[CAMBIO] O criticado Dualogic.

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [CAMBIO] O criticado Dualogic.

Mensagem por Taki em Seg Ago 20, 2012 2:01 pm

Pode ser...ele foi muito enfático em afirmar que a diferença de funcionamento é gritante.
Como ele não dirigiu o meu carro (e nem eu o dele), ou o Linea está com defeito, ou é a tal expectativa de se pilotar um câmbio automatico.
Eu dirigindo o 500 e ele de carona, a impressão dele era de andar em um veiculo "quase" automatico. Preciso dirigir um Linea para fechar minhas impressões a respeito.
Mas antes vou fazer o TD do Bravo com o Dualogic Plus...

Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Convidad em Ter Ago 21, 2012 12:50 am

Esqueci de falar, quando fiquei com o linea da locadora, uma vez o cambio se comportou estranho, e o carro começou a tremer todo como se tivesse trocado a marcha errado, mas foi uma vez, numa leve subida e logo em seguida uma reta, e eu acabei arrancando devagar e quando acabou a subida eu acelerei e já tirei o pé, então confesso que deixei o cambio meio "indeciso".

Realmente confesso e me desculpe a forma que vou colocar o meu pensamento, mas o dualogic não é pra qualquer pessoa, 90% compra um pensando que é um cambio AT e 5% pensando que dá pra usar normalmente como um cambio manual.

Convidad
Convidado

Mensagem por lexx_23 em Ter Ago 21, 2012 11:12 am

E ae pessoal, ja fiz TD em varios carros com o Dualogic, dentre eles um Linea 1.9, Bravo 1.8 e o nosso 500 1.4.
Posso afirmar, o cambio responde diferente em cada um deles! O do Linea foi o com pior reação possivel. Antes de colocarem os motores etorq, aquele 1.9 era estranho, e o cambio nao casava. Aconteceu a mesma coisa que todos relatam: em uma subida gradativa, ele puxa uma marcha acima e o carro fica mole, treme, como se fosse morrer. A curva de torque do motor nao dava conta nas baixas rotações, a solução era carregar o pé ou reduzir no manual.
No Bravo o cambio é mais esperto, uma amiga minha comprou um, e ela odeia o carro, o irmao dela tinha 1 e trocou com menos de 1 mes, mas novamente, eles vieram de carros com cambios automaticos e acharam que ia ser a mesma coisa. Com o motor etorq achei as respostas boas do cambio, mas sempre usando no manual e com o sport ativado. Minha amiga reclamava que pra arrancar em uma descida o carro segurava a primeira marcha e dava tranco, mas é questao de costume, ensinei ela a arrancar com a 2a marcha e o carro nunca mais pulou.
O do 500 eu achei mais arisco que dos outros, mas num sentido bom. Achei as trocas dele mais rapidas e precisas, e esticar a marcha ou fazer reduções nele achei muito divertido. Eu queria ter um Dualogic, as vezes me da preguiça ficar trocando de marcha no sinal. Mas temos que lembrar, Dualogic é automatizado, nao automatico!

E se um dia alguem reclamar que o cambio é ruim, poe a pessoa pra dirigir um Smart automatizado, aí sim vcs vao ver o que é tranco, demora nas respostas e lag de cambio. E não é só em carros baratos que se usam os cambios automatizados de mono embreagem, o Lexus LFA tem esse o cambio, os Maserati Cambiocorsa, tem Ferrari.... o que difere é o fabricante, mas hj o da Fiat é um dos melhores, ainda mais na versão Plus, que eu queria muito fazer o TD
lexx_23
Capodecina
Capodecina

Mensagem por gustavojaccottet em Ter Ago 21, 2012 2:06 pm

Claudio escreveu:Pessoal.

Vejo muitos posts mencionando a rispidez na troca da marcha do Dualogic Fiat.
Que dá tranco, não é suave, tem problemas em subidas íngremes, só funciona bem com aceleração muito suave, etc.

Quem tiver novidades sobre o assunto, seja por pesquisa ou por experiência própria, por favor deixe aqui sua análise.

Valeu!

O Dualogic é um câmbio automatizado, é muito difícil não haver tranco, mesmo em carros manuais há trancos. É uma opção interessante, apesar de eu preferir o câmbio manual, sempre. Meu irmão tem um Cruze automático, com 6 marchas, mesmo assim dá tranco. Então é mais birra com o Dualogic do que outra coisa. O primeiro Carro a ser vendido com câmbio automatizado foi o Classe A, em 1999, mas era um câmbio manual sem embreagem, o mesmo foi feito com o Pálio, alguns anos depois. Mas agora a tecnologia é outra e os câmbios automatizados vieram para ficar.

Abração.
gustavojaccottet
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Apelido do Carro : Luigi

http://www.facebook.com/gustavojaccottet

Mensagem por m.souza91 em Ter Ago 21, 2012 5:44 pm

gustavojaccottet escreveu:

Que dá tranco, não é suave, tem problemas em subidas íngremes, só funciona bem com aceleração muito suave, etc.

Quem tiver novidades sobre o assunto, seja por pesquisa ou por experiência própria, por favor deixe aqui sua análise.

Valeu!

O Dualogic é um câmbio automatizado, é muito difícil não haver tranco, mesmo em carros manuais há trancos. É uma opção interessante, apesar de eu preferir o câmbio manual, sempre. Meu irmão tem um Cruze automático, com 6 marchas, mesmo assim dá tranco. Então é mais birra com o Dualogic do que outra coisa. O primeiro Carro a ser vendido com câmbio automatizado foi o Classe A, em 1999, mas era um câmbio manual sem embreagem, o mesmo foi feito com o Pálio, alguns anos depois. Mas agora a tecnologia é outra e os câmbios automatizados vieram para ficar.

Abração.

se me permite corrigir, o Classe A e o Palio Citymatic, não eram automatizados, era um sistema diferente

agora, recomendo a todos esse texto aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

fui eu mesmo quem escreveu, e uma coisa é certa, automatizado não é automático, esse é o problema, é tentarem empurrar como se fosse, sendo que o estilo de condução é completamente diferente

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por gustavojaccottet em Ter Ago 21, 2012 6:08 pm

m.souza91 escreveu:
gustavojaccottet escreveu:

Valeu!

Abração.

se me permite corrigir, o Classe A e o Palio Citymatic, não eram automatizados, era um sistema diferente

agora, recomendo a todos esse texto aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

fui eu mesmo quem escreveu, e uma coisa é certa, automatizado não é automático, esse é o problema, é tentarem empurrar como se fosse, sendo que o estilo de condução é completamente diferente

Olá,

Em primeiro lugar, o teu texto está sensacional. Obrigado pela correção. Eu mesmo dirigi um Palio Citymatic e não vi graça nenhuma, pelo contrário, quase bati o carro. Quanto aos câmbios automatizados, os vendedores de algumas revendas dizem que é a evolução do câmbio manual (eu não concordo), vejo o câmbio automatizado como uma forma de dar mais opções aos compradores. Ainda a muito o que ser desenvolvido. Não lembro de outro carro nacional com a mesma tecnologia do Classe A e do Palio, o Classe A acho que ficou três meses com essa opção no mercado e logo foi esquecido pela fábrica. Não sei se a que foi lançada com o Corsa em 2001/2002 é a mesma.

Me corrija se eu estiver errado, ok? Vou tentar formular um raciocínio. Tenho o câmbio manual e o câmbio com auto-clutch (que seria o do Palio Citymatic, Corsa e Classe A). Depois tenho o câmbio semi-automático, ou o auto-clutch seria o câmbio semi-automático. Depois eu tenho o câmbio automatizado e por fim o câmbio automático.

A minha dúvida é: em que categoria eu coloco o câmbio semi-automático ou ele é uma categoria à parte? Pelo que eu me lembro, o Palio Citymatic permitia reduções não sequenciais de marcha, foi o único carro dessa categoria que dirigi.

Lendo o teu artigo, lembro quando a BMW lançou o Steptronic e a VW lançou o novo Passat no Brasil com o inovador Tiptronic (para nós brasileiros, claro). O teu artigo ainda me fez lembrar do sistema de twin-clutch (não sei se o nome é esse), usada no Golf R32 e depois aperfeiçoado pela Audi.

Por fim, tomando mais um pouco da tua boa vontade: o que tu consideras como confiável, do ponto de vista de durabilidade, manutenção e consumo de combustível?

Abração e meus parabéns pelo escrito!
gustavojaccottet
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por m.souza91 em Ter Ago 21, 2012 6:56 pm

auto-clutch e semi-automático são coisas diferentes, auto-clutch é o sistema de embreagem automática, como o Palio, onde havia um sensor na manopla que ativava a embreagem, a manopla e o câmbio são iguais ao de um manual comum. semi-automático são os automatizados, dentro dos automáticos, podem ser por conversor de torque ou por sistema de polias (CVT). Twin Clutch é conhecido no Brasil como Câmbio de Dupla embreagem, destacando-se o DSG do Jetta TSi e o S-tronic dos Audis, mas há outros exemplos.

Durabilidade depende muito da marca e do dono, um automatizado dura o mesmo que um manual, afinal, é um manual com um acionador robotizado, manutenção, teoricamente um automatizado tem a mesma que um manual, que obviamente é mais barato que um automático (um automático patinando não sai por menos de 4 mil dilmas pra arrumar), e consumo também depende do motorista, eu dirigindo os atuais carros que eu e minha esposa temos, consigo bons consumos, em via de regra, sabendo aproveitar a curva de torque do carro e a trocando as marchas no tempo certo, então um automatizado e um manual tem praticamente o mesmo consumo, um CVT tem consumo teórico menor que um automático com conversor.

Qualquer coisa estamos a disposição, só não posso opinar muito sobre o 500 pois não tenho o meu ainda, esperando vir o 2013 pra ver de qual é...

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por gustavojaccottet em Ter Ago 21, 2012 7:00 pm

m.souza91 escreveu:auto-clutch e semi-automático são coisas diferentes, auto-clutch é o sistema de embreagem automática, como o Palio, onde havia um sensor na manopla que ativava a embreagem, a manopla e o câmbio são iguais ao de um manual comum. semi-automático são os automatizados, dentro dos automáticos, podem ser por conversor de torque ou por sistema de polias (CVT). Twin Clutch é conhecido no Brasil como Câmbio de Dupla embreagem, destacando-se o DSG do Jetta TSi e o S-tronic dos Audis, mas há outros exemplos.

Durabilidade depende muito da marca e do dono, um automatizado dura o mesmo que um manual, afinal, é um manual com um acionador robotizado, manutenção, teoricamente um automatizado tem a mesma que um manual, que obviamente é mais barato que um automático (um automático patinando não sai por menos de 4 mil dilmas pra arrumar), e consumo também depende do motorista, eu dirigindo os atuais carros que eu e minha esposa temos, consigo bons consumos, em via de regra, sabendo aproveitar a curva de torque do carro e a trocando as marchas no tempo certo, então um automatizado e um manual tem praticamente o mesmo consumo, um CVT tem consumo teórico menor que um automático com conversor.

Qualquer coisa estamos a disposição, só não posso opinar muito sobre o 500 pois não tenho o meu ainda, esperando vir o 2013 pra ver de qual é...

Sobre o 500, optei pelo câmbio manual. Só não vou optar pelo câmbio manual quando ele deixar de existir.

Quanto à duvida, valeu pela resposta.
gustavojaccottet
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por Taki em Ter Ago 21, 2012 9:34 pm

Pernalonga escreveu:Esqueci de falar, quando fiquei com o linea da locadora, uma vez o cambio se comportou estranho, e o carro começou a tremer todo como se tivesse trocado a marcha errado, mas foi uma vez, numa leve subida e logo em seguida uma reta, e eu acabei arrancando devagar e quando acabou a subida eu acelerei e já tirei o pé, então confesso que deixei o cambio meio "indeciso".

Realmente confesso e me desculpe a forma que vou colocar o meu pensamento, mas o dualogic não é pra qualquer pessoa, 90% compra um pensando que é um cambio AT e 5% pensando que dá pra usar normalmente como um cambio manual.

Eu concordo em 100% com o que disse...o grande problema do Dualogic se chama expectativa do comprador...eu comprei consciente do que estava levando, fiz 03 longos test drive, e hoje não compraria carro da Fiat que não fosse Dualogic, dado que os Linea e Bravo já tem o Plus.
Taki
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Mensagem por Ferrarito500 em Qua Ago 29, 2012 11:03 am

No nosso ultimo encontro de 500 SP, o pessoal fez test drive no meu Dualogic Polonês e falaram bem! Eu mesmo não sinto diferença para meu automático Peugeot, tão confortável quanto!
Ferrarito500
Picciotto
Picciotto

Apelido do Carro : Ferrarito

Mensagem por Rafa(el) em Qua Ago 29, 2012 10:40 pm

Eu comprei meu Dual sabendo o que estava comprando e estou muito satisfeito. Se a Fiat parasse de forçar a barra como se fosse um aut, acho que o nível de satisfação aumentaria.

Tanto que a Volks nao coloca o i-motion como automático e as críticas são mais suaves. Não que o cambio seja melhor, mas o posicionamento de marketing foi melhor.

Para mim, manual, automatico ou automatizado tem seus prós e contras. Todos eles... Cabe o comprador definir suas preferências.

Eu pego trânsito pesado todo dia e o dual para mim está ok. E na cidade eu uso no manual, pois eu não gosto é da embreagem...

Agora eu sugiro que, caso tenham uma oportunidade, testem um 500 dual no modo sport automático em uma estrada, pisando forte... É uma delícia... As trocas são rápidas e reduz rápido tb. Muito divertido.

Só acho ruim a redução para a 1ª marcha, que nem sempre agrada.
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Miúdo

Mensagem por BRUNOFAUSTINO em Dom Set 02, 2012 6:35 pm

PESSOAL, BOA NOITE. ESTOU COM PROBLEMA NO CAMBIO DE MEU 500 E GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM AQUI JA TEVE E COMO RESOLVEU. APARECEU UMA LUZ VERMELHA E A MENSAGEM DE PROBLEMA NO DUALOGIC. LEVEI O CARRO NA CCS E ESTA LA HÁ 4 DIAS. ALGUÉM JA TEVE PROBLEMA PARECIDO? COMO RESOLVEU? OBRIGADO

BRUNOFAUSTINO
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por gustavoluis.cortesbarros em Seg Out 22, 2012 6:09 pm

Rapaz as queixas que vejo dos câmbios automatizados são todas de pessoas que querem que ele seja como um automático. NÃO É!!!!!!!!

O meu é CULT DUAL EVO 1.4 FLEX, faço entre 13.5 e 14km/l no trânsito infernal de Salvador e meu joelho esquerdo f... do vôlei na adolescência agradece todos os dias...

A única queixa é em subidas como rampas de garagem, que se ele estiver em segunda ele dá uma engasgada legal. Comigo nunca chegou a morrer, mas tem que para no meio da rampa a depender.

Pelo que li no DUAL PLUS este problema deve ter sido resolvido, o resto... viva o conforto

gustavoluis.cortesbarros
Picciotto
Picciotto

Mensagem por douglasrac em Qui Nov 01, 2012 7:53 pm

Olá pessoal,

Acho que o único problema do Dualogic ou i-motion é esse problemas de reset, troca de peças etc que stressam o condutor.

Quanto aos trancos, eu discordo. O problema é que com o preço baixo dos automatizados, gente que NUNCA dirigiu câmbio automático está dirigindo automatizado e não sabe nem do que está falando. Câmbio automático de carro importado também da tranco se você não souber dirigir.

O cara dirigiu manual a vida inteira, pega um automatizado e sai acelerando achando que o carro tem leitura de pensamento. Já dirigi os 3 tipos de câmbio e eu garanto que o automático dá tranco igual se você não souber o que está fazendo.

Ou seja, é realmente a expectativa do comprador. São 3 câmbios diferentes portanto 3 formas de dirigir diferentes.

Rezo para que o meu dualogic não venha com problemas de sensores, peças etc. Porque quanto aos trancos eu estou tranquilo.
douglasrac
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : §► Corleonesi ◄§

Mensagem por faugustom em Qui Nov 01, 2012 11:30 pm

[Offtopic] Uberaba! Ê cidade boa, sÔ! [Offtopic]
faugustom
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Nandooo em Ter Nov 20, 2012 6:02 pm

b00m escreveu:Pra resolver o problema da troca engasgada com pé pesado, basta acionar o botão sport Cool
abrax
Simples e pratico! sunny
Nandooo
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Tiko

Re:[CAMBIO] O criticado Dualogic

Mensagem por João Carlos em Sab Jan 05, 2013 10:23 pm

Acho a cambio Dualogic maravilhoso,sabendo usar não dá trancos,engasgadas e nem morre em subidas como falam,se andar sem pressa nem dá para sentir a troca de marcha,se repararem as trocas (no 500 cult)se fazem por volta das 2500 rpm,agora andando mais rápido aí a troca vai a 3500 a 4000. Não queiram comparar com o automático. Viajei no cult dualogic de minha mulher a Recife e na estrada foi show,rápido e ágil nas ultrapassagens,subidas etc. e na cidade tb gosto muito de dirigí-lo.Ás vezes no meu 500 C com cambio automático sinto tranco,mas nem sempre. Quem sempre dirigiu com cambio manual e passa pela primeira vez para um dualogic acha que ele vai atuar como um automático e depois sai falando mal,na realidade não deixa de ser um manual robotizado que faz o serviço para o motorista.Outra coisa que reparei é que ele é mais económico que o manual,isso comparando o Cult Dualogic da minha mulher e o Cambio Manual que tive durante dois meses ,que depois troquei no Cabriolet. Isto porque ele sabe o momento ideal de efetuar a troca de marcha. Ás vezes o maior problema está entre o volante e banco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cambio simples e muito prático.

João Carlos
Picciotto
Picciotto

Mensagem por marcelpb em Dom Jan 06, 2013 5:46 am

João Carlos tem total razão.
Tenho um 500 mecânico e rodei alguns kilômetros com um dualogic de uma colega recém-adquirido. Confesso que tive uma grata surpresa com o dualogic após ler os comentários depreciativos neste fórum. É claro que não funciona como um automático, porém é bem mais prático do que passar marcha e os trancos não incomodam, além de poderem ser minorados.

marcelpb
Picciotto
Picciotto

Mensagem por adailator em Dom Jan 06, 2013 10:26 am

Bom dia amigos do Fiat 500 clube.
Infelizmente a Fiat não optou pelo dualogic com dupla embreagem (porca economia), onde todos esses problemas de tranco nas mudanças praticamente não existem. A VW possui esse cambio, que é o mesmo da Fiat, só que com duas embreagens e funciona da seguinte maneira. Quando vc põe em Drive, ou seja engata a primeira, a segunda embreagem já engata a segunda e quando a mudança automática acontece práticamente não existe tranco e a outra embreagem já engata a terceira, e assim por diante inclusive nas reduções.
Abração
Adail
adailator
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Apelido do Carro : Chimbiquinha

Mensagem por Convidad em Dom Jan 06, 2013 5:24 pm

Opa...mas existe uma enorme diferença entre um cambio robotizado (caso do dualogic) e um automatizado (caso dos sport), até onde sei não tem como fazer isso numa cambio dualogic (robotizado), pois o sistema é igualzinho ao de um cambio normal, a diferença é que tem uma peça (o tal robo) que efetua a troca das marchas e até aciona a embreagem pra você.

Muito diferente de uma cambio AT (automático).

Convidad
Convidado

Mensagem por marcelpb em Dom Jan 06, 2013 7:01 pm

O Polo não tem dupla embreagem não - na vw tal câmbio só começa nos Jetta TSI.

Abaixo, análise do site best car que diferencia o dualogic do polo (Imotion) do de dupla embreagem dos Jetta e Audi.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

marcelpb
Picciotto
Picciotto

Mensagem por marcelpb em Dom Jan 06, 2013 7:05 pm

Outra matéria que explica que o câmbio do Polo só tem uma embreagem:

Dirigindo com câmbio robotizado

Enquanto o câmbio automático há tempo se integrou à nossa cultura e, até
certo ponto, o CVT também, o mesmo não acontece com o robotizado, em
especial o de uma só embreagem, como o Dualogic da Fiat, o I-Motion da
Volkswagen e o Easytronic da GM, este disponível apenas na Meriva. O
Smart também vem com câmbio desse tipo. O motivo é a troca de marcha
preguiçosa quando em operação automática, o que ocasiona interrupção da
forca de tração e gera certo desconforto. Esses fabricantes têm se
empenhado em reduzir essa interrupção, que ficou popularmente conhecida
como "cabeçada" em alusão ao movimento da cabeça para frente devido
àquela interrupção, mas ainda sobra um resquício do efeito, daí a
resistência à aceitação desse tipo de câmbio. Veja as recomendações do
AE para tirar máximo proveito dos câmbios robotizados de uma embreagem:

marcelpb
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Elias Kauam em Dom Jan 06, 2013 7:28 pm

Tenho um Polaco Longe Dualogic... Com tip no volante, quando peguei o carro estranhei o dualogic, mas hoje é só alegria, mesmo no "automático“ ele aceita trocas com a borboleta, então precisando marcha reduzo na borboleta.. quero economizar, subo marcha na borboleta... Super divertido... Abraço...
Elias Kauam
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Convidad em Dom Jan 06, 2013 8:06 pm

marcelpb escreveu:O Polo não tem dupla embreagem não - na vw tal câmbio só começa nos Jetta TSI.

Abaixo, análise do site best car que diferencia o dualogic do polo (Imotion) do de dupla embreagem dos Jetta e Audi.

http://bestcars.uol.com.br/testes3/polo-imotion-2.htm

Mas o polo utiliza um cambio robotizado (i-motion) e o jetta de um cambio automático, sao câmbios totalmente diferentes.

Obs: Fiat (dualogic), VW (i-motion) e o da GM, utilizam o mesmo cambio robotizado, na verdade o cambio robotizado é uma peça que vai em cima da caixa de cambio, ela aciona a embreagem e efetua as trocas de marcha. Quem fornece o equipamento é a magneti marelli.

Convidad
Convidado

Mensagem por marcelpb em Qua Jan 09, 2013 11:47 am

O Jetta tem dois câmbios:
O automático para o modelo mais barato.
O automatizado (com dupla embreagem) no Jetta TSI.
O automatizado também é utilizado pela Audi no A4 e no A1.
O do polo não difere do automatizado do 500.

marcelpb
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: