mec) nunca conseguiu fazer mais de 12km/l na vida dele (5 meses).. Nem com etanol, nem c gasolina...

O meu também, a melhor media foi na casa dos 12, mas normalmente não consigo fazer mais que 10..11km/l na gasolina.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg Out 22, 2012 5:43 pm

Zolet escreveu:
Ademirvs escreveu:
Zolet escreveu:

Poisé, o carro com o piloto automatico ligado consome muito menos que com ele desligado. A explicação é simples: o gerenciamento da abertura da borboleta se da de forma automática e suave. Numa situacao de aclive por exemplo: pra tu manter o carro a sei lah, 100km/h, vai ser obrigado a pisar um pouco mais. A borboleta abre mais do que precisa (as vezes até WOT), pois a central a principio não sabe se tu só quer manter a velocidade ou entao fazer uma retomada/ultrapassagem. Conclusao, o consumo aumenta. Agora se tiver no CC, a borboleta abre mais suave e só até o ponto que a central calculou como sendo otimo pra manter a velocidade = consumo menor.

Será??? Eu nunca tirei uma media com o CC ligado, porém no meu entender acho que justamente por ele manter constante o consumo podia aumentar, o pouco que utilizei me deu essa impressão, pois se você quer economizar, você tem a possibilidade de "tirar o pe" antes e deixar a inércia agir rsrsrs.

Vou experimentar pra ver e pra tirar uma media, pequena mas vou fazer.

Convidad
Convidado

Mensagem por Kashia em Seg Out 22, 2012 5:51 pm

Edumf escreveu:

Observe que o consumo acima dos 12km/l é geralmente em estrada, na cidade fica abaixo disso mesmo.

Mas até na estrada!! Viajei com ele 2.500km em menos de uma semana e a média foi pasme: 10,6km/l. Aqui em Uberlândia minha última média com etanol foi 7km/l, na gas não passa dos 9km/l... =/

Kashia
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Convidad em Seg Out 22, 2012 6:16 pm

7km/l no etanol está bom, o meu pra fazer isso eu tenho que andar estilo vovó atrapalhando o transito Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem por Zolet em Seg Out 22, 2012 7:07 pm

Pernalonga escreveu:
Zolet escreveu:
Ademirvs escreveu:
Zolet escreveu:

Será??? Eu nunca tirei uma media com o CC ligado, porém no meu entender acho que justamente por ele manter constante o consumo podia aumentar, o pouco que utilizei me deu essa impressão, pois se você quer economizar, você tem a possibilidade de "tirar o pe" antes e deixar a inércia agir rsrsrs.

Vou experimentar pra ver e pra tirar uma media, pequena mas vou fazer.

Sim Perna, o CC é mais econômico. A questão da borboleta eu conversei com um pessoal aqui da fábrica que ja fizeram medição de angulo de abertura e rola isso mesmo: como central não sabe se na hora que tu pisa mais tu quer manter a velocidade ou despejar potência, a borboleta é instantaneamente aberta toda just in case.

Alias, eu corri atras disso depois que comentei com outros engenheiros sobre a diferença de consumo que tinha notado, acabou que encontrei varias outras pessoas que notaram a mesma diferenças em outros carro da própria FIAT

Mas preste atenção, estamos comparando dois trechos a velocidade constante, um com CC e outro só com o pé do motorista. Faça o teste assim.

Até a questão de tirar o pé fica automatizada, podendo a central "tirar o pé antes" e o cut-off de combustível ser acionado antes.

Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagem por Leopoldo em Seg Out 22, 2012 7:31 pm

Então, Zolet, discordo de vc e dos engenheiros da FIAT (óia lá que perigo, hein!!! hahaha), mas com base em fatos.

Meu cult mecânico tá com 27 000 km agora e ontem testei novamente o CC pra saber se tinha mudado em relação ao que era antes dos 10000 km. Descobri que não, nada mudou. Mas há "poréns" na história.

Usei o CC nos exatos mesmos trechos (rodovia dos Bandeirantes, entre SP e Jundiaí e vice-versa, caminho que faço todos os dias), a 120 km/h depois da meia-noite, depois no pé (a velocidade máxima da via é 120km/h).

No primeiro caso, consumo médio do trecho (dá cerca de 52 km) de 14,3 km/l. No mesmo trecho, com o pé, vai a mais de 15,5 km/l. Não é muito, eu sei, mas é diferente. E 1 km/l litro pra mim, que rodo uns 650 km por semana, faz uma baita diferença no final do mês.

Na Marginal Tietê, trecho Osasco-Aeroporto de Guarulhos, fiz a mesma medição - tbm de madrugada, pra não haver interferência do trânsito - a velocidade constante de 90 km/h (a velocidade máxima da via é 90 km/h), com CC obtive sempre abaixo dos 19 km/l, enquanto no pé consegui 23 km/l de médias (tenho fotos pra provar!! hahahahaha)
Até aqui normal, certo?

Mas aí o pulo do gato:
quando passei para velocidades inferiores a 90km/h (testei com 60, 75 e 80), o CC sempre foi mais econômico que o pé em cerca de 2km/l.

Tem explicação ou eu dirijo feito uma velha cega?

abs

--------------------------------------------------------------------------------------------
Round 2, FIGHT!!!: Fiat 500 SPORT 1.4 Multiair MT 11/12 laranja rame + Kit convenience 1 + kit Sport 1
Round 1:              Fiat 500 CULT 1.4 Evo MT 11/12 laranja rame + kit convenience 1 + kit Sport 1 (vendido)
Equipe 500Clube

Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Mensagem por Convidad em Seg Out 22, 2012 7:48 pm

1km/l é muita coisa, pode não parecer, mas num tanque de 50L daria meros 50km a mais, imagine 2km/l.

Vou fazer um teste quando possível, fiquei curioso pra saber qual é desse CC hehehe, é bom que ele seja mais economico, caso contrário ele vai se ver comigo quando chegar em casa Razz

Convidad
Convidado

Mensagem por Zolet em Seg Out 22, 2012 8:12 pm

Leopoldo escreveu:Então, Zolet, discordo de vc e dos engenheiros da FIAT (óia lá que perigo, hein!!! hahaha), mas com base em fatos.

Meu cult mecânico tá com 27 000 km agora e ontem testei novamente o CC pra saber se tinha mudado em relação ao que era antes dos 10000 km. Descobri que não, nada mudou. Mas há "poréns" na história.

Usei o CC nos exatos mesmos trechos (rodovia dos Bandeirantes, entre SP e Jundiaí e vice-versa, caminho que faço todos os dias), a 120 km/h depois da meia-noite, depois no pé (a velocidade máxima da via é 120km/h).

No primeiro caso, consumo médio do trecho (dá cerca de 52 km) de 14,3 km/l. No mesmo trecho, com o pé, vai a mais de 15,5 km/l. Não é muito, eu sei, mas é diferente. E 1 km/l litro pra mim, que rodo uns 650 km por semana, faz uma baita diferença no final do mês.

Na Marginal Tietê, trecho Osasco-Aeroporto de Guarulhos, fiz a mesma medição - tbm de madrugada, pra não haver interferência do trânsito - a velocidade constante de 90 km/h (a velocidade máxima da via é 90 km/h), com CC obtive sempre abaixo dos 19 km/l, enquanto no pé consegui 23 km/l de médias (tenho fotos pra provar!! hahahahaha)
Até aqui normal, certo?

Mas aí o pulo do gato:
quando passei para velocidades inferiores a 90km/h (testei com 60, 75 e 80), o CC sempre foi mais econômico que o pé em cerca de 2km/l.

Tem explicação ou eu dirijo feito uma velha cega?

abs

Fala Leopoldo!

Poisé, tu me pegou mesmo!!!!!

Os teste que eu fiz foram a velocidades mais baixas mesmo, pode ser que a alta velocidade a coisa inverta mesmo... vou pesquisar com o pessoal!!

Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagem por Taitson em Seg Out 22, 2012 9:31 pm

Kashia escreveu:
Edumf escreveu:

Mas até na estrada!! Viajei com ele 2.500km em menos de uma semana e a média foi pasme: 10,6km/l. Aqui em Uberlândia minha última média com etanol foi 7km/l, na gas não passa dos 9km/l... =/

Olá Kashia;

Também sou de Uberlândia e no etanol costumava fazer algo em torno de 8km/l. Atualmente baixei para 7km/l e até agendei uma ida na ccs para esta quarta feira para troca de óleo e verificar o funcionamento com o álcool. Porem hoje estava vindo pra casa e resolvi checar o computador de bordo e tá lá: 7,9 km/l. Há uns 3 meses não fazia essa média e foi justo quando mudei de posto. Mesmo assim verei se a ccs encontra algo na quarta feira.
Bom saber que tem mais gente de Udia por aqui. A cidade de lotada de 500 mas até hoje achava que era o único a participar do clube.

Abs

Taitson
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Cinque

Mensagem por Jango Mix em Seg Out 22, 2012 9:55 pm

O meu cult fez 15,3 km/l na gasolina, com ar, 4 pass., estrada vicinal. Muito bom para um carro com apenas 1.500 km. Um dos segredos é descobrir qual posto está vendendo a melhor gasolina! Smile

Jango Mix
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Calhambeque/txinquetxenco

http://www.youtube.com/watch?v=fHUWzzYqTk8

Mensagem por luciana R. em Seg Out 22, 2012 10:47 pm

O meu sport estava bebendo muito mas agora To conseguindo fazer 9,5. 10,3 na gasolina, espero melhorar o consumo!

luciana R.
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Joaninha

Mensagem por Kientu em Ter Out 23, 2012 1:15 am

Quer dizer que o CULT é realmente sempre bem mais economico que o MULTAIR???

Kientu
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por zecca em Ter Out 23, 2012 8:09 am

não necessariamente..

zecca
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Topolino

Mensagem por Kientu em Ter Out 23, 2012 11:13 am

Mas pelo que li aqui nessas quase 30 páginas é isso. Estou repensando a minha compra.

Kientu
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por zecca em Ter Out 23, 2012 11:28 am

cara, sinceramente, eu queria comprar o sport, mas sei lá..

acho que pelo preço não compensa.. claro, o carro é do kct!

mas sei lá, um cult por 40 paus acho que é o melhor custo benefício..
muito completo...
o que vc compra por 40 pau hj? um gol 1.6? um hb20 1.0 top? kkkkkk

zecca
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Topolino

Mensagem por Kientu em Ter Out 23, 2012 12:34 pm

Pois é vei...
Vai que esse sport ai faz uns 9km/l como alguns dizem... Que q faz neh? kkkk
Acho que o cult com teto e talvez dual seria o mais recomendado...
Abs

Kientu
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por luciana R. em Ter Out 23, 2012 12:55 pm

Acho que o consumo varia muito de dono pra dono. Eu pisava muito no começo e Tava bebendo d+ agora ta fazendo 9,5 / 10,5 , acredito que melhore, ando pouco, ainda estou e acostumando com ele!
Mesmo com este consumo não me arrependo de jeito nenhum! Só queria o 500 se fosse o sport os outros não me agradam . To feliz d+ com ele!
Agora se esta procurando um super econômico melhor ir de celta, uno rsrsrsrs! Pq já vi até cult bebendo muito!!

luciana R.
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Joaninha

Mensagem por Kientu em Ter Out 23, 2012 1:20 pm

Na verdade, se tivesse no Brasil compraria o ABARTH com certeza, e esse deve consumir bastante. Mas tô ponderando aqui pra ver qual será mais interessante...
Quem mais puder ajudar com informações e opiniões fico muito grato

Kientu
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Taitson em Sex Out 26, 2012 12:39 pm

Ontem retirei o carro da ccs após mais de 24 horas de "internação". Resumo da ópera:
troca de óleo e filtro mais alinhamento e balanceamento R$ 190,00. Quanto à reclamação sobre o funcionamento "a álcool" não tiveram conclusão. "Passaram" os aparelho e fizeram alguns testes e não acharam nada.
Reclamei do consumo com este combustível (em média 7,0 km/l dentro da cidade) e também sobre algumas situações onde ao arrancar com o carro o motor não "sustentava" a marcha e quase parava. Quem já teve um carro a álcool (carburado) sabe bem do que estou falando.
O chefe da oficina me questionou sobre a gasolina do tanque para partida a frio onde alegou que poderia ser este o problema ("gasolina envelhecida"). Suspect Não quis argumentar nada por não concordar com essa história. O fato é que trocaram a gasolina e pediram que ficasse de olho quanto ao problema (ponto positivo).
O que me deixava intrigado é que isto não ocorria pela manhã. Aliás o carro pega de 1ª. Ocorria em horas quentes do dia. De qualquer forma estou testando e de olho no consumo, uma vez que tinha uma média de quase 8 km/l.

Taitson
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Cinque

Mensagem por guscaetano em Sab Nov 03, 2012 12:04 pm

Olá pessoal, sou de Campinas e tenho um Cult vermelho com CC.
Minha mulher roda 400km por semana, o carro está com 16mil.
Ela tem pé pesado e faz em média 15,4 na gasolina, medido toda semana, 90% estrada 10% cidade.
Quando eu uso o carro, faço em torno de 16,0, como mesmo combustível. Como tenho um omega,rss, sei como usar o corte de injeção, que ajuda bem a subir a média. Essas médias tem sido feitas com ar o tempo todo ligado, pois está insuportável esses dias por aqui.
No Alcool, tivemos a oportunidade de medir apenas 1 vez, como o mesmo trajeto que fazemos e a média foi de 11,5.
Acho muito bom, pois realmente não andamos devagar.
Quando ao CC, eu endosso os comentários que dizem que é mais econômico em baixa velocidade e gastão em alta. As médias com CC caem até 2km/l em alta e ganhos de até 1km/l em baixa (abaixo de 100km/h) é isso... se um dia for trocar, vou pegar um automático mesmo, pois com a rotação menor acho que o ruido e o consumo melhoram bastante.

guscaetano
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Leopoldo em Sab Nov 03, 2012 2:03 pm

Kientu escreveu:Na verdade, se tivesse no Brasil compraria o ABARTH com certeza, e esse deve consumir bastante. Mas tô ponderando aqui pra ver qual será mais interessante...
Quem mais puder ajudar com informações e opiniões fico muito grato

Kientu,
c tem que pensar no seu perfil de uso para o carro, pois vai ser isso que vai definir melhor suas condições de consumo. Veja, se você pega estrada todos os dias com velocidades máximas acima de 100 km/h (como eu), talvez o carro certo não seja nem um 500, se vc efetivamente usa o carro a essas velocidades em mais de 90% do tempo.
Não vai ter milagre nem no cult nem no sport: a 120 km/h, o motor está esperneando e seu consumo estará na casa do 12 ou 13 km/l com gasolina.
Se, por outro lado, o uso é majoritariamente urbano, vai fundo no 500. Em congestionamentos, a média pode ficar ruim (entre 8 e 10, dependendo do grau de lentidão/subida/anda-e-pára) mas no restante fica em 14 km/l (sempre com gasolina). Tenha em mente que o automático sempre vai fazer menores médias que o manual. Dá uma diferença de 1,5-2 km/l a menos que o manual (novamente, com gasolina).

Escolhi o 500 pq não há nada nessa faixa de preço com melhor custo benefício e pq não pretendo continuar por muito tempo nessa vida de trabalhar a 57 km da minha residência.
Mas, se vc anda sozinho ou com +1 na maior parte do tempo, acho que não tem carro melhor.

abs e boa sorte na decisão.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Round 2, FIGHT!!!: Fiat 500 SPORT 1.4 Multiair MT 11/12 laranja rame + Kit convenience 1 + kit Sport 1
Round 1:              Fiat 500 CULT 1.4 Evo MT 11/12 laranja rame + kit convenience 1 + kit Sport 1 (vendido)
Equipe 500Clube

Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Mensagem por José Antonio em Sab Nov 03, 2012 7:52 pm

Na estrada, o meu sport com 1200 km rodados está fazendo 14 km/litro. Porém eu ando acima dos 110 km/h com picos de 140 km/h, aí a economia vai pro brejo mesmo. No cult, eu fazia este mesmo trecho conseguindo 15 km/litro, mas os picos eram de 120 km/h.

José Antonio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Apelido do Carro : Luigi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 17 de 20 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: