[CAMBIO] O criticado Dualogic.

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [CAMBIO] O criticado Dualogic.

Mensagem por JM em Ter Maio 08, 2012 8:10 pm

Fiz um TD em um automático e senti pouco esse lag que vc está falando Nickolas...mas o TD foi em percurso urbano e bem curto para poder opinar...mas uma coisa é certa...câmbio automático só combina com torque alto e já em baixa rotação...um aumento de torque no motor do 500 não iria mal para o câmbio automático...

Quem tem o 500 automático e teve coragem de fazer aquelas reprogramações que aumentam potência e torque poderia dar uma opinião melhor...

JM
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagem por Nickolas Dornelles em Ter Maio 08, 2012 8:17 pm

Pois é, o meu é reprogramado, porém ele demora pra responder igualmente, pois o que demora é a volta de marchas do câmbio (que embora automático, se percebe bem). Meu 500 tem 105 hp + reprogramação do chip de injeção. O torque dele é fenomenal, porém ainda engasta na demora de "redução de marcha"
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Tico-Teco

Mensagem por Convidad em Qua Maio 09, 2012 1:15 am

Nickolas Dornelles escreveu:Pois é, o meu é reprogramado, porém ele demora pra responder igualmente, pois o que demora é a volta de marchas do câmbio (que embora automático, se percebe bem). Meu 500 tem 105 hp + reprogramação do chip de injeção. O torque dele é fenomenal, porém ainda engasta na demora de "redução de marcha"

Ele tem potencia e torque, nao tem caixa de cambio...rsrsrsrs.

Carros com a finalidade do 500 nao visa potencia alguma, e quando a gente "precisa de potencia", ele nem sabe o que fazer Razz Razz Razz

Mas falando um pouco mais serio, existe a possibilidade de vc mexer tbm no cambio, pois ele é tanto quanto eletronico como o motor é...tudo depende do tempo (tempo = R$) Razz Razz Razz

Convidad
Convidado

Mensagem por Marciobrs em Qua Maio 09, 2012 9:18 pm

O meu EVO Dualogic está com 1000 km e estou super satisfeito com o câmbio, quem compra um Dualogic tem que saber que ele tem uma caixa de câmbio normal e embreagem e um sistema eletrohidráulico que faz as trocas de marchas por vc. Se quero que ande esportivamente, ando no modo Sport ou em manual. Saliento que esta é a MINHA opinião.

Abraços.

Marcio

Marciobrs
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Mauricio Renan Barcelos em Seg Maio 21, 2012 3:21 pm

O meu é dualogic e realmete ele passa a impressao de perca de força a cada troca de marchas , mas é só apertar o botãozinho magico do SPORT, e KACHANNN!!! fica perfeito e responde rapidinho a todos os comandos.
Mauricio Renan Barcelos
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por pauloomota em Seg Maio 21, 2012 4:54 pm

A noticia boa é que eles criaram o dualogic Plus, que ja esta no bravo, vamos ver se eles colocam no 500 tambem
pauloomota
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Taki em Dom Jul 01, 2012 1:33 am

Passando pelo tópico aproveito para deixar minha impressão.
Lí bastante a respeito, fiz 02 longos test drive e comprei o meu 500 dualogic. Estou muito satisfeito com o carro e consequentemente com o cambio. No trânsito pesado de São Paulo é uma benção, e se precisa uma tocada mais forte, basta pressionar a tecla Sport + passar para manual...e divirta-se!
Mesmo nos momentos em que ele teima em manter alta rotação ou não engata uma marcha mais alta num declive, como bem colocado pelo colega JM, você pode passar a marcha na mão mesmo...ele passa instantaneamente para manual e retorna ao modo automatico em seguida.
Em resumo, sempre tive carro automatico, porém meus próximos serão automatizados.
Com os automatizados consigo usufruir de parte do conforto dos automaticos, com o consumo do cambio manual...para mim, melhor dos mundos.
Abs,
Taki
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Mensagem por rangelsp em Dom Jul 01, 2012 8:36 am

Taki escreveu:Passando pelo tópico aproveito para deixar minha impressão.
Lí bastante a respeito, fiz 02 longos test drive e comprei o meu 500 dualogic. Estou muito satisfeito com o carro e consequentemente com o cambio. No trânsito pesado de São Paulo é uma benção, e se precisa uma tocada mais forte, basta pressionar a tecla Sport + passar para manual...e divirta-se!
Mesmo nos momentos em que ele teima em manter alta rotação ou não engata uma marcha mais alta num declive, como bem colocado pelo colega JM, você pode passar a marcha na mão mesmo...ele passa instantaneamente para manual e retorna ao modo automatico em seguida.
Em resumo, sempre tive carro automatico, porém meus próximos serão automatizados.
Com os automatizados consigo usufruir de parte do conforto dos automaticos, com o consumo do cambio manual...para mim, melhor dos mundos.
Abs,

Concordo....por isso quando comprar o meu vai ser dualogic...e tomara que de para atualizar depois para o plus.
rangelsp
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Tico

Mensagem por Rafa(el) em Dom Jul 01, 2012 11:08 am

O meu eu comprei Dual e não me arrependo. Venho de um carro automático e realmente o nível de conforto é menor no dual. Porém, a diferença é aceitável e vem com uma interessante economia de combustível e manutenção.

Só fiquei encabulado porque aconteceu duas vezes do carro morrer na mesma situação e eu acredito que seja falha do funcionamento do cambio. Vou sair de férias daqui 15 dias e vou aproveitar a folga para levar na css.

A situação que o carro morreu foi a seguinte: Peguei uma subida que tinha um cruzamento adiante, então soltei o acelerador e deixei o carro perder velocidade, pois teria que parar. O carro demorou para engatar a primeira. Quando eu precisei dar uma pequena acelerada para chegar até o cruzamento o carro ainda estava de 2ª marcha e não aguentou subir de 2ª, acabou morrendo...

Alguém já passou por isso?
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Miúdo

Mensagem por Oba em Dom Jul 01, 2012 1:28 pm

Claudio escreveu:Pessoal.

Vejo muitos posts mencionando a rispidez na troca da marcha do Dualogic Fiat.
Que dá tranco, não é suave, tem problemas em subidas íngremes, só funciona bem com aceleração muito suave, etc.

Quem tiver novidades sobre o assunto, seja por pesquisa ou por experiência própria, por favor deixe aqui sua análise.

Valeu!

Em subidas sem tirar o pé nas trocas e acelerando bem dá tranco sim, se andar no plano pisando pouco sem tirar o pé ou tirando o pé mesmo pisando bem em todas as trocas mesmo no modo automático que é possível de ser excetuado porque quando esta para ser trocado o carro desacelera por conta do acoplamento da embreagem dá tempo tranquilo de tirar o pé e não sentir quase nada, em subidas íngremes na verdade o que ocorre é que na mesma rotação em subida a velocidade é menor por isso se não acelerar mais a troca é feita em velocidade muito baixa e o carro não responde porque quando sobe de marcha a rotação é incompatível com a velocidade, exemplo se pisar pouco em subida ingrime ele troca em 2.5mil rpm e como a velocidade é muito baixa quando passa para segunda alem do fato do carro perder a velocidade que é o tempo de desacoplar a embreagem quando volta a acelerar a velocidade é incompativel com a rotação do motor, em alguns casos chega quase a morrer, para resolver este inconveniente basta apenas que se pise mais para efetuar a troca em velocidade e rotacao mais alta, se for para subir rampa de garagem basta deixar S ativado ou deixar no modo manual, outra situação crítica ocorre quando estamos em uma avenida no plano em quarta e fazemos conversão de esquina com subida ingrime, como o sistema reduz marcha apenas quando cai para mais ou menos 1500rpm a velocidade já caiu bastante e até engatar a marcha mais baixa a velocidade cai mais ainda e já aconteceu comigo na quarta marcha, reduzir para segunda e como era muito ingrime quase morrer e dai jogar a primeira, neste caso o inconveniente e sanado mudando para o modo manual, reduzindo antecipadamente manualmente no modo automatico ou ativar o S no automatico porque ele reduzir a marcha antes de cair para 1500 rpm.
Andando em topografia muito ingrime é melhor deixar S ativado mesmo no modo automático ou trocar manualmente mesmo sem S acionado e o problema está resolvido, o motivo de reclamações de algumas pessoas é que muitos com certeza não sabem que o carro permite ser conduzido de várias maneiras (andar no modo automático mas trocar de marcha quando desejar, andar no modo automático e deixar o carro trocar sempre, andar no modo automático com S acionado e trocar quando quiser, andar no modo automatico com S ativado e deixar o sistema trocar sempre, andar no modo manual e deixar o sistema reduzir sozinho, andar no modo manual e reduzir manualmente, andar no modo manual com S acionado e deixar reduzir automaticamente e andar no modo manual com S acionado e reduzir manualmente) com certeza muitos que reclamam não sabem que o carro permite estas variantes ou simplesmente querem o sistema faça tudo 100% do tempo com perfeição por quererem ou acharem que é um cambio automatico com conversor de torque que não é o caso, eu tenho plena consciência desta diferença e como gosto de conduzir o carro e ter o prazer de um manual pois posso dirigir em tempo integral eu mesmo mudando as marchas com o plus de não ter embreagem e em alguns casos deixar o carro fazer tudo não tenho do que reclamar e gosto muito, não voltaria para manual mas como muitos dirigem como se fosse um automático estes com certeza terão motivos para reclamar em algumas situações.
Resumindo, se a pessoa quer deixar 100% do tempo que o carro faca as trocas com perfeição como num automático convencional sem ao menos usar o S com certeza este cambio não serve para estes.

Última edição por Oba em Dom Jul 01, 2012 10:30 pm, editado 5 vez(es)

Oba
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Oba em Dom Jul 01, 2012 1:31 pm

Rafa(el) escreveu:O meu eu comprei Dual e não me arrependo. Venho de um carro automático e realmente o nível de conforto é menor no dual. Porém, a diferença é aceitável e vem com uma interessante economia de combustível e manutenção.

Só fiquei encabulado porque aconteceu duas vezes do carro morrer na mesma situação e eu acredito que seja falha do funcionamento do cambio. Vou sair de férias daqui 15 dias e vou aproveitar a folga para levar na css.

A situação que o carro morreu foi a seguinte: Peguei uma subida que tinha um cruzamento adiante, então soltei o acelerador e deixei o carro perder velocidade, pois teria que parar. O carro demorou para engatar a primeira. Quando eu precisei dar uma pequena acelerada para chegar até o cruzamento o carro ainda estava de 2ª marcha e não aguentou subir de 2ª, acabou morrendo...

Comigo quase morreu por isto se pego tipo de topografia parecida eu antecipo a redução manualmente.

Oba
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Oba em Dom Jul 01, 2012 1:35 pm

rangelsp escreveu:
Taki escreveu:Passando pelo tópico aproveito para deixar minha impressão.
Abs,

Concordo....por isso quando comprar o meu vai ser dualogic...e tomara que de para atualizar depois para o plus.

Exatamente o que você faz que eu também faco, poucos tem a capacidade ou vontade de fazer, usar a mão direita ou por preguiça ou por teimosia em querer que o sistema faca as trocas 100% do tempo da forma como se quer, para este tipo de motorista o robotizado mono embreagem jamais servira.

Oba
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Oba em Dom Jul 01, 2012 1:40 pm

pauloomota escreveu:por isso é que eu vou no pezão mesmo. eu ate pensei em comprar um dual.. mas as vezes a gente precisa de uma saída rápida.

Garanto que em arrancada se você pisar bem jamais terá motivos para reclamar de lentidão e se soubesse que por exemplo se você esta em quarta e precisar retomar rapidamente pisa tudo e o sistema reduz para segunda mais rapidamente que qualquer motorista e sentir a rapidez que executa as retomadas voce jamais ia querer ter um manual.

Oba
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Oba em Dom Jul 01, 2012 7:12 pm

Nickolas Dornelles escreveu:Vou falar pra vocês que: o meu é automático e nunca vi um carro demorar tanto pra responder quando preciso de potência. Acho isso um extremo perigo, já que quase bati o carro umas duas ou três vezes pela demora de resposta

Poderia por gentileza ser mais especifico para entender a insatisfação? Qual versão possui?

Oba
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Taki em Dom Jul 01, 2012 9:35 pm

Eu também vivenciei um único caso em que meu carro quase morreu...numa subida de rampa eu não controlei a aceleração ideal e ele jogou 2ª marcha....pipocou um pouco e quase morreu, eu acelerei a tempo e ele jogou 1ª novamente, acompanhado de um previsível tranco.
Isso foi no começo, quando ainda estava conhecendo o câmbio...depois de uns 100km não tive mais problemas. Reitero minha plena satisfação com o Dualogic, e como minha tocada é mais tranqüila, sequer tiro o pé nas mudanças de marcha.
Minha sogra mora em Santos e vou quase todo final de semana prá lá, e nas duas ultimas semanas coloquei a família no Pomarola e fiz a viagem.
Para os colegas que não conhecem, esta cidade dista aproximadamente 55km de São Paulo, e fica no litoral do Estado. Existe um trecho longo de serra, e apesar de ser uma das melhores estradas do pais, tem um longo trecho de subida na volta com 3 (ótimas) faixas dedicadas a subida. Dependendo do transito e do seu ânimo, vai exigir mais do cambio. Eu acelerei um pouco mais, costurei um pouco (deixei as criancas na sogra, lógico) e o comportamento do Dualogic foi exemplar, reduzindo sem trancos e trocando no tempo certo.
Como coloquei acima, existe um período de adaptação natural, que enfrentei também quando passei dos carros manuais para os automáticos e até de um fabricante para outro o automático tem reaçoes diferentes e requer uma rápida adaptação.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Rafa(el) em Seg Jul 02, 2012 8:53 pm

Oba escreveu:
Rafa(el) escreveu:O meu eu comprei Dual e não me arrependo. Venho de um carro automático e realmente o nível de conforto é menor no dual. Porém, a diferença é aceitável e vem com uma interessante economia de combustível e manutenção.

Comigo quase morreu por isto se pego tipo de topografia parecida eu antecipo a redução manualmente.

Taki escreveu:Eu também vivenciei um único caso em que meu carro quase morreu...numa subida de rampa eu não controlei a aceleração ideal e ele jogou 2ª marcha....pipocou um pouco e quase morreu, eu acelerei a tempo e ele jogou 1ª novamente, acompanhado de um previsível tranco.
Isso foi no começo, quando ainda estava conhecendo o câmbio...depois de uns 100km não tive mais problemas. Reitero minha plena satisfação com o Dualogic, e como minha tocada é mais tranqüila, sequer tiro o pé nas mudanças de marcha.
Minha sogra mora em Santos e vou quase todo final de semana prá lá, e nas duas ultimas semanas coloquei a família no Pomarola e fiz a viagem.
Para os colegas que não conhecem, esta cidade dista aproximadamente 55km de São Paulo, e fica no litoral do Estado. Existe um trecho longo de serra, e apesar de ser uma das melhores estradas do pais, tem um longo trecho de subida na volta com 3 (ótimas) faixas dedicadas a subida. Dependendo do transito e do seu ânimo, vai exigir mais do cambio. Eu acelerei um pouco mais, costurei um pouco (deixei as criancas na sogra, lógico) e o comportamento do Dualogic foi exemplar, reduzindo sem trancos e trocando no tempo certo.
Como coloquei acima, existe um período de adaptação natural, que enfrentei também quando passei dos carros manuais para os automáticos e até de um fabricante para outro o automático tem reaçoes diferentes e requer uma rápida adaptação.

Pois é gente, eu tb estou satisfeito com o câmbio de uma maneira geral, e quando eu comprei o carro sabia o que eu estava comprando. Sabia que não era um automático, apesar da publicidade da Fiat afirmar que se trata de automático...

Apenas acho que o carro morrer não é normal, essa é minha única queixa quanto ao câmbio e este será verificado na css. Ocorreram 2 vezes. No mais, estou curtindo bastante o cambio e já me acostumei bastante com ele. Realmente, depois que pega a manha, a condução fica mais agradável. E dá para andar bem rápido com ele.

Esse delay nas trocas, pode parecer muito tempo para quem está dirigindo, mas com certeza é bem rápido, mais do que a maioria dos motoristas. Ainda mais no modo Sport. Porém, mais devagar que no automatico... Isso é fato e aceitável.
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Miúdo

Mensagem por jeffersonneto em Sex Ago 03, 2012 12:43 am

PSC... Informações sobre a manutenção do câmbio Dualogic:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
jeffersonneto
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Taki em Sex Ago 03, 2012 1:45 am

Já tinha visto estes videos...preocupante...
Por outro lado, conversei com um motorista de taxi a poucos dias atrás que tem um Linea Dualogic com 109.000Km (cento e nove mil km) e nunca teve problemas.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por jeffersonneto em Sex Ago 03, 2012 1:48 am

Esse é guerreiro, hein! Rsrsrsrsrs...
jeffersonneto
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Taki em Sex Ago 03, 2012 2:00 am

se não tivesse andado no carro talvez duvidasse...muito guerreiro mesmo!!! rsrs
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Nickolas Dornelles em Sex Ago 03, 2012 11:59 am

Oba escreveu:
Nickolas Dornelles escreveu:Vou falar pra vocês que: o meu é automático e nunca vi um carro demorar tanto pra responder quando preciso de potência. Acho isso um extremo perigo, já que quase bati o carro umas duas ou três vezes pela demora de resposta

Poderia por gentileza ser mais especifico para entender a insatisfação? Qual versão possui?
Tenho a versão sport câmbio automático. Sei que a comparação dos carros que irei fazer agora é injusta, mas irei fazer pois são carros que convivo com frequência. Ando frequentemente num Corolla 2.0 Automático e o tempo de resposta do acelerador é mínimo, bem diferente do 500. Se percebe essa diferença quando precisa ultrapassar alguém, então pise fundo e conte nos dedos, irá demorar uns 2 segundos pro carro reduzir a marcha (isto no modelo automático do 500). Em todos os carros automáticos que havia andado, nenhum tinha um tempo de resposta tão grande como o 500 mas isto é questão de costume, até já me acostumei com a lentidão na resposta do câmbio Razz
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Taki em Sex Ago 03, 2012 3:30 pm

Nickolas,
Essa lentidão extrema no "kick-down" eu não percebi no dualogic.
É praticamente a mesma dos outros veiculos automáticos que tive.
Mesmo que tenha se acostumado a esta caracteristica, numa situação de emergencia (como uma ultrapassagem), isso se torna perigoso, não acha?
Ou estou exagerando? 2 segundos para o "kick-down" em determinadas situações pode parecer uma eternidade.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Convidad em Sex Ago 03, 2012 4:25 pm

2 segundos não está tão absurdo assim, tem que pensar que ele tem que entender o que está acontecendo, imagine se toda vez que vc fosse pisar ele entendesse que era pra reduzir? Outro detalhe é que ele na verdade está demorando pra acionar a reduzida logo que entra na casa dos 2 segundos, ou seja, talvez possa estar trocando lá pela casa dos 1,5 segundos ou pouco mais.

Já tive vários carros AT e não é tão absurdo assim esse tempo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Nickolas Dornelles em Sex Ago 03, 2012 4:46 pm

Comparo com o Corolla pois o câmbio automático não é nenhum sistema muito diferenciado dos utilizados na Fiat (creio eu). Tive um Honda Fit, câmbio CVT, esse sim era resposta rápida, porém é outro sistema de engrenagem.
Pernalonga, 2 segundos é muito tempo quando comparado com qualquer carro automático, incluindo Ford, Kia, Hyundai, Toyota e Honda. Qualquer uma dessas marcas, já experimentei um AT e afirmo que a resposta vem na hora. Vou tentar fazer um vídeo demonstrando Smile
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Taki em Dom Ago 05, 2012 2:52 pm

Vejam, a função do "kick-down" deve reduzir marchas (01 ou duas, depende do caso) no menor espaço de tempo...não podemos confundir com uma leve pressão no acelerador, neste caso nem o meu dualogic reduz.
Tem que socar o pé no fundo...isso aciona o "kick-down".
E nesta situação 2 segundos são uma eternidade.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Nickolas Dornelles em Dom Ago 05, 2012 8:26 pm

Taki escreveu:Vejam, a função do "kick-down" deve reduzir marchas (01 ou duas, depende do caso) no menor espaço de tempo...não podemos confundir com uma leve pressão no acelerador, neste caso nem o meu dualogic reduz.
Tem que socar o pé no fundo...isso aciona o "kick-down".
E nesta situação 2 segundos são uma eternidade.
Exato, quando o pé empurra levemente, se sente as marchas voltando (uma ou duas, assim como citado), agora quando se pisa no fundo, ele volta diretamente a terceira ou quarta, sem passar pelas outras. Sim, uma eternidade a velocidade de resposta
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: