Alongamento do câmbio 5 marchas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por luauau em Qua Ago 07, 2013 9:41 pm

boa noite, pessoal.
agradeceria muito se alguém pudesse me tirar uma dúvida crucial.
comprei um 500 vermelho, com teto e piloto automático, mecânico, 2011/2012, do jeito que eu queria.
o carro é ótimo, mas achei as relações de marcha um tanto curtas.
em quinta marcha, a 120 por hora, o motor fica a quase quatro mil giros.
nos outros carros que tenho, o giro fica em 3000 giros a 120 por hora.
este câmbio é assim mesmo, curto?
creio que o motor aceitaria de bom grado uma sexta mais longa.
obrigado a quem possa responder.
 luiz pires

luauau
Não-iniciado
Não-iniciado

Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado em Qua Ago 07, 2013 10:27 pm

Bom, o meu é Dualogic e acho a relação das marchas adequadas, mesmo quando uso no modo manual.
O mecânico não sei como é, mas não deve ser muito diferente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Leopoldo em Qua Ago 07, 2013 11:23 pm

Tópico movido para a área correta.

Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.

Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.

Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual/automatizado de 5 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.

abs

Última edição por Leopoldo em Qui Ago 08, 2013 11:19 am, editado 1 vez(es) (Razão : correção de informação)

--------------------------------------------------------------------------------------------
Round 2, FIGHT!!!: Fiat 500 SPORT 1.4 Multiair MT 11/12 laranja rame + Kit convenience 1 + kit Sport 1
Round 1:              Fiat 500 CULT 1.4 Evo MT 11/12 laranja rame + kit convenience 1 + kit Sport 1 (vendido)
Equipe 500Clube
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Mensagem por Convidado em Qui Ago 08, 2013 12:06 am

Leopoldo escreveu:Tópico movido para a área correta.

Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.

Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.

Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual de 6 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.

abs

Até onde eu sei os poloneses só tinham a opção de cambio Dualogic e esse é de 5 marcha, não é?

Convidado
Convidado

Mensagem por Leopoldo em Qui Ago 08, 2013 11:18 am

Tom500 escreveu: Até onde eu sei os poloneses só tinham a opção de cambio Dualogic e esse é de 5 marcha, não é?
Fato, Tom, info já corrigida. Valeu!

--------------------------------------------------------------------------------------------
Round 2, FIGHT!!!: Fiat 500 SPORT 1.4 Multiair MT 11/12 laranja rame + Kit convenience 1 + kit Sport 1
Round 1:              Fiat 500 CULT 1.4 Evo MT 11/12 laranja rame + kit convenience 1 + kit Sport 1 (vendido)
Equipe 500Clube
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Mensagem por b0fh em Qui Ago 08, 2013 11:20 am

si, os europeus são dualogic... AT aisin só os chicanos.

engraçado ser curtinha assim a quinta dos MT, no aisin a sexta eh bem longa, 120km/h tá a 3000 rpm

osso é que reduz pra quinta só de olhar pra cima ou pensar em acelerar... qdo tou na estrada geralmente puxo pra esquerda, assim o câmbio sossega o facho rsss

b0fh
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : kinder ovo

câmbio 5 marchas

Mensagem por luauau em Qui Ago 08, 2013 5:27 pm

e seria possível colocar pneus maiores no 0500? ou mexer no deferencial?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?

luauau
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por faugustom em Qui Ago 08, 2013 9:33 pm

luauau escreveu:e seria possível colocar pneus maiores no 0500? ou mexer no deferencial?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?
pensando em carro urbano... mas a gente quer estrada tbém!
faugustom
Capodecina
Capodecina

Mensagem por leonardo.marchese em Sex Ago 09, 2013 9:20 am

Pensando loucuras aqui, o câmbio manual de 5 marchas não pode ser trocado pelo câmbio manual de 6 marchas do polonês?

Qual o grande empecilho técnico para isso?

Sei que é doideira, mas dependendo do valor tongue

leonardo.marchese
Picciotto
Picciotto

Apelido do Carro : Prima Edizione

Mensagem por cavalhieri em Sex Ago 09, 2013 12:00 pm

Também senti a relação muito, mas muito curta mesmo. O carro esguela na estrada. Tanto que percebi que o consumo chega a ser o mesmo na estrada ou na cidade, comigo, está girando na casa dos 12.7km/l com gasolina. Foda!!! Pra consumo urbano eu acho adequado, ainda mais por andar em Sampa. Mas quando pego a Castelo ou a Bandeirantes, o carro deveria economizar mais.

Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.

Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
Rolling Eyes 
cavalhieri
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Black Jack

Mensagem por b0fh em Sex Ago 09, 2013 12:07 pm

batida de pino é uma 'grilada' quando vc acelera forte ele.

lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss

b0fh
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : kinder ovo

Mensagem por Convidado em Sex Ago 09, 2013 12:42 pm

cavalhieri escreveu:Também senti a relação muito, mas muito curta mesmo. O carro esguela na estrada. Tanto que percebi que o consumo chega a ser o mesmo na estrada ou na cidade, comigo, está girando na casa dos 12.7km/l com gasolina. Foda!!! Pra consumo urbano eu acho adequado, ainda mais por andar em Sampa. Mas quando pego a Castelo ou a Bandeirantes, o carro deveria economizar mais.

Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.

Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
Rolling Eyes 
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Sex Ago 09, 2013 12:44 pm

b0fh escreveu:...
lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss

Quando comprei o meu 500 achei vários Sport automáticos a venda, mas se fosse pra pagar mais caro teria de ser o Lounge que é a versão que mais me agrada.
Sobre o consumo eu não posso comentar, mas em termos de desempenho, 1.4 EVO Dualogic e 1.4 Multi-Air automático são praticamente iguais pois o conversor de troque rouba vários cavalos do Multi-Air.
Agora verdade seja dita, ao lançar o Muti-Air Flex a Fiat conseguiu estragar o ótimo motor.

Convidado
Convidado

Mensagem por cavalhieri em Sex Ago 09, 2013 1:04 pm

Tom500 escreveu:
...
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.
Tom, seu carro está com quantos km rodados?

To espantado.
Shocked 

O meu está com 7.600km (3 meses de uso). Quanto a velocidade, não ando chutado. Ando na velocidade das placas, sem excesso. Evito pisar fundo no acelarador, ando meio "velha", sabe!? E para andar na casa dos 120km/h, o consumo dele cai pra uns 12.5/13 (e SEM o ar ligado).
cavalhieri
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Black Jack

Mensagem por Rafa(el) em Sex Ago 09, 2013 9:49 pm

Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??

O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...

O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Miúdo

Mensagem por Convidado em Sex Ago 09, 2013 11:06 pm

cavalhieri escreveu:
Tom500 escreveu:
...
Tom, seu carro está com quantos km rodados?

To espantado.
Shocked 

O meu está com 7.600km (3 meses de uso). Quanto a velocidade, não ando chutado. Ando na velocidade das placas, sem excesso. Evito pisar fundo no acelarador, ando meio "velha", sabe!? E para andar na casa dos 120km/h, o consumo dele cai pra uns 12.5/13 (e SEM o ar ligado).
O meu 500 está com 41.000km rodados, foi comprado em dezembro de 2011.
Estranhamente, se eu andar com baixas velocidade noto que a média cai um pouco, acho que o cambio Dualogic influencia um pouco para maior economia, visto que ele troca as marchas no tempo que o sistema acha correto, pra mim andar sem ar condicionado ligado é quase impossível.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Sex Ago 09, 2013 11:16 pm

Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??

O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...

O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Poloneses:

500 Sport / Lounge mecânico              - 6 marchas
500 Sport / Lounge Dualogic               - 5 marchas

Mexicanos:

Cult mecânico                                   - 5 marchas
Cult Dualogic                                    - 5 marchas
Sport mecânico                                 - 5 marchas
Sport / Lounge / Cabrio automáticos   - 6 marchas

Classic eu ainda não dirigi, porém dirigi a menos de duas semanas um Celta 2013 de uma amiga, modelo completo, inclusive com air bags e achei horrível a relação de marchas, curtíssimas, carro esgoela absurdamente e ela me disse a mesma coisa "Celtinha anda pra caramba".

Convidado
Convidado

Mensagem por Rafa(el) em Dom Ago 11, 2013 2:54 pm

Tom500 escreveu:
Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??

Poloneses:

500 Sport / Lounge mecânico              - 6 marchas
500 Sport / Lounge Dualogic               - 5 marchas

Mexicanos:

Cult mecânico                                   - 5 marchas
Cult Dualogic                                    - 5 marchas
Sport mecânico                                 - 5 marchas
Sport / Lounge / Cabrio automáticos   - 6 marchas

Classic eu ainda não dirigi, porém dirigi a menos de duas semanas um Celta 2013 de uma amiga, modelo completo, inclusive com air bags e achei horrível a relação de marchas, curtíssimas, carro esgoela absurdamente e ela me disse a mesma coisa "Celtinha anda pra caramba".
Exatamente.

Esse Celta que vc dirigiu deve ser igual ao Classic então, que tb é 2013. O pior de tudo, é que realmente as pessoas acreditam que o carro anda mais por ter o câmbio assim. Associam ao motor. Triste isso. E acho que é justamente por isso que o câmbio do 500 mexicano tb é curto (não tanto qto esses GMs). Para agradar os brasileiros que não entendem nada de carro.
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Miúdo

Mensagem por rancid em Dom Ago 11, 2013 8:12 pm

Essa sempre foi minha reclamação, tudo bem que o carro é para uso urbano, mas putz 4100 a 120km é de doer.
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagem por kaguto em Seg Maio 25, 2015 6:42 pm

Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem

kaguto
Não-iniciado
Não-iniciado

Alongar a 5° marcha

Mensagem por Amir em Ter Ago 04, 2015 7:11 am

Tenho o 500 cult e a 5° marcha é curta, ruim na estrada. Alguém já fez a troca das engrenagens da 5° por outras para alongar? No caso positivo, qual utilizaram?

Amir
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por thiagoacpires em Ter Ago 04, 2015 7:27 am

Bom dia Amir, tem um colega do fórum que fez esta mudança, usou a 5ª marcha de Palio, mas não sei qual.

Utilize o campo de busca que deve aparecer alguma coisa.

Abs
thiagoacpires
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por Amir em Sab Ago 08, 2015 10:42 pm

Procurei exaustivamente no fórum e não achei nada a respeito.

Amir
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Amir em Sab Ago 08, 2015 10:49 pm

kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem

Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.

Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.

Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?

Amir
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Convidado em Dom Ago 09, 2015 12:12 am

Amir escreveu:
kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem

Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.
Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.
Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?

Você só pode enviar mensagens privadas depois de uma certa quantidade de postagens no fórum.

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: