[TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por Edson Tonelli em Sab Jul 09, 2016 1:40 am

Quando comprei meu carro (fiat500) na concessionária fiat Andreta de Amparo sp, acabara de ser feita a revisão dos 15 mil e eles me franquearam uma troca de óleo. 
Eu é quem faço as trocas de óleo dos veículos que tenho. Isso por gosto e por zelo pela máquinas... em casa posso deixar o óleo escorrer por horas eliminando o máximo possível do óleo vencido ... Torquear com respeito os parafusos ... limpar todos os respiros ... substituir os filtros.
Mas como era "boca livre", pé na estrada e vamos lá.
Fiquei como todo velho chato acompanhando o serviço e tenho de parabenizar os profissionais pela execução do Trabalho.
 
Não se trata de uma carro comum. Pois há necessidade do elevador para um serviço descente. O capa plástica inferior tem de ser retirada e uma barra também para posteriormente ser retirado o bujão que é feito com chave allen  12" ... Enfim; fizeram um bom serviço.

Em casa retirar o protetor de motor é tranquilo e a barra exigira mais espaço. A não retirada da barra com certeza fará capilarizar o óleo por ela mesma ocasionando muita sujeira no piso pela impresibilidade de onde cairá o óleo.

Resumindo : Troque o óleo de seu Fiat 500 em estabelecimentos sérios e comprometidos com a qualidade dos serviços.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por DecomedRJ em Dom Jul 10, 2016 2:42 am

Edson Tonelli escreveu:Quando comprei meu carro (fiat500) na concessionária fiat Andreta de Amparo sp, acabara de ser feita a revisão dos 15 mil e eles me franquearam uma troca de óleo. 
Eu é quem faço as trocas de óleo dos veículos que tenho. Isso por gosto e por zelo pela máquinas... em casa posso deixar o óleo escorrer por horas eliminando o máximo possível do óleo vencido ... Torquear com respeito os parafusos ... limpar todos os respiros ... substituir os filtros.
Mas como era "boca livre", pé na estrada e vamos lá.
Fiquei como todo velho chato acompanhando o serviço e tenho de parabenizar os profissionais pela execução do Trabalho.
 
Não se trata de uma carro comum. Pois há necessidade do elevador para um serviço descente. O capa plástica inferior tem de ser retirada e uma barra também para posteriormente ser retirado o bujão que é feito com chave allen  12" ... Enfim; fizeram um bom serviço.

Em casa retirar o protetor de motor é tranquilo e a barra exigira mais espaço. A não retirada da barra com certeza fará capilarizar o óleo por ela mesma ocasionando muita sujeira no piso pela impresibilidade de onde cairá o óleo.

Resumindo : Troque o óleo de seu Fiat 500 em estabelecimentos sérios e comprometidos com a qualidade dos serviços.

Essa barra atrapalha um pouco mesmo. Fiz uma troca de óleo nessa ultima semana e o mecânico usou um anteparo de papelão para direcionar o oleo e não sujar essa barra.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por Pyruka em Dom Jul 10, 2016 1:32 pm

Bom dia galera. Acabei de vender o meu Cult 2013 e comprar um 2014. O antigo dono acabou de fazer a revisão dos 30.000 km e pelo que a CSS colocou no adesivo de vidro, a próxima troxa de óleo e filtro só daqui a 15.000 km. Isso confere? Esse óleo não é para 10.000 km? Olhei no manual e a próxima revisão só com 45.000 km mesmo. O que acham?

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por Edson Tonelli em Seg Jul 11, 2016 2:53 am

Pyruka escreveu:Bom dia galera. Acabei de vender o meu Cult 2013 e comprar um 2014. O antigo dono acabou de fazer a revisão dos 30.000 km e pelo que a CSS colocou no adesivo de vidro, a próxima troxa de óleo e filtro só daqui a 15.000 km. Isso confere? Esse óleo não é para 10.000 km? Olhei no manual e a próxima revisão só com 45.000 km mesmo. O que acham?
Sim, segundo o manual, em condições normais de uso é 15 mil mesmo, ou 12 meses. E em condições severas* 7,5 mil ou 6 meses, o que ocorrer primeiro

O meu carro está com 20 mil km. Fiz essa última troca pelo tempo. O mecânico estava colocando os 15 mil na etiqueta e disse ser isso; mesmo sendo o óleo semi sintético do evo 1.4. "É o procedimento padrão indicado elo fabricante " . Ai solicitei anotar 10 mil na etiqueta, sendo que com certeza trocarei pelo tempo, pois rodo muito pouco com o F500 e somete em estradas.

* Condições severas = Uso constante em vias rurais empoeiradas, puxar reboque (imagino o 500 fazendo isso rsrs), uso diário em percursos curtos ( o mais comum ).

A condição para a longa durabilidade do óleo é o uso normal por rodovias e por médias e grandes distâncias. Pois dessa forma a substância não sofre mudanças de temperatura, preservando a estrutura química.

Como dificilmente se encontrará um 500 sendo usado em frotas, em serviços rurais, como taxi, auto escola, por caixeiros viajantes ... e sim para o uso recreativo, meio de locomoção para o trabalho e afazeres domésticos e familiares, o ideal é fazer as trocas no máximo aos 7.500 km. ou 6 meses ou pouco mais.

Acredito que o que mais deteriora o óleo são os combustíveis adulterados; que sob a pressão das câmaras passam pelos anéis e as substâncias não previstas se misturam ao óleo.
O longo tempo sem troca também pelo envelhecimento e a não substituição do filtro.
Outro bom conselho é nunca misturar óleo de especificação diferente e sempre ir pelo que diz o fabricante.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por Edson Tonelli em Seg Jul 11, 2016 3:22 am

DecomedRJ escreveu:
Edson Tonelli escreveu:Quando...  

Essa barra atrapalha um pouco mesmo. Fiz uma troca de óleo nessa ultima semana e o mecânico usou um anteparo de papelão para direcionar o oleo e não sujar essa barra.
É mesmo. Também pode ser recortada uma garrafa pet fazendo assim uma calha a ser apoiada na barra e com um lado na saída de óleo e o outro no recipiente de recepção do óleo usado.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por Pyruka em Seg Jul 11, 2016 4:14 am

Edson Tonelli escreveu:
Pyruka escreveu:Bom dia galera. Acabei de vender o meu Cult 2013 e comprar um 2014. O antigo dono acabou de fazer a revisão dos 30.000 km e pelo que a CSS colocou no adesivo de vidro, a próxima troxa de óleo e filtro só daqui a 15.000 km. Isso confere? Esse óleo não é para 10.000 km? Olhei no manual e a próxima revisão só com 45.000 km mesmo. O que acham?
Sim, segundo o manual, em condições normais de uso é 15 mil mesmo, ou 12 meses. E em condições severas* 7,5 mil ou 6 meses, o que ocorrer primeiro

O meu carro está com 20 mil km. Fiz essa última troca pelo tempo. O mecânico estava colocando os 15 mil na etiqueta e disse ser isso; mesmo sendo o óleo semi sintético do evo 1.4. "É o procedimento padrão indicado elo fabricante " . Ai solicitei anotar 10 mil na etiqueta, sendo que com certeza trocarei pelo tempo, pois rodo muito pouco com o F500 e somete em estradas.

* Condições severas = Uso constante em vias rurais empoeiradas, puxar reboque (imagino o 500 fazendo isso rsrs), uso diário em percursos curtos ( o mais comum ).

A condição para a longa durabilidade do óleo é o uso normal por rodovias e por médias e grandes distâncias. Pois dessa forma a substância não sofre mudanças de temperatura, preservando a estrutura química.

Como dificilmente se encontrará um 500 sendo usado em frotas, em serviços rurais, como taxi, auto escola, por caixeiros viajantes ... e sim para o uso recreativo, meio de locomoção para o trabalho e afazeres domésticos e familiares, o ideal é fazer as trocas no máximo aos 7.500 km. ou 6 meses ou pouco mais.

Acredito que o que mais deteriora o óleo são os combustíveis adulterados; que sob a pressão das câmaras passam pelos anéis e as substâncias não previstas se misturam ao óleo.
O longo tempo sem troca também pelo envelhecimento e a não substituição do filtro.
Outro bom conselho é nunca misturar óleo de especificação diferente e sempre ir pelo que diz o fabricante.

muito obrigado Edson, ótima explicação. O meu tbem ando muito pouco, apenas finais de semana. Não dá pra malhar o Bambino como se fosse um Uno. 

O meu tbem é um Cult EVO 1.4. Eu tinha um manual vendi pois a minha esposa só dirige automáticos, aí comprei um Dualogic e estou gostando muito do bambino. 

Um um abraço e mais uma vez agradeço pela explicação. 






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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por Edson Tonelli em Seg Jul 11, 2016 6:14 pm

Valeu Pyruka Smile 

                     Existem muitas lendas  e fatos reais sobre lubrificação de motores, evidenciando o intuito comercial.
                     Em motos chega-se ao absurdo de indicar a troca a cada mil km. E sempre a justificativa é a cor negra do óleo drenado; seja aos 1000 km, seja aos 10 mil. A cor escura indica que o óleo está cumprindo o seu papel de também limpar o motor.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por DecomedRJ em Ter Jul 12, 2016 3:27 pm

Eu uso a maior parte do tempo o meu carro em ambiente urbano. Faço as trocas a cada 7500 km, ou seja intercalando com as revisões. 
O fabricante diz que o oleo dura 1 ano fora da embalagem, ou seja exposto a oxidação e a contaminação. Pra quem roda pouco, acho o procedimento do Edson o mais correto.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por ClaudioS em Sab Jul 16, 2016 11:52 am

Eu trocaria sempre com 7.5 mil km, não confio de rodar 15 mil km com nossa gasolina e o mesmo óleo, no máximo 10 mil km, independente de ser uso normal ou severo.

Pode dizer que é preciosismo mas prefiro fazer isso do que ter problemas no longo prazo com borra.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por AndreyC em Sex Nov 04, 2016 7:42 pm

Falando em óleo, achei o Mobil 5w40 e Castrol 15w40 por atrativos 22 reais, estou pensando seriamente em colocá-lo no meu polonês 2009, pois o selenia performer 15w40 aqui no DF está custando assustadores 45 reais o litro.

Pelo que andei lendo, pode se substituir sem problemas, visto que a viscosidade é a mesma e no Brasil não sofremos de condições severas de baixa temperatura.

O que acham?

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por DecomedRJ em Sab Nov 05, 2016 9:17 pm

AndreyC escreveu:Falando em óleo, achei o Mobil 5w40 e Castrol 15w40 por atrativos 22 reais, estou pensando seriamente em colocá-lo no meu polonês 2009, pois o selenia performer 15w40 aqui no DF está custando assustadores 45 reais o litro.

Pelo que andei lendo, pode se substituir sem problemas, visto que a viscosidade é a mesma e no Brasil não sofremos de condições severas de baixa temperatura.

O que acham?
Não terá problemas nessa substituição.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por AndreyC em Seg Nov 14, 2016 3:05 am

Alguém aqui já usou ou usa óleos Lubrax?

Vários amigos e mecânicos dizem ser um dos melhores óleos fabricados no mundo.
Sem contar que é fácil de achar e barato.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por ClaudioS em Ter Nov 15, 2016 1:20 am

Sou desconfiado com Lubrax, só acho barato.

E mais desconfiado de que um óleo brasileiro é mais top que um Mobil, Petronas, Shell ou Valvoline só pra citar alguns.

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

Mensagem por DecomedRJ em Ter Nov 15, 2016 7:15 pm

AndreyC escreveu:Alguém aqui já usou ou usa óleos Lubrax?

Vários amigos e mecânicos dizem ser um dos melhores óleos fabricados no mundo.
Sem contar que é fácil de achar e barato.
Com certeza não é um dos melhores óleos do mundo. Como o Claudio disse, existem outros óleos do mercado que passam por padrões mais rígidos de qualidade e de retirada de impurezas. Indicado por um amigo que é distribuidor de óleo: Mobil One, Motul, Shell Helix, Castrol

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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos

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