Filtro de Ar

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Filtro de Ar

Mensagem por StanleyMelo em Qui Fev 28, 2013 3:45 pm

Amigos assim que acabar a garantia do Picolino (Out/13), colocarei o mesmo.
Já usei em outros carros(fiesta 1.6, Stilo 1.8, C3 1.4), bom resultado. + ar, + limpo, + ronco.
Duas coisas que farei:
01 - Filtro InFlow
02 - Óleo do motor 5W40 API SM

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Re: Filtro de Ar

Mensagem por zecca em Qui Fev 28, 2013 3:59 pm

já ouvi falar...

parece interessante
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por Zolet em Qui Fev 28, 2013 7:56 pm

Não conheço esse Inflow... muito caro? vale a pena o custo benefício?

Pergunto porque têm uns filtros "esportivos" por ai que não mudam praticamente nada...

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Re: Filtro de Ar

Mensagem por StanleyMelo em Sab Mar 02, 2013 3:37 pm

Acredito que vale, nos motores 1.4 EVO qualquer melhora já é significativa, como disse anteriormente uso este filtros desde 2009 e nunca tive problemas, aliás melhora na arrancada e uma pequena economia de combustível(paga o filtro), não esquecendo que o filtro dura anos e anos.
Consegui melhorar 1km/lt no Meu C4 Pallas Automático após colocar o filtro e melhorar a coleta de ar(retirei 02 mangueiras).
Senão vejamos:
Vamos nos concentrar nos filtros esportivos, e nos sistemas de admissão de ar. Mas para isso, é preciso que compreendamos algumas particularidades dos próprios motores à combustão interna: Nesse tipo de motor, o principal fator limitador de potência, é a restrição à entrada do ar nos cilindros. Como todos sabem, o motor é impulsionado pela queima da mistura comburente/combustível, ou seja ar/gasolina (ou ar/álcool, ar/metanol e assim por diante).
Um fato interessante, é que a maioria dos sistemas de injeção eletrônica trabalha com uma margem de “folga”, ou seja, eles têm a capacidade de fornecer proporcionalmente mais combustível do que a quantidade máxima de ar que o motor (original) consegue admitir. Daí, rapidamente pode se concluir, que se você conseguir fazer com que o motor admita uma quantidade um pouco maior de ar, a injeção dará conta do recado mantendo a mistura correta, e o motor atingirá mais potência e torque, sem a necessidade de um remapeamento no chip, ou qualquer outro tipo de preparação.
A maneira mais fácil de se conseguir isso, seria eliminar o filtro de ar. Em teoria, funciona muito bem, contudo entre a teoria e a prática, existe a realidade de cada caso. E em alguns deles, existem problemas, principalmente relacionados com a temperatura do ar admitido, com sensores do sistema de injeção e sobretudo com a poeira, que não deve de maneira alguma ser admitida pelo motor, sob pena de sérios danos à sua conta bancária.
Mas em carros de rua, andar sem filtro de ar, causa uma infinidade de dores de cabeça. Em primeiro lugar, na maioria dos casos, não basta simplesmente retirar todo o sistema original, com caixa de ar e tudo, pois esses sistemas, muitas vezes são elaborados de modo a admitirem ar mais frio do que o do compartimento do motor, e eventualmente também são equipados com sensores, que se negligenciados, farão com que a injeção funcione de maneira incorreta, causando prejuízos ao rendimento.
Deixar todo o sistema de caixa de ar original, mas sem o elemento do filtro, seria uma idéia melhor, já que garantiria a captação de ar um pouco mais frio. Contudo, essa idéia também tem seus defeitos: As caixas de ar originais, são projetadas com prioridades diferentes das nossas, que queremos tirar a última gota de rendimento que nosso equipamento pode nos proporcionar.
Quando os projetistas criam um sistema de filtro de ar para uma montadora, eles têm diferentes aspectos a observar, como: Fácil acesso para a manutenção do filtro de ar, sistemas de redução de emissões de poluentes, temperatura correta para a maior durabilidade do motor, redução do ruído do sistema, custo das peças de fabricação e reposição, risco de “calço hidráulico” e assim por diante. A performance geralmente é relegada à segundo plano.
Além disso, sem o elemento do filtro, a restrição à entrada de ar diminui bastante, mas a proteção contra a entrada de partículas estranhas ao motor também. Rodar com um motor sem filtro de ar, é equivalente a submeter às partes internas a um intenso jato de areia. A durabilidade é bastante comprometida, assim como a confiabilidade.
Em caso de carros turbo comprimidos, os rotores do compressor são os primeiros a sofrerem, já que são peças delicadas, e que se movimentam à rotações muito altas. Andar com carro turbinado sem filtro de ar, é comprovadamente a maneira mais fácil de diminuir a vida útil da parte fria da turbina.
Em resumo, deixar a caixa de ar original, mas sem o elemento do filtro de ar, é mais eficiente do que simplesmente eliminar todo sistema, mas ainda assim, não é uma boa idéia, já que o sistema original é por vezes bastante restritivo, e você precisará lidar com as conseqüências da captação de poeira pelo seu motor, o que não é nada recomendável.
Uma outra solução ainda, seria usar filtros de ar esportivos, mas que se encaixam no local original (filtros tipo painel, para reposição original). Eles têm a vantagem de não precisarem ser trocados, apenas lavados, o que representa economia na manutenção e em alguns casos, até podem melhorar um pouco o fluxo de ar. Contudo, em geral não proporcionam grande aumento de rendimento, devido aos problemas relativos a caixa de ar original, já descritos anteriormente.
Agora que você já sabe que eliminar o filtro de ar do carro, mesmo que feito de uma maneira criteriosa, não é recomendável, é hora de partirmos para o que você pode fazer para melhorar seu motor, mas sem causar nenhum dano. O ideal é um novo sistema de admissão, que elimine a caixa e o filtro originais, trazendo melhor rendimento, mas sem perder a capacidade de filtragem.
Sistemas de Admissão de Ar Frio ou CAI (cold air intake):
As duas coisas mais importantes em um sistema de admissão de ar, é a temperatura do ar admitido, e a capacidade de fluxo do filtro e do próprio sistema. É levando isso em conta, que você precisa procurar soluções efetivas para otimizar o desempenho de seu carro. De nada adiantará um filtro importado, de primeira linha, mas mal instalado, com tubulações restritivas e captando ar quente.(Não se pode retirar todo o sistema de ar e simplesmente colocar os filtros de cone na entrada de TBI, vai respirar ar quente "mistura pobre".
No que tange à temperatura do ar, quanto mais frio, mais denso, consequentemente maior a potência e o torque do motor. Assim, o ideal é que a tomada de ar esteja em algum local onde haja bastante ar frio, já que dentro do cofre do motor, as temperaturas podem ser muito altas, prejudicando o rendimento do carro.
Em relação ao fluxo, o ideal é que ele seja o mais livre possível, sem estrangulamentos, sanfonas ou obstáculos aerodinâmicos. Com poucas curvas, e de preferência com ângulos bem abertos. O ar deve fluir através de canos de grande diâmetro, tão curtos quanto possível.
Aí chegamos a um pequeno paradoxo: “Como vou ter um cano curto, se para pegar ar frio, existe uma distância considerável entre o corpo de borboletas e a frente do carro, onde está o ar em temperatura ambiente”? Nos motores EVO é fácil, a entrada de ar é curta.
Tão importante quanto o sistema de admissão, é o filtro de ar em si. Bons filtros de ar, são aqueles que conseguem o melhor fluxo de ar aliado à melhor proteção ao motor. Como já foi colocado anteriormente, é fácil diminuir a restrição do sistema, simplesmente diminuindo (ou eliminando) a restrição do filtro de ar, mas isto é muito prejudicial ao motor. O valor verdadeiro de um bom filtro, encontra-se justamente em ter de conciliar duas coisas tão opostas: Deixar passar a maior quantidade de ar possível, ao mesmo tempo em que segura a maior quantidade da poeira e partículas que tentam invadir o motor juntamente com esse mesmo ar.
O filtro de papel (original) é o mais barato e mais comum, e também o menos eficiente. O princípio de funcionamento dele é bastante simples, e consiste em um tramado de fibras de papel bastante apertado e denso, de maneira que os espaços que restam abertos sejam menores do que as partículas que ele precisa filtrar, impedindo assim que elas atravessem o filtro, e cheguem ao motor. A filtragem ocorre somente na superfície do filtro.
Já o filtro de algodão é mais complexo. Ele é composto por algumas camadas de gaze (tramado de algodão) embebido em óleo, que ficam entre duas camadas de telas de alumínio. Dobras na gaze do algodão asseguram um aumento de 10-20% na área da superfície, para puxar mais ar para o motor. A gaze é feita de camadas sucessivamente mais finas para captar e segurar poeira e partículas úmidas tão pequenas como 0.50 microns. É também um filtro mais eficiente, já que a maioria deles chegam a 98% de filtragem de partículas prejudiciais ao motor, (contra cerca de 93% de alguns filtros de papel) e mesmo filtrando melhor, permitem um fluxo de ar muito mais livre. Outra vantagem, é que esse tipo de filtro, é lavável e se receber a manutenção adequada, deve durar mais do que o próprio carro.
Traduzindo para números, o ganho em geral é de cerca de 4 a 5% de potência, mas em alguns casos pode chegar a mais que isso. Existem sistemas, nos quais num motor de 200 cv, os ganhos chegaram a mais de 20 cv. Lembrando sempre, que não estamos falando em estimativas, e sim em testes realizados em dinamômetros de rolo.
Os ganhos irão depender de muitos fatores distintos, como nível de restrição do sistema anterior, local da tomada de ar frio, capacidade de fluxo do novo filtro e da nova tubulação, e até o nível de upgrades no motor do veículo em questão.
Este texto foi copiado do Clube Renault.
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por wilberrp em Sab Mar 02, 2013 4:56 pm

Eu tenho este Inflow......O Adema tb.......O Octavio tb........

O Canalli.....quem é o responsável por este filtro.....é super gente boa.....

Posso falar que senti o carro mais esperto nas saídas....e tb em retomadas....Consumo senti um melhorada.....
Acredito que vale a pena......ainda mais que por ser inbox.......não perde garantia....inclusive levei o meu na revisao dos 15.000 kms e falei pra nao mexerem no filtro........hahaha
Nao mexeram no filtro e ainda tive a garantia normal........

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Re: Filtro de Ar

Mensagem por angelforce em Sab Mar 02, 2013 9:00 pm

cara... uma verdadeira aula sobre filtros.... interessante... vou dar uma olhada nesse filtro com mais calma...
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por zecca em Dom Mar 03, 2013 8:10 am

estou tentando fazer para minha moto... vamos ver se rola
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por angelforce em Dom Mar 03, 2013 4:08 pm

Eu vi o vídeo dos caras fazendo um teste comparativo e deu pra ter uma idéia legal...
A restrição de ar diminue bastante...
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por tech3000 em Dom Mar 10, 2013 1:49 pm

Encomendei o meu Inflow hoje, esperar chegar e ver os resultados depois...

Quase comprei um kit no Ebay por $99 que vinha com um K&N, mas como era pro Pop americano fiquei com receio pelo motor do nosso Cult ser o EVO... o kit é esse aqui:

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Nem cheguei a verificar a necessidade de adaptação pois pelo receio das diferenças entre motores e por ter achado o Inflow acabei desistindo desse kit do Ebay.
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por StanleyMelo em Dom Mar 10, 2013 7:20 pm

tech3000 escreveu:Encomendei o meu Inflow hoje, esperar chegar e ver os resultados depois...

Quase comprei um kit no Ebay por $99 que vinha com um K&N, mas como era pro Pop americano fiquei com receio pelo motor do nosso Cult ser o EVO... o kit é esse aqui:

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Nem cheguei a verificar a necessidade de adaptação pois pelo receio das diferenças entre motores e por ter achado o Inflow acabei desistindo desse kit do Ebay.

Este kit do ebay não é interessante.
O motor sempre respirará ar quente, quanto mais fresco/frio o ar da mistura, melhor o desempenho.
Acredito que o Filtro Inflow vai ser muito bom, pois a canalização do ar no motor Evo é curta, o ar chega mais rápido, filtra rápido e tomara que chegue bem fresco na TBI, aí teremos mais desempenho e economia.
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por tech3000 em Dom Mar 10, 2013 11:56 pm

Vlw Stanley, bom saber que foi melhor comprar o daqui do Brasil mesmo... e mais barato...

Deveriam haver mais bons produtos brasileiros com custoXbenefício superior aos gringos... governos deveriam incentivar mais o desenvolvimento de produtos nacionais melhores, mais baratos e mais sofisticados! Além da mentalidade do empresariado local que deveria melhorar também... enfim, uma série de fatores que a indústria nacional precisa pra melhorar, não dá pra ficar eternamente reclamando só do governo apesar do mesmo ter boa parcela de culpa...
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por Zolet em Seg Mar 11, 2013 8:22 am

StanleyMelo escreveu:
tech3000 escreveu:Encomendei o meu Inflow hoje, esperar chegar e ver os resultados depois...

Quase comprei um kit no Ebay por $99 que vinha com um K&N, mas como era pro Pop americano fiquei com receio pelo motor do nosso Cult ser o EVO... o kit é esse aqui:

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Nem cheguei a verificar a necessidade de adaptação pois pelo receio das diferenças entre motores e por ter achado o Inflow acabei desistindo desse kit do Ebay.

Este kit do ebay não é interessante.
O motor sempre respirará ar quente, quanto mais fresco/frio o ar da mistura, melhor o desempenho.
Acredito que o Filtro Inflow vai ser muito bom, pois a canalização do ar no motor Evo é curta, o ar chega mais rápido, filtra rápido e tomara que chegue bem fresco na TBI, aí teremos mais desempenho e economia.
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O Inflow pode sim ter um desempenho melhor devido a menor restrição ao ar, melhorando desempenho e consumo...

mas só com a instalação dele a temperatura de aspiração, infelizmente, não alterará nada...
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por zecca em Seg Mar 11, 2013 1:15 pm

Zolet escreveu:
StanleyMelo escreveu:
tech3000 escreveu:Encomendei o meu Inflow hoje, esperar chegar e ver os resultados depois...

Quase comprei um kit no Ebay por $99 que vinha com um K&N, mas como era pro Pop americano fiquei com receio pelo motor do nosso Cult ser o EVO... o kit é esse aqui:

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Nem cheguei a verificar a necessidade de adaptação pois pelo receio das diferenças entre motores e por ter achado o Inflow acabei desistindo desse kit do Ebay.

Este kit do ebay não é interessante.
O motor sempre respirará ar quente, quanto mais fresco/frio o ar da mistura, melhor o desempenho.
Acredito que o Filtro Inflow vai ser muito bom, pois a canalização do ar no motor Evo é curta, o ar chega mais rápido, filtra rápido e tomara que chegue bem fresco na TBI, aí teremos mais desempenho e economia.
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O Inflow pode sim ter um desempenho melhor devido a menor restrição ao ar, melhorando desempenho e consumo...

mas só com a instalação dele a temperatura de aspiração, infelizmente, não alterará nada...

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Re: Filtro de Ar

Mensagem por tech3000 em Seg Mar 11, 2013 10:40 pm

O que o Stanley quis dizer com relação à temperatura da aspiração foi comparado ao kit do Ebay que mostrei em que tinha um filtro cônico muito "dentro" do cofre, diferente do original EVO em que a captação é melhor do que o kit do Ebay...
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por Zolet em Ter Mar 12, 2013 7:13 am

O problema do kit ebay é esse mesmo, colocando um tubo comprido pra captar ar mais frio, a perda de carga do sistema aumenta.

A menor restrição proporcionada pelo filtro de ar volta a estaca zero, pois agora há a maior restrição da tubulação...

É um problema "chatinho" de resolver rs.
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por tech3000 em Sab Mar 16, 2013 1:15 pm

Coloquei o Inflow mas no dia seguinte já troquei o óleo de 7500km, notei um certo fôlego maior nas arrancadas e retomadas, porém não sei se foi efeito psicológico ou se a troca de óleo também influenciou.

Na hora que coloquei o Inflow não sei se foi impressão mas parece ter dado uma leve diferença no ronco do motor, ficou mais legal, mas depois não sei se acostumei com isso mas não percebo mais.

O consumo ainda não dá pra falar sobre, afinal logo depois que troquei começou a fazer um frio com chuva aqui em Curitiba e estou só no etanol direto, dizem que em frio o etanol rende menos, sei lá se isso é verdade, além de que peguei mais trânsito do que pego normalmente, então a média de consumo pela troca do Inflow prefiro acompanhar um pouco mais.

E ô caixa de filtro horrível que tem o Cult com o EVO 1.4, além do cofre do motor ser mega apertado é muito ruim de manusear, pra colocar de volta a tampa com o filtro é um parto, tem que tomar muito cuidado pois os encaixes inferiores pra piorar são de plástico de baixa qualidade que podem quebrar facilmente se apertar demais na hora de colocar de novo.
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por angelforce em Sab Mar 16, 2013 2:24 pm

Obrigado pai dica com os encaixes... Ainda nem olhei pra essa caixa mas vou colocar esse inflow
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por RILULI60 em Dom Abr 21, 2013 10:06 am

StanleyMelo escreveu:Amigos assim que acabar a garantia do Picolino (Out/13), colocarei o mesmo.
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Saberia informar a referência para o 500 sport air. Question
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Re: Filtro de Ar

Mensagem por felipelerin em Seg Abr 22, 2013 3:05 pm

Só esperando o site da inflow voltar ao ar pra comprar o filtro.

Troca-lo que vai ser o trampo!!!
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