Problemas de um Cult Dual de uma amiga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problemas de um Cult Dual de uma amiga

Mensagem por fporto_br em Dom Jun 15, 2014 9:22 pm

Caros amigos foristas,

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

estou aproveitando uma semana de descanso na casa de uma amiga de infância na aprazível Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro. E ao chegar aqui, para minha surpresa, a mãe dela acaba de adquirir um Cult Dual branco caldo com interior cinza/marfim. Mas o carro, aparentemente não recebeu a revisão de entrega por parte da autorizada, sendo entregue à ela com uma série de problemas e situações que merecem atenção. Gostaria, nesta postagem, de listar tais situações e pedir um auxílio em dúvidas que surgiram, tendo em vista que meu "Guido" não tem nenhum destes.

1. O carro, assim que ligado, acusa problemas com ESC, ABS e Hill Start. Aparentemente, já foi detectado que algum dos sensores das rodas está com problemas e precisará ser substituído. E fica a pergunta: como algo TÃO IMPORTANTE passou batido pela autorizada antes da entrega? Acho isso inaceitável mas, como ela precisava do carro e a concessionária garantiu que isso não impedia o funcionamento do mesmo, ela acabou pegando o veículo na promessa de ter essa situação sanada nesta próxima semana.

2. Ao contrário do meu Guido, esse Cult NÃO toca a buzina brevemente ao trancar as portas pelo controle da chave. Essa alteração realmente aconteceu (ele não toca mais a buzina ao trancar remotamente) ou esse é mais um problema a ser visto na autorizada?

3. Existe alguma maneira de me certificar que o som deste Cult utiliza falantes Alpine? Pois se trata de um Cult Dual completo, com Kit Convenience e teto solar Skywind. Faço essa pergunta porque fiz uma série de testes de som com um CD de áudio-referência, equalizando todas as configurações entre meu Guido e este outro carro e não notei nenhuma diferença na qualidade sonora. Vale lembrar que meu 500 não tem som premium (na época dele, o som Bose só vinha junto com o teto solar). Se este carro estiver realmente equipado com falantes Alpine, será uma enorme decepção para mim...

Basicamente, é isso. Agradeço à atenção e contribuições de cada um de vocês. Grande abraço e uma excelente semana a todos!

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Re: Problemas de um Cult Dual de uma amiga

Mensagem por Convidado em Dom Jun 15, 2014 9:39 pm

Se o problema for nos sensores, eles acusaram defeito no painel e isso é inevitável, porém na concessionária devem ter verificado se o sistema ABS e ESC estava realmente funcionando, se não estivessem mesmo que ela precisasse do carro não teriam feito a entrega.
Os 500 2013 em diante não buzinam mais ao acionar o travamento pelo controle remoto, essa é uma das varias mudanças que o carro sofreu.
O sistema Alpine não possui subwoofer como o Bose, não apresenta graves evidentes, com relação ao sistema normal a melhoria é apenas em definição, o meu tinha o sistema básico, quando colocava o volume no 20 ele já distorcia pra caramba, era horrível; no Alpine de um membro do clube que testei em um encontro, o volume no máximo distorcia muito pouco.
Precisa verificar a equalização do radio, o Alpine não chega nem aos pés do Bose, mas sem dúvida é superior ao sistema de som básico, a Fiat não iria anunciar um sistema de componentes Alpine e não instala-los no carro.

Convidado
Convidado

Mensagem por DecomedRJ em Dom Jun 15, 2014 10:03 pm

Cara ela já levou na CSS para passar o scanner no carro? Porque em geral eles passam pra configurar antes de entregar. Falo isso, pois quando passaram no meu pra habilitar o neblina o painel parecia uma árvore de natal até eles configurarem direito.

DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Apelido do Carro : Blue

Mensagem por fporto_br em Seg Jun 16, 2014 12:43 am

Obrigado pelas respostas, Tom e Deco... vamos por partes:

1. Tom, valeu pela resposta quanto ao toque de buzina ao trancar as portas. Não sabia que a Fiat tinha "silenciado" o carro de 2013 em diante. Eu particularmente prefiro o silêncio, mas a mãe da minha amiga, por ser esquecida, gostaria que a buzina tocasse sempre que trancasse as portas, como acontece no meu Guido. Seria bom se essa opção pudesse ser definida no computador de bordo.

2. Quanto ao áudio: acabo de repetir o teste com um outro CD, desta vez de música clássica, alternando entre peças com mais metais e cordas, buscando brilho e outras peças com orquestras completas, para poder verificar todo o espectro de frequências possível. Fechei as janelas, mantive os carros desligados e pareei todas as opções de áudio da seguinte forma, para garantir igualdade de reprodução sonora:

- Bass (Graves): +4 nos dois carros
- Midrange (Médios): 0 (disponível apenas no Cult Dual)
- Treble (Agudos): +6 nos dois carros
- Loudness: Off (apenas no meu Guido)
- EQ: curva plana para todas as frequências (apenas no meu Guido)

Ouvi três peças, cada uma 3 vezes, aumentando o volume gradativamente. Em todas elas, o meu carro (som normal) conseguiu reproduzir médios e agudos sem distorção no volume máximo mas, na orquestra, os graves começaram a distorcer ao chegar no volume 30. Já no Cult Dual, o resultado foi praticamente idêntico em toda a gama sonora, mas ele conseguiu suportar os graves da orquestra sem distorcer até o volume 36 (nos dois carros, o volume máximo é 40).

Cheguei à seguinte conclusão: sim, os falantes Alpine realmente me decepcionaram. Nunca ouvi os Bose, e isso foi bom pra mim, pois não criou um outro parâmetro de comparação. O que posso dizer é que esses falantes Alpine apenas dão a possibilidade de ouvir som mais alto sem distorções das frequências mais baixas. Mas, no meu carro, embora eu seja obrigado a não abusar no volume, tenho muito mais opções de ajuste com as opções de Loudness e o equalizador gráfico, que me permitem calibrar ainda melhor a qualidade do som. No Alpine, apenas graves, médios e agudos são insuficientes para um ajuste sonoro mais completo. Como não gosto de ficar abusando no som e sempre ando de carro fechado, o som premium Alpine, ao meu ver, não representa nenhum ganho considerável de qualidade em relação aos falantes padrão.

3. Quanto aos problemas apontados no computador de bordo: o carro já passou sim por um scanner e várias falhas foram apontadas. Vou inclusive colocar aqui uma imagem mostrando o resultado do exame:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dá pra perceber uma série de mensagens de erro apontadas mas, ainda assim, a autorizada liberou o veículo para uso. Eles agiram corretamente?

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Haas132 em Seg Jun 16, 2014 8:36 am

eu troquei um cult com bose por um sport com alpine e o som da alpine é mto ruim msm fiat deveria ter vergonha d chamar essa droga de som premium
Haas132
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Escorpião

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: