[CAMBIO] O criticado Dualogic.

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [CAMBIO] O criticado Dualogic.

Mensagem por Nickolas Dornelles em Dom Ago 05, 2012 8:26 pm

Taki escreveu:Vejam, a função do "kick-down" deve reduzir marchas (01 ou duas, depende do caso) no menor espaço de tempo...não podemos confundir com uma leve pressão no acelerador, neste caso nem o meu dualogic reduz.
Tem que socar o pé no fundo...isso aciona o "kick-down".
E nesta situação 2 segundos são uma eternidade.
Exato, quando o pé empurra levemente, se sente as marchas voltando (uma ou duas, assim como citado), agora quando se pisa no fundo, ele volta diretamente a terceira ou quarta, sem passar pelas outras. Sim, uma eternidade a velocidade de resposta

Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagem por faugustom em Dom Ago 05, 2012 9:34 pm

Reportagem do Auto Esporte sobre os "novos" cambios automatizados Fiat e VW.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
faugustom
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Taki em Dom Ago 05, 2012 9:49 pm

Ótima reportagem!
Só espero que liberem a atualização do software para o nosso 500 ficar com o Dualogic Plus.
Assim ele trará caracteristicas dos câmbios automáticos aos nossos pequenos.
Taki
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Mensagem por m.souza91 em Dom Ago 05, 2012 10:03 pm

não vão liberar, parece que teve uma modificações mecânicas também, o que inviabiliza, mas poderemos ter certeza mesmo só depois da metade de 2013, que é quando toda a linha Fiat Dualogic passará a ser Plus, ai podemos ver no que vai dar

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por Taki em Dom Ago 05, 2012 10:21 pm

Não ficou claro que houveram alterações mecânicas...em nenhuma reportagem que li a respeito isso ficou explicito.
Em todas que lí diziam ser "somente" uma alteração de software.
Porém, segundo a reportagem do link abaixo, os modelos originalmente sem o Dualogic PLus não poderão sofrer o upgrade.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A esperança continua...como você colocou, teremos que esperar a linha 2013 do Fiat 500, que segundo a Fiat deverá ter incorporado a novidade (Apesar do site acima afirmar que o Dualogic PLus pode chegar ainda no modelo 2012 para o 500).
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por m.souza91 em Dom Ago 05, 2012 10:29 pm

Taki, eu li em algum desses sites sobre carros que houveram alterações mecânicas em alguns sensores, mas enfim, até o momento o divulgado é que não haverá possibilidade de se fazer o up...

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por Taki em Dom Ago 05, 2012 10:31 pm

É o que a reportagem diz...espero que revejam esta posição.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por m.souza91 em Dom Ago 05, 2012 10:40 pm

eu sei, eu realmente espero que revejam isso, minha esposa tem um Grand Siena Dual, e eu ficaria muito desapontado com a marca se não puder ser feito.

mesmo que houver modificações físicas, o sistema não é complexo a ponto de inviabilizar tudo, acho que poderia ser feito a preço um módico, é uma forma de fidelizar as pessoas a marca, como uma forma de respeito ao consumidor

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por CaioVarela em Seg Ago 06, 2012 6:55 am

Uma dúvida aleatória aqui:

Observei que no painel do 500, no PC de bordo mesmo, tem uma seta pra cima, uma seta pra baixo, e no meio a palavra "shift". Essas luzes nunca acenderam no meu (que é manual), só consegui ver por uma questão de ângulo mesmo. Será que elas acendem quando a pessoa chega perto do ponto de corte do motor no dualogic (ou até no automático mesmo) modo manual?

Sobre o dualogic, não gostei mesmo. Com o tempo a pessoa acaba se acostumando a tirar o pé na hora das trocas e fazer a seleção manual das marchas nas curvas. O único automatizado "nacional" que eu encararia seria o Jetta TSI, que aliás, é um dos poucos VW que eu gosto (só o TSI).
CaioVarela
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Cicciolina

Mensagem por Ferrarito500 em Ter Ago 07, 2012 11:35 pm

Eu só uso carros automáticos e não tenho queixas do Dualogic! PELO MENOS NO 500!!! Tive um Bravo tmb Dualogic, e era uma CACA, mas CACA mesmo!!! Bem diferente do 500! Parecia até outro cambio!

Me dou muito bem com o Dual no 500, uso muito no S e troco na borboleta quando acho necessário.

Abs

Ferrarito500
Picciotto
Picciotto

Apelido do Carro : Ferrarito

Mensagem por Zolet em Qua Ago 08, 2012 12:34 pm

Nickolas Dornelles escreveu:
Oba escreveu:
Nickolas Dornelles escreveu:Vou falar pra vocês que: o meu é automático e nunca vi um carro demorar tanto pra responder quando preciso de potência. Acho isso um extremo perigo, já que quase bati o carro umas duas ou três vezes pela demora de resposta

Poderia por gentileza ser mais especifico para entender a insatisfação? Qual versão possui?
Tenho a versão sport câmbio automático. Sei que a comparação dos carros que irei fazer agora é injusta, mas irei fazer pois são carros que convivo com frequência. Ando frequentemente num Corolla 2.0 Automático e o tempo de resposta do acelerador é mínimo, bem diferente do 500. Se percebe essa diferença quando precisa ultrapassar alguém, então pise fundo e conte nos dedos, irá demorar uns 2 segundos pro carro reduzir a marcha (isto no modelo automático do 500). Em todos os carros automáticos que havia andado, nenhum tinha um tempo de resposta tão grande como o 500 mas isto é questão de costume, até já me acostumei com a lentidão na resposta do câmbio Razz

Melhora bastante com o botão Sport ligado... fiz uma viagem recentemente e notei uma diferença absurda pra ultrapassagens, com o botão ligado e com ele desligado. Testei das duas formas pra ultrapassar uma jamanta e realmente com o botão desligado é tenso.

Na cidade sinceramente até noto essa demora, mas nunca achei problema ou perigo nenhum... questão de acostumar.

Já tentou fazer um comparativo do botão Sport?
Zolet
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Don Zoletone

Mensagem por Convidad em Qua Ago 08, 2012 2:29 pm

Quando disse 2 segundos, é o tempo de acionar o pedal e ele começar a aceleração, volto a dizer, esses próximos 2 segundos que estão falando, é normal sim, meu jetta era assim, audi era assim. Vejam o tempo de resposta de um F-1 as trocas são feitas na casa dos 0,5 segundos, ou seja, um carro mais top no caso de uma ferrari é de próximos dos 0,75 então como que um mero 500 NA REDUÇÃO DE MARCHAS vai fazer tempos menores que esses quase 2 segundos? É IMPOSSÍVEL.
Agora existem diferença entre acionar e entrar em funcionamento, eu estou dizendo neste caso: entrar em funcionamento.

O que realmente pode-se estar discutindo é como estão analisando esses tempos hehehehe, mas realmente uma coisa tenho que concordar, se pensar do ponto de vista que se for considerar somente o acionamento (depois que pisou tudo no acelerador) o tempo ai sim tem que girar numa média de pouquinho mais que 1 segundo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Nickolas Dornelles em Qua Ago 08, 2012 2:40 pm

Zolet escreveu:
Nickolas Dornelles escreveu:
Oba escreveu:
Nickolas Dornelles escreveu:Vou falar pra vocês que: o meu é automático e nunca vi um carro demorar tanto pra responder quando preciso de potência. Acho isso um extremo perigo, já que quase bati o carro umas duas ou três vezes pela demora de resposta

Poderia por gentileza ser mais especifico para entender a insatisfação? Qual versão possui?
Tenho a versão sport câmbio automático. Sei que a comparação dos carros que irei fazer agora é injusta, mas irei fazer pois são carros que convivo com frequência. Ando frequentemente num Corolla 2.0 Automático e o tempo de resposta do acelerador é mínimo, bem diferente do 500. Se percebe essa diferença quando precisa ultrapassar alguém, então pise fundo e conte nos dedos, irá demorar uns 2 segundos pro carro reduzir a marcha (isto no modelo automático do 500). Em todos os carros automáticos que havia andado, nenhum tinha um tempo de resposta tão grande como o 500 mas isto é questão de costume, até já me acostumei com a lentidão na resposta do câmbio Razz

Melhora bastante com o botão Sport ligado... fiz uma viagem recentemente e notei uma diferença absurda pra ultrapassagens, com o botão ligado e com ele desligado. Testei das duas formas pra ultrapassar uma jamanta e realmente com o botão desligado é tenso.

Na cidade sinceramente até noto essa demora, mas nunca achei problema ou perigo nenhum... questão de acostumar.

Já tentou fazer um comparativo do botão Sport?

Sim sim, com o botão Sport ativo melhora bastante, porém a direção pesa para curvas de cidade :/
Na estrada, botão Sport ativo sempre para não demorar pra ultrapassar.

@Pernalonga
Cara, sinceramente não sei como chamar esse tempo que demora, mas pegue 500 aut. pra test drive ou algum 500 de amigo que seja automático e veja. Tem diferença sim.
Creio eu que, como os carros que dirijo são 4 marchas (automáticos) e o 500 são 6 marchas, o tempo de reação do câmbio deve alterar. Perguntei a dois engenheiros mecânicos e me vieram com explicações de louco.
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Tico-Teco

Mensagem por Zolet em Qua Ago 08, 2012 6:36 pm

Desculpa, acabou que não fui claro... queria dizer uma comparação do tipo 500 botão Sport x Corolla...
Zolet
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Don Zoletone

Mensagem por Nickolas Dornelles em Qua Ago 08, 2012 6:46 pm

@Zolet
Mesmo com o botão Sport ligado, o carro ainda demora na resposta, mas melhora e muito comparado ao Corolla. Não sei se já teve mais algum carro automático antes do seu 500 mas duas coisas que se nota fácil de diferença no 500 são:
-Freio macio (quase todos os Fiat tem freios extremamente macios)
-Demora no desenvolvimento do carro (Tempo entre o pisar fundo no acelerador e o motor responder)
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Tico-Teco

Mensagem por Convidad em Qua Ago 08, 2012 8:12 pm

Pois é, tempo de reação entre um carro e outro realmente até existe, e também tinha que ver e comparar esses tempos que você citou, e ver da onde você estaria considerando esses 2 segundos.

Acabei de andar num new civic e até reparei nisso, e se considerar o tempo no início de acionar o pedal, e o mesmo reduzir as marchas e começar a acelerar, o tempo ficou nisso mesmo, na casa dos 2 segundos e até mais se bobear, agora se vc considerar que pisou tudo e iniciou a primeira redução de marcha e a aceleração, aí sim o tempo cai pra casa dos 1 segundo, menos que isso é impossível, como eu disse, somente carros de nível porsche, ferrari e afins pra ter essa performace.

Convidad
Convidado

Mensagem por Taki em Qua Ago 08, 2012 10:18 pm

Concordo com a casa de 1 segundo...2 segundos ou mais é muita coisa.
Falo isso com base no momento que "soca o pé" no acelerador até o fundo...se demorar 2 segundos para responder é problema.
Realmente tem que aferir a partir de quando contou-se os 2 segundos.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por henriquerrpp em Qua Ago 15, 2012 2:58 pm

Nickolas Dornelles escreveu:@Zolet
Mesmo com o botão Sport ligado, o carro ainda demora na resposta, mas melhora e muito comparado ao Corolla. Não sei se já teve mais algum carro automático antes do seu 500 mas duas coisas que se nota fácil de diferença no 500 são:
-Freio macio (quase todos os Fiat tem freios extremamente macios)
-Demora no desenvolvimento do carro (Tempo entre o pisar fundo no acelerador e o motor responder)

Entendo uma certa insatisfação dos amigos, mas o Fiat 500 é um carro tipicamente urbano, inclusive é inspirado num carro unicamente urbano (500 de 56-67). A proposta do carro é deslocamentos urbanos, em pouco espaço como nas cidades europeias, algo normal, diferente de "desempenho, performance", autovias, é obvio que de um carro a outro irá variar, principalmente num carro mini compacto, para 4 pessoas, com proposta sememelhante (twingo, picanto,smart). Alguem já andou no new fit at, é um carro leeeeerdo mas atende a demanda "que é ser um carro suave, confortável para familia, levar menino no colegio andar em congestionamentos).

Tenho o polones dualogic, e adoro andar nele no modo normal, pois ele troca as marchas que nem sinto, leeeeeeerdo, suaaaaaave, so curtindo o passeio, mas quando quero mais resposta aciono o sport e ele fica nervosinho, reduzindo marcha o tempo todo, respondão (do jeito dele), mas me convenci que não estou num "mini cooperS" com seu BMW Turbo de 165cv.

Quanto ao motor disparar lento já percebi no meu, e os mecanicos da fiat e outros que conhecem algo mais me disseram que os motores da geração etorq são assim, 16 valvulas natos, demoram um pouco pra encher como é comum nos 16 valvulas, depois de cheio ficam bem valentes.

Alguem lembra de ter dirigido o antigo Tempra 16v, um canhão, mas até encher era leeeeeeeeeeeeeeeerdo em baixas e medias rotações, mas quando enchia "não conheci carro da mesma categoria pra andar junto", bastava manter o giro medio a alto e "socar o pé".

É fato que cada carro tem sua reação, agradavel ou desagradavel, cabe ao usuario adaptar-se, eu mesmo há 10 anos me adaptei ao uso do cambio automatico, deixando de ser "um piloto psicopata, que trocava as marchas como na stock car", mas ha um ano tive que me readaptar para usar o dualogic, pois difere em alguns procedimentos do automatico e tem reações mais suaves, porem achei mais seguro, em manobras proximas, garagem, engarrafamento e etc, por ser lerdinho e exigir uso do pedal de freio pra toda manobra que use o cambio.

Abraço
henriquerrpp
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por mauro0x52 em Sab Ago 18, 2012 9:45 am

Apesar de eu não ter o 500, vou apoiar o dualogic aqui.

Tenho um Punto 1.8 16V e o Dualogic combina bem com o carro.

Esse negócio de demorar, de dar soluço, ou de trocar marcha bruscamente e complicar a vida do motorista só deve acontecer em motores fracos.

No Etorq, a distribuição de potência e torque por todas as rotações e marchas é muito boa, o que faz a troca de marchas serem quase imperceptíveis. Acreditem, o dualogic troca de marchas melhor que muita gente por aí.

Mesmo numa subida, quando o carro diminui uma marcha bruscamente, você só sente e ouve a rotação mudando, mas nada que atrapalhe na condução.

Inclusive, ao dirigir na troca manual sequencial, a resposta do cambio é mais rápido que muito cambio automático tip tronic da vida.

Claro, está longe de ser perfeito, mas depois que você se acostuma (e pega umas manha de como pisar no pedal para trocar de marcha sozinho, sem precisar usar o sequencial), o dualogic é só alegria.

Já em motores mais fracos e com distribuição desigual de potência e torque (tipo o 1.4 Evo), com certeza as trocas de marcha serão mais bruscas e "burras".

mauro0x52
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Taki em Sab Ago 18, 2012 11:30 am

Caro Mauro,
Pelo que pude entender, é o contrário...todos os donos de Linea 1.9 reclamam do câmbio...tenho 03 colegas que fizeram reclamação formal a Fiat. Trancos constantes e mudanças de marcha indevidas (em curva ascendente, por exemplo, fazendo o veiculo quase morrer) são reclamações constantes.
No entanto, as reclamações no Fiat 500 a meu ver são na maioria pela expectativa gerada de se dirigir uma carro automatico, e isso ele definitivamente não é.
Para que tenha uma idéia, um dos colegas dono de Linea pegou uma carona comigo e perguntou se já se tratava do Dualogic plus, tamanha diferença de comportamento do meu 500 1.4 EVO Dualogic para o Linea dele. Ele até falou em "suavidade no funcionamento"..rsrs...tudo bem, pequeno exagero.
Mas ele tinha expectativa de comportamento similar ao cambio do Linea dele, o que não aconteceu.
Agora você citou um ponto importante: o motor eTorq 1.8 comprovadamente se deu melhor com o Dualogic. Tanto que os novos Bravo só estão daindo com este motor, e com Dualogic Plus.
Aliás, o Bravo ficou MUITO bonito!!! Vou fazer um test drive no Dualogic Plus e posto as impressões.
Abs,
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por mauro0x52 em Sab Ago 18, 2012 1:53 pm

Taki escreveu:Caro Mauro,
Pelo que pude entender, é o contrário...todos os donos de Linea 1.9 reclamam do câmbio...tenho 03 colegas que fizeram reclamação formal a Fiat. Trancos constantes e mudanças de marcha indevidas (em curva ascendente, por exemplo, fazendo o veiculo quase morrer) são reclamações constantes.
No entanto, as reclamações no Fiat 500 a meu ver são na maioria pela expectativa gerada de se dirigir uma carro automatico, e isso ele definitivamente não é.
Para que tenha uma idéia, um dos colegas dono de Linea pegou uma carona comigo e perguntou se já se tratava do Dualogic plus, tamanha diferença de comportamento do meu 500 1.4 EVO Dualogic para o Linea dele. Ele até falou em "suavidade no funcionamento"..rsrs...tudo bem, pequeno exagero.
Mas ele tinha expectativa de comportamento similar ao cambio do Linea dele, o que não aconteceu.
Agora você citou um ponto importante: o motor eTorq 1.8 comprovadamente se deu melhor com o Dualogic. Tanto que os novos Bravo só estão daindo com este motor, e com Dualogic Plus.
Aliás, o Bravo ficou MUITO bonito!!! Vou fazer um test drive no Dualogic Plus e posto as impressões.
Abs,

Eu nunca conheci alguém com o Linea Dualogic, mas quem tem o 1.6 16v e 1.8 8v (Stilo) já ouvi algumas reclamações... Mas galera do Punto e Bravo 1.8 16v nunca ouvi reclamações!

Minha é conclusão é que ou depende do gosto do condutor, ou sorte de alguns carros funcionarem bem e outros não, ehehehe.

mauro0x52
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Taki em Sab Ago 18, 2012 4:31 pm

Punto e Bravo foram os que melhor se "adaptaram" ao Dualogic...estou curioso para dirigir o Dualogic Plus no Bravo, vamos ver...
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Convidad em Sab Ago 18, 2012 11:53 pm

Abs,

Te garanto que esse seu amigo fosse andar no 500 iria ver que ia dar os mesmos trancos do que no linea, o funcionamento do dualogic do stilo, linea, palio, 500 e etc é o mesmo, a unica coisa que muda é a programação de quando ele tem que efetuar as trocas devido as caracteristicas do veículo, mas o funcionamento é o mesmo.

Tem que se colocar em mente que o dualogic não é um cambio AT, e tem sim que haver um certo "aprendizado" pra utilizar ele bem.

Convidad
Convidado

Mensagem por Taki em Dom Ago 19, 2012 11:48 am

Pernalonga escreveu:

Abs,

Te garanto que esse seu amigo fosse andar no 500 iria ver que ia dar os mesmos trancos do que no linea, o funcionamento do dualogic do stilo, linea, palio, 500 e etc é o mesmo, a unica coisa que muda é a programação de quando ele tem que efetuar as trocas devido as caracteristicas do veículo, mas o funcionamento é o mesmo.

Tem que se colocar em mente que o dualogic não é um cambio AT, e tem sim que haver um certo "aprendizado" pra utilizar ele bem.

Pernalonga, ele andou no 500 e achou que era o Dualogic Plus...segundo ele, os trancos e o comportamento no Liena é completamente diferente.
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Convidad em Dom Ago 19, 2012 8:32 pm

Eu andei num linea da locadora que era dualogic, e sinceramente não achei diferença entre ele e um 500 dualogic, que por sinal andei por umas 2 semanas também.

Será que o Linea do seu colega não tem algum defeito? digo isso pois o que vejo de gente com carros com problemas e que o dono diz: ahhhh!!!! vou vender logo mesmo, ou... depois eu vejo isso, enquanto está andando não dá nada...

Convidad
Convidado

Mensagem por Taki em Seg Ago 20, 2012 2:01 pm

Pode ser...ele foi muito enfático em afirmar que a diferença de funcionamento é gritante.
Como ele não dirigiu o meu carro (e nem eu o dele), ou o Linea está com defeito, ou é a tal expectativa de se pilotar um câmbio automatico.
Eu dirigindo o 500 e ele de carona, a impressão dele era de andar em um veiculo "quase" automatico. Preciso dirigir um Linea para fechar minhas impressões a respeito.
Mas antes vou fazer o TD do Bravo com o Dualogic Plus...
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: