Os bastidores das concessionárias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os bastidores das concessionárias

Mensagem por DecomedRJ em Qui Fev 27, 2014 7:34 pm

Bom galera, muitos aqui conhecem o famoso blog automotivo Notícias Automotivas (NA) e eu particularmente sou leitor diário do mesmo, pois considero trazer informações interessantes e bem menos tendenciosas do que as grandes revistas e programas automotivos da TV. 
Hoje saiu um relato de um ex-vendedor de carros que resolveu dar detalhes de como é o funcionamento interno das CSS no tocante ao lucro e na relação com nossos carros e obviamente com a gente. Sempre fui muito crítico com as CSS e sempro tento ser bem atento, mas mesmo assim sempre me sinto enganado de alguma forma. 
Sei que alguns integrantes do forum já trabalharam em CSS e talvez tenham conhecimento dos fatos apresentados no relato e de repente de mais detalhes ainda, mas pra mim que sempre esteve do lado do consumidor da mesa foi um pouco estarrecedor. Não porque achava que fosse muito diferente ou que existisse alguma idoneidade nisso tudo, mas os detalhes tem resquícios de picaretagem braba. 
O artigo é um pouco longo, mas acho válido ser lido até para ajudar em como nos comportarmos quando lidamos com as CSS. Se alguém quiser acrescentar alguma experiência própria, é sempre bem-vinda! Abraço galera! O link é: http://www.noticiasautomotivas.com.br/o-compreensivo-relato-de-um-ex-vendedor-de-carros-sobre-os-bastidores-de-uma-concessionaria/

DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Apelido do Carro : Blue

Re: Os bastidores das concessionárias

Mensagem por Convidado em Qui Fev 27, 2014 11:11 pm

Eu já trabalhei em concessionária e de fato algumas coisas do relato são verdade sim, outras eu diria que foram relatadas de forma bem exagerada e algumas são irreais ou a concessionária que esse cara trabalhou tinha problemas sérios de varias naturezas.

Convidado
Convidado

Mensagem por _nw em Seg Mar 10, 2014 7:59 pm

Tom, qndo fui comprar o 500 na sexta passada, o cara do financiamento jogou o carro 5000 a mais do que o valor certo.

Ou seja, disseram q valia mais, que dei uma entrada maior e na pratica para  a css é a mesma coisa. 

A nota certamente viria com o valor maior e consequentemente meu IPVA seria maior.

Mandei refazer tudo com o valor certo, logo perderam 5 mil.

Essa grana vai pra quem?

_nw
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Convidado em Seg Mar 10, 2014 9:05 pm

_nw escreveu:Tom, qndo fui comprar o 500 na sexta passada, o cara do financiamento jogou o carro 5000 a mais do que o valor certo.

Ou seja, disseram q valia mais, que dei uma entrada maior e na pratica para  a css é a mesma coisa. 

A nota certamente viria com o valor maior e consequentemente meu IPVA seria maior.

Mandei refazer tudo com o valor certo, logo perderam 5 mil.

Essa grana vai pra quem?

Você teve desconto na compra do carro?

Convidado
Convidado

Mensagem por _nw em Seg Mar 10, 2014 9:15 pm

relativamente sim.. Cult Preto com Convenience 1 de 47 e uns quebrados por 45300

_nw
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Convidado em Seg Mar 10, 2014 9:39 pm

_nw escreveu:relativamente sim.. Cult Preto com Convenience 1 de 47 e uns quebrados por 45300

Então a concessionária pode ter emitido a nota fiscal com valor do veiculo cheio para dar saída no caixa dela, posteriormente lançando o valor do desconto concedido a você, se ela fez isso, para aprovar seu financiamento o correspondente do banco lançou o desconto como entrada dada a concessionária pois o banco exige que o valor total do veiculo financiado seja o mesmo com o descrito na nota fiscal da concessionária.
Do ponto de vista fiscal, creio que isso não seja errado, porém com isso você pagaria mais IPVA, algumas concessionárias tem uma cláusula no contrato de venda, que determina que na venda com desconto o comprador é responsável pelo IPVA integral, muitas vezes quando está descrita essa cláusula a concessionária oferece IPVA "grátis" ou uma parcela paga.
Se eles corrigiram a nota fiscal, podem ter lançado o desconto de outra forma assim tendo de corrigir sua ficha de financiamento.

Convidado
Convidado

Mensagem por _nw em Seg Mar 10, 2014 9:49 pm

Nao tinha emitido nota.. Emitiu certinha depois q briguei. 

Sei la qual a treta mas depois q reclamei saiu certo.. Me soa mal fazer esse tipo de manobra..

_nw
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Convidado em Seg Mar 10, 2014 10:03 pm

Todo comprador tem o direito de questionar todos os passos da venda uma vez que ele assina um contrato, você fez valer o seu, parabéns.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Seg Mar 10, 2014 10:09 pm

Nesse LINK pode ser encontrado o relato do gerente de uma concessionária, que respondeu ao "ex vendedor" sobre a realidade das concessionárias atualmente.

Convidado
Convidado

Mensagem por DecomedRJ em Seg Mar 10, 2014 11:12 pm

Interessante ler uma segunda opinião. Creio que ambas as matérias tenham exageros, a primeira nas críticas e a segunda defendendo e enaltecendo o setor em que trabalha. Eu como consumidor só tive experiência com a VW e a Fiat. Mais recentemente com a Ford pela compra de um carro pela minha família.
O que notei em todas é que a CSS vê somente o lucro, a satisfação do cliente vem somente para obter o lucro, se o cliente está gastando e não ta reclamando ta ótimo, não importando se resolveu o problema dele ou n.
Lógico que tudo isso varia de profissional para profissional, mas não vejo como missão dessas empresas a satisfação do cliente em primeiro lugar.

DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagem por Convidado em Seg Mar 10, 2014 11:31 pm

Como administrador te digo que é MUITO difícil conseguir conciliar margem de lucro e satisfação do cliente, ainda mais no caso das concessionárias.
Todos reclamamos dos altos preços cobrados que os reparos na garantia não são como esperamos porém não muitas vezes esquecemos que a estrutura física de uma concessionária é muito cara de para se manter, esquecemos também no caso das trocas em garantia as mesmas dependem de autorização do fabricante para envio de peças e pagamento de serviços, então muitas vezes a concessionária não é culpada, claro que as vezes ela falha, nenhuma empresa e ninguém está livre disso.
Reclamamos da prática da "empurroterapia" e dos diagnósticos dos mecânicos nas concessionária, mas quem pode garantir que em uma oficina independente não acontece o mesmo? São profissionais com visões diferentes.
Recentemente li um artigo que comparava preços de concessionárias e oficinas independentes e o mesmo mostrava que os preços na maioria das vezes são os mesmos na média, tendo vezes a concessionária cobrado mais caro, outra a oficina independente.
E esquecemos o principal, antes de qualquer missão a concessionária é uma empresa e ela tem de ter lucro para cumprir seus compromissos e se manter aberta; querer lucrar mais acontecerá sempre em todo tipo de empresa, de qualquer ramo, mas infelizmente algumas estrapolaram o bom senso, por isso a concorrência só tem a trazer benefícios aos clientes.

Convidado
Convidado

Mensagem por DecomedRJ em Ter Mar 11, 2014 4:16 pm

Concordo em parte com você Tom. Com certaza que como empresa a CSS tem que lucrar para se manter aberta. No entanto, a maioria das grandes empresas têm uma missão bem clara e estabelecida que quase sempre está atrelada a satisfação do cliente.
Como exemplo cito a Apple, que comercializa produtos com preço elevado até como estratégia para selecionar  um público específico. Como contra partida, quando o cliente tem um produto com problema e procura a assistência técnica o produto é consertado e muitas das vezes trocados em garantia. Isso é uma política mundial da empresa. A Intel também segue a mesma tendência.
O que vejo como problema é que as montadoras por serem muito protegidas pelo governo sempre desvinculam sua imagem da CSS e botam a CSS como escudo na relação com o cliente. Sendo assim, as CSS tem carta branca pra reger o mercado do jeito que quiserem com uma tabela de preços sugerida pela fábrica. Tanto é que em algum lugares, Niterói é um deles, as diferentes CSS são do mesmo dono, nesse caso Grupo Dicasa, o que exclui a possibilidade de concorrente entre CSS daquela marca. Buscado em outra cidade, como no Rio de Janeiro, você consegue outros preços e se todos forem acima do sugerido e vc entrar em contato com a fiat eles simplesmente falam que a CSS pratica o preço que quer, que eles só sugerem o preço. Enfim, é só um exemplo das situações em que nós como clientes ficamos desamparados como consumidor.
A questão é que tudo isso faz parte de uma lógica de mercado louca, num pais aonde a carga tributária é absurda e as coisas funcionam de qualquer jeito e fica por isso mesmo.

DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagem por Marcelo Milani em Qua Abr 02, 2014 9:12 pm

Definitivamente não da para confiar nas CSS já fui vítima de uma. Uma peça que deveria ser trocada não foi. Hoje só faço minhas revisões em CSS se puder acompanhar o serviço. Caso contrário levo no meu mecânico de confiança para ele avalizar o serviço dos caras.
Nesse país, desconfiança é pouco.
Marcelo Milani
Picciotto
Picciotto

Apelido do Carro : Alfredo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: