Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

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Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Josué Sanches em Seg Abr 18, 2016 9:08 pm

Opa, edaê, tranquilo?
Gostaria de uma ajuda dos camaradas.
Comprei um 500 sport top top em dezembro, com 35mil km. Já fora da garantia mas impecável mesmo. E messmo! Estado de zero.
Hoje ele tá com 42mil. Manutenção em dia.
Porém hoje ele me deu uma grande surpresa. Saí no domingo apenas pela manhã e voltei.
Tirei o carro pra lavar e deixei outra pessoa guardá-lo.
Hoje pela manha, entrei no carro, dei a partida e ele deu um "zunido"ZUMMM.
Não ligou, insisti. Foi quando olhei pro painel e vi que ele marcava em R e não e P.
Olhei o câmbio e tava no P. Tentei movê-lo, mas ele não se mexeu, totalmente travado.

Com muita insistência, e muita busca no forum e no google não achei NENHUMA menção de problema semelhante.
Por fim, achei a trava lateral que solta o câmbio para o caso de reboque e consegui soltar a alavanca.
Porém ela não responde aos comandos. Ou seja, desencaixou.
Deu um baita trabalho pra removê-lo da garagem travado. Colocaram uma traquitana com rodinhas que agarra nas rodas dianteiras - que inclusive amassou as laterais do parachoque - e rebocaram o carro pra concessionária, com câmbio travado. 

Até agora, depois de um dia, ainda não me deram diagnóstico (com preço de R$210 pra isso).
Alguém já viu algo parecido?
Pra mim o câmbio foi pro pau. Aliás to bem preocupado que seja isso. Se for, já era! Vai custar uns 15paus.
Agora não tem nenhum motivo pra isso acontecer.
No começo achei que meu namorado tivesse feito algo errado. Mas não tem como. Afinal, D o carro anda, R ele volta, e só solta a chave se tiver no P. Então não tem porque.

É isso, agradeço aí. Vou esperar o retorno da concessionária e posto.
Mas digo de cara: deu saudade dos meus hondas Sad tanto de manutenção quanto do atendimento da fiat.
valeeew

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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Convidado em Ter Abr 19, 2016 10:22 am

Já vi casos de cambio automático travando (inclusive Honda e Toyota) por não serem posicionados de forma correta.

Antes de por o cambio em P, sempre deve-se travar o freio de estacionamento, deixar o peso do carro baixar e só depois travar o cambio. Deixar o cambio automático travar com peso do carro pode acarretar em quebras independente da marca do carro.

Verifique a bateria, se ela estiver no fim da vida útil já ouvi um relato do cambio não responder.

Peça para passarem o carro pelo scanner.

Quanto ao atendimento Fiat, de fato não é muito bom. Quanto ao Honda, barato são os nacionais, compre um importado e verá que a manutenção e tão cara quanto um 500.

Boa sorte.

OBS: Estou no terceiro Fiat 500, até agora zero problema.

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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Josué Sanches em Ter Abr 19, 2016 1:29 pm

Opa, valew TOM500 pela orientação e apoio. Bem, eu realmente nunca tive um carro fiat. Eu sempre tive os japoneses ou alemão. Sempre tivemos carro automático, meus pais, inclusive. Mas nunca tivemos que lidar com câmbio.
Topei o 500 pq entrou como uma oportunidade e me pareceu um brinquedo muito bom.

Bem, a concessionária respondeu agora pouco.
O diagnóstico é: arrebentou cabo de comando do câmbio.
Simples assim, sem motivo.
O restante do conjunto está intacto sem danos...graças a Deus,rs.
E graças a Deus que isso aconteceu, sei lá como, como na garagem. Fico pensando o que seria se estivesse inclusive, em movimento.

O Orçamento é de R$580 + R$220 do diagnóstico, e a vista. A concessionária não parcela serviços.

Agora, de fato é possível que seja o caso de eventualmente puxar freio de mão após jogar em parking. Mas mesmo assim é muito estranho. Pq isso seria uma eventualidade. E mesmo que fosse, não é possível que seja tão frágil assim. O Câmbio sempre segura a compensação de força, inclusive em declive e aclive. Esse carro em especial ainda tem o tal hillstart (é isso?) que uma vez pisado no freio, o carro não desce mesmo, nem engrenado nem sem engrenar.

Aliás, quando eu vivia nos eua, os carros que tive nem tinham freio de mão.

Bem, uma coisa que sempre notei e que estranhei é que a alavanca de câmbio desse carro é muito dura e bruta. O de vocês é assim também? Se não, certamente já estava desgastado.

Seja como for, acho que vale a pena, revisar esse item no veículo então, a partir dos 40mil km.

Eu gosto muito do carro, pela praticidade, conforto e o som.
Espero que isso tenha sido uma fatalidade.

Ah, a concessionária pediu 10 DIAS úteis pra chegar a peça e realizar o serviço,rs.

Valew a todos Wink

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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Nobre em Qua Abr 20, 2016 6:59 pm

Se tivesse postado antes de guinchar (e eu tivesse visto), teria lhe ajudado a não passar esse perrengue.

Ano passado o nosso colega de fórum dinoo123 ficou à pé na casa da namorada. Por Whatsapp me pediu ajuda e, juntos, diagnosticamos trambulador solto (na verdade quebrou uma peça plástica de encaixe do cabo do trambulador ao câmbio).

Manualmente, ele e o pai passaram pro neutro lá no câmbio mesmo e conseguiram rebocar o carro. Foi feita uma adaptação no encaixe que ficou bem mais segura e que, provavelmente, não trará problemas novamente. Pena que não tenho mais as fotos. Gastaram o troco do pão e resolveram numa manhã.

Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca.

Vale salientar que tal problema não afeta a segurança, pois o cabo serve apenas para seleção da marcha. Quebrando ou desencaixando em movimento, o único inconveniente é não poder desengatar o carro (deve ter acontecido com o seu namorado, só que, ao parar, ele movimentou a alavanca boba e desligou o carro ainda engatado, mas não deu sopapo por estar com o pé no freio). Aí, quando você foi ligar no outro dia, entrou a programação do câmbio/ECU de não permitir a partida com a marcha engrenada, e da trava da alavanca em P (em alguns carros também pode ocorrer a trava da alavanca por problemas no sensor do pedal de freio ou queima de fusível da iluminação externa).
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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por b0fh em Qui Abr 21, 2016 10:54 am

2 perrengues com esse cambio

1 - andei um tempo com o carro com rodas erradas (diferentes), deu uma pane absurda no cambio. foi dado um 'reset' eletronico em uma oficina (nada de CC fiat, aquilo lá é só tristeza) e voltou ao normal como nada tivesse acontecido. e olha que dava uns trancos medonhos quando tava com pau...

2 - bateria arriou numa parada rápida, impossível tirar ele do P mas no painel dizia outra coisa... seguro fez 'chupeta' pra poder ligar o carro e ir embora, troquei a bateria ficou 100%. talvez seja esse o teu problema.

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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Edson Tonelli em Qui Abr 21, 2016 8:38 pm

Há alguns anos em uma parada de estrada com uma gm captiva, a alavanca travou também. Não me recordo bem dos detalhes, só que após algum tempo ligando e desligando a chave e pisando no freio acabou destravando.
Agora lendo a observação " Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca. "
Percebo que na ocasião devo ter colocado direto no P e ido para o café
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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Nobre em Sex Abr 22, 2016 3:35 pm

Edson Tonelli escreveu:Há alguns anos em uma parada de estrada com uma gm captiva, a alavanca travou também. Não me recordo bem dos detalhes, só que após algum tempo ligando e desligando a chave e pisando no freio acabou destravando.
Agora lendo a observação " Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca. "
Percebo que na ocasião devo ter colocado direto no P e ido para o café
Edson, dependendo do carro, o travamento da alavanca pode ocorrer por problemas no cilindro da chave ou na iluminação externa (sensor do pedal de freio, fusível da luz de freio ou das luzes de posição). Por questões de segurança, alguns carros não permitem o deslocamento com a iluminação irregular (todos os automáticos da Toyota e Honda, por exemplo), a não ser que sejam destravados manualmente no botão "shift lock".
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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Alexandre Monteiro em Qui Maio 12, 2016 9:49 am

Pessoas, um colega comentou que é necessário trocar o óleo do cambio....nunca troquei dos meus carros manuais....


É realmente necessário trocar? Qual a frequência, qual a marca/tipo, qual o valor?
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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Edson Tonelli em Qui Maio 12, 2016 10:06 am

Alexandre, realmente há necessidade da troca de óleo nos câmbios automáticos. A recomendação da periodicidade consta no manual do proprietário.

Câmbios manuais há necessidade de verificação do nível e adição de óleo se necessário. E obviamente uma troca após longa vida. Embora em determinados carros a troca não é descrita no manual, somente a verificação; como por ex. no chevrolet Monza. Eu tenho um 1990 desde novo e nunca troquei o óleo, somente uma ocasião que adicionei aditivo STP para este fim. O carro tem 106 mil km e o óleo está sempre no nível.
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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

Mensagem por Convidado em Qui Maio 12, 2016 3:16 pm

Edson Tonelli escreveu:Alexandre, realmente há necessidade da troca de óleo nos câmbios automáticos. A recomendação da periodicidade consta no manual do proprietário.
[...]
A Fiat recomenda a troca desse óleo aos 150.000km rodados.  O que a meu ver é muito tempo.  Já consultei uma oficina especializada em câmbios automáticos e eles também disseram ser muito tempo. O  óleo pode se deteriorar.  Melhor prevenir com trocas periódicas do que esperar surgir algum problema.  Reparo em cambio automático é super caro.

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Re: Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

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