[GUIA] Manutenção da Pintura e Estética

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[GUIA] Manutenção da Pintura e Estética

Mensagem por douglasrac em Sab Jun 22, 2013 10:47 pm

Segue abaixo um guia completo para manutenção da pintura e estética do carro. Tentei ser bem objetivo e trazer informações que não se acha em muitos lugares. Quem já é experiente vai ter informações novas na parte de secagem. Esta parte eu desenvolvi com minha própria experiência e nunca li recomendação em nenhum lugar, e também a ordem de lavagem que é diferente da maioria. Favor complementarem se tiverem alguma dica.
 

Manutenção da Pintura e Estética
Em todas as etapas são recomendados produtos de marcas específicas. Isso são apenas os produtos que uso e por isso posso recomendá-los. Não significa que você não possa usar qualquer outra marca e obter exatamente os mesmos resultados. No entanto, cada marca tem sua forma de uso e ação, portanto mude o procedimento de acordo com o produto que for utilizar.

Calotas (Mensalmente ou antes se necessário)
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1. Começar pelas calotas e rodas, pois após a lavagem da pintura, o ideal é secar o carro o quanto antes e não lavar as rodas. Se lavar as rodas após a secagem, pode correr o risco de molhar a pintura novamente.

2. Molhar muito bem cada roda. Limpar uma roda de cada vez.

3. Pode-se esfregar apenas um pano de microfibra com o shampoo do carro para tirar a sujeira.

4. Lavar as partes plásticas acima da roda e os pneus. Isso pode ser feito com uma esponja.

Dicas:
- Evite esfregar as calotas com escovas para não arranhá-las.

- Aplicar uma camada de Meguiar's Hot Rims Brake Dust Barrier, que evitará o acumulo de sujeira e pó do freio, fazendo com que as lavagens sejam mais fáceis e menos frequentes.

 
Lavagem (Semanalmente)

1. Em um balde, coloque 3,7 L de água e 4 tampas de Shampoo NXT, ou outro shampoo automotivo. É possível usar menos sabão (2 ou 3 tampas) caso o carro tenha sido encerado, pois a sujeira sairá muito mais fácil. Se a cera utilizada contiver repelente de água, a lavagem será ainda mais rápida.

2. Retire os tapetes para lavagem.

3. Molhar todo o carro para tirar a poeira acumulada. Na primeira molhada, usa a mangueira com a água escorrendo, sem esguichos. Isso fará com que mais sujeira seja removida apesar de cobrir uma área menor do carro.
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4. Mergulhe uma esponja própria para limpeza (luva de lavagem, ex. Meguiar’s Wash Mitt) que prende a sujeira evitando que arranhe a pintura. Vá passando a esponja com uma mão e com a outra mão (sem nada) vá passando logo atrás. Assim você vai perceber qualquer área que não esteja lisa e precise de mais atenção.
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5. Comece pelos vidros e enxágue. Lave os vidros e retrovisores de todos os lados. Depois faça o teto e enxágue. E assim por diante, partes por partes. Nunca deixe o sabão secar.


6. Siga esta ordem: Vidros > Teto > Laterais > Capô > Traseira.


7. Ao lavar as laterais deixe a metade inferior da porta para o final, pois geralmente é a parte mais suja. Portanto lave o capô e a outra lateral primeiro. As partes inferiores das portas e a traseira lave por último. Isso evitará de levar contaminantes para partes mais limpas do carro. Lembre-se que o maior inimigo na lavagem é riscar a pintura ao usar a luva em uma parte muito suja e não enxaguar corretamente e deixar secar o sabão ou a água.


8. Quando terminar de enxaguar, jogue água novamente no restante do carro. Não use jatos ou chuveiros, apenas a água escorrendo. Isso fará com que a água que ficou acumulada em bolinhas saia, facilitando a secagem.
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Dicas:
- Nunca devolva para o balde com o sabão a esponja que acabou de passar no carro. Nem mesmo torça para aproveitar o sabão que não usou. SEMPRE enxague a esponja em outro balde ou simplesmente passe água com esguichos da mangueira até ter certeza de que saiu toda a sujeira, antes de colocar no balde com sabão novamente e começar outra área do carro.

- Deve-se evitar de lavar o carro sob o sol.


- O carro não deve ser lavado quando a pintura estiver quente.


- Molhar o carro frequentemente durante a lavagem para evitar que a água seque. Tanto as partes já lavadas como as partes a lavar.
Não use detergente, sabão em pó ou qualquer outro produto que não seja específico para carro. Os detergentes comuns tem como principal propriedade a retirada de gordura. Isso fará com que toda a cera do carro seja retirada, além de ressecar as borrachas.

- Não use jatos de alta pressão.
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Secagem

1. Comece pelos vidros, se achar necessário. Não é necessário secar os vidros. Utilize uma toalha que não solta plumas, como microfibra. A microfibra absorve mais água que o algodão.

2. Depois seque as laterais, dessa forma, quando for secar o teto não vai molhar a sua roupa.

3. Seque todo o veículo.

4. Quando terminar a secagem, mude para um pano pequeno de microfibra e abra as portas e porta-malas. Use a toalha para secar estas áreas. Se estiverem sujas, além de secar você estará limpando-as. Neste caso tenha certeza de não continuar usando um pano sujo nas outras frestas.

5. Agora abra o capô e seque as frestas. Seque primeiramente o topo do capô para evitar que gotas de água caiam no motor, bateria, etc.


6. Feche o capô. Com um aspirador portátil na função soprador, utilize nas fendas das portas que não é possível entrar com o pano, atrás da placa do carro, nas frestas da traseira e da dianteira, nos faróis e lanternas, calotas e maçanetas. Use também no retrovisor para impedir que a água fique empossada atrás do espelho.
Outra coisa importante, específica para o 500: use o soprador no encaixe entre o retrovisor e o veículo. Por incrível que pareça fica saindo água desta peça, horas depois de lavado o carro. Use o soprador para tirar tudo de uma vez. Caso contrário, fique de olho e sempre seque esta área, senão vai molhar enquanto estiver encerando.


7. Abra a porta do combustível (não o tanque!), seque e use o soprador na parte mais interna de difícil acesso. Abra o porta-malas e use o soprador na alavanca que suspende a tampa do porta-malas. Esta alavanca tem um óleo e não é recomendável usar pano pois vai tirar o óleo e nem deixar a água secar nela, portanto use o soprador lá também.


Dicas:

- Não use o soprador dentro do capô ou com o capô aberto, pois pode espirrar muita água em lugares errados. Você verá que o soprador removerá muita água, quando você pensou que o carro já estava seco.


- Junto com o soprador fique com um pano de microfibra para ir secando a água que o soprador jogar na lataria.


- Nos vidros, se houverem manchas de água e riscos mais difíceis de remover, podem ser removidos com Mother’s Chrome Polish. Se usar outros polidores de cromado, verificar antes se podem ser usados em vidros.


- Não use rodos.

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- Não use toalhas sintéticas (que provocam fricção. Ex.: toalha mágica)


- Na lavagem da toalha de secagem, não use amaciante e nem água quente. O amaciante pode deixar químicos que vão agir com a cera do carro e a água quente com enxágue de água fria, prejudica o desempenho do tecido.
 

Interior (Semanalmente)
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1. Aspire o interior do veículo.
2. Escove os carpetes e assentos.
3. Limpe com produto apropriado, painéis, portas e bancos. (ex: Meguiar’s Quik Interior Detailer Cleaner)
4. Aplique um protetor nas partes plásticas, de preferência que tenha proteção contra raios UV. (ex: Meguiar’s Ultimate Protectant)
5. Couro: trate o couro como você trata sua pele. Não esfregue muito e não use esponjas ásperas. Limpe com pano de microfibra.
6. Após limpar o couro ele estará sem proteção. Aplique um hidratante de couro. (ex: Meguiar’s Rich Leather)
7. Limpar os vidros. (ex: Meguiar’s Perfect Clarity Glass)


Acabamento

1. Aplicar um protetor e lustrador nas partes cromadas. Maçanetas, traseira, dianteira e emblema do carro. (ex. Mother’s Chrome Polish)


2. Na lavagem, você pode ter percebido áreas ásperas ou com sujeira que não foi possível retirar, como pedrinhas, asfalto e outros contaminantes. Estes devem ser retirados para evitar maior dano futuro a pintura. Use uma clay bar para removê-las, juntamente com um lubrificante apropriado. Se usar a clay bar você vai precisar encerrar novamente. (ex. Meguiar’s Clay Kit e Quik Detailer como lubrificante).
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Usando a clay bar:
1. Corte vários retângulos pequenos e deixe em um pirex ou copo para evitar de ter que ficar cortando um novo no meio do trabalho.


2. Pegue um deles e deixe-o homogêneo. Use o Quik Detailer para lubrificar a área. Coloque a clay bar por cima e faça movimentos (pode ser circulares, zigue-zague, horizontais, verticais).


Dicas:
- Se a sujeira não sair, fazer força não vai adiantar. O que resolve é repetir dezenas de vezes o movimento. Simplesmente passe a clay bar diversas vezes. Se necessário troque o lado para que um clay limpa apareça.

- Para retirar pedrinhas mais profundas, você pode segurar a clay com os dedos (como um lápis) e passar diversas vezes no local até a sujeira desaparecer.

- Não esqueça de lubrificar o suficiente. Não muito, pois prejudica o desempenho, e nem pouco pois fará com que a clay grude na pintura.


Cera (Aplicada de 3 a 4 vezes no ano)

1. Utilize uma cera, um aplicador adequado (ex. Meguiar’s NXT Generation) e luvas, pois algumas cera irritam a pele.
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Se o carro for branco, você dificilmente verá as marcas. Portanto passe a cera em áreas pequenas e de forma organizada para saber onde já passou e onde ainda falta.
Abra as portas e o porta-malas e passe a cera também na pintura da parte interna.

2. Deixe a cera secar antes de polir. Para saber se a cera está pronta para ser removida, passe o dedo, se ficar manchado e listrado a cera não está seca. Se ficar claro e brilhante, está seca. Veja abaixo: o risco de cima representa a marca feita com o dedo quando a cera estive pronta para ser removida, enquanto a marca debaixo é feita quando a cera ainda não está pronta.
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3. Use um pano 100% algodão ou microfibra em todo o carro para remover a cera seca.

4. Use uma pequena escova para remover cera acumulada em partes de difícil acesso, como quinas. Também remova cera dos cantos das maçanetas e dos emblemas.

Dicas:

- Faça uma fina camada de cera; muito fina. Você não precisa ver partes brancas na pintura. A cera bem aplicada fica quase invisível. Veja a figura abaixo: lado esquerdo, resultado correto; lado direito, desperdício de cera.
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- Trabalhe em partes pequenas para ter certeza de que passou a cera em todos os lugares.

- Cuidado especial em áreas perto de partes plásticas, pois estas não podem receber cera, e é de difícil remoção. Se necessário cubra-as com uma fita ou segure um papel bloqueando-as enquanto passa a cera. Partes cromadas não tem problema receber cera.

- Não use muita pressão no aplicador de cera para evitar que alguma sujeira risque a pintura. 


Dicas Gerais:

- Remova imediatamente dejetos de pássaros e seiva de árvores do veículo. Estas substâncias são altamente corrosivas. Evite estacionar debaixo de árvores. Tenha no porta-luvas um pano de microfibra e um limpador a seco apropriado (ex. Quik Detailer) para remover dejetos de pássaros ou qualquer contaminante assim que os ver.

- Organize seus panos de microfibra de modo a sempre utilizá-los para a mesma função. Microfibra utilizada para limpar vidros devem ser lavadas e usadas só para limpeza de vidros. Microfibra usada para área externa deve ser utilizada sempre em área externa. Microfibra utilizada no couro, só no couro, e assim para todos, partes plásticas, cromadas, etc. Além disso, microfibra utilizada para limpeza do vinil deve ser separada da utilizada para aplicação do protetor do vinil. Ou seja, uma microfibra para cada parte e para cada substância. Guarde-as em um saquinho para evitar acúmulo de poeira e etiquetadas para não misturar. Para facilitar, compre microfibras de cores diferentes.
Você pode reduzir significativamente o uso de microfibra usando panos DuPont Sontara. Ver review no tópico [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
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Re: [GUIA] Manutenção da Pintura e Estética

Mensagem por douglasrac em Qua Jul 24, 2013 9:23 pm

Atualização do guia:

- Escrevi que não é necessário secar os vidros. Errado! É sim, e de preferência que seja em primeiro lugar. Manchas de água nos vidros são as mais difícies de tirar. Se ocorrerem manchas de água, utilize uma solução de 50% vinagre e 50% água. Passe no vidro com um pano de microfibra. Recomendado apenas para a parte externa em virtude do cheiro forte do vinagre.
Aplique sempre na sombra.

- Mother’s Chrome Polish não remove manchas de água nos vidros e não é bom para os vidros conforme informam no rótulo. Estou usando apenas para as partes cromadas e espelhos.

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