Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )

Mensagem por tech3000 em Qui Jul 28, 2016 2:28 am

Pessoal,

Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).

O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.

Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...

Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...

Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".

ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!

Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).

Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.

Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:

Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.

Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.

Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.

Abraços galera!

tech3000
Don
Don

Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )

Mensagem por Thyago Ernestus em Qui Jul 28, 2016 3:01 pm

Me admira muito uma empresa conceituada como a Magnetti Marelli fabricar uma peça com tanta probabilidade de dar defeito. Segundo um dos videos apresentados, quase todos os Unos Evo com mais de 50.000 Km rodados já apresentaram o problema. 

Parece que querem lucrar com a desgraça alheia...

Thyago Ernestus
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Apelido do Carro : Piccolino

Mensagem por DecomedRJ em Qui Jul 28, 2016 4:07 pm

Legal o relato, já tinha lido algo sobre esse problema, mas pelo menos nos Cult 1.4 EVO não são inúmeros casos, apesar de já ter relatos. No uno confesso que não sei.
De qualquer forma o tópico é pertinente até para diagnóstico do problema.

DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Apelido do Carro : Blue

Mensagem por Ivan Santos em Sex Ago 05, 2016 11:02 pm

POST SHOW DE BOLA!!! Tive esse problema hj com meu 500tinho.
Morri em R$174,00 na CSS para passar o scanner e quase fechei os R$1450,00 para trocarem a peça.
Resolvi pesquisar e cá estou economizando uma grana. Depois conto o resultado aqui!

Ivan Santos
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por tech3000 em Qua Ago 17, 2016 1:37 am

Ivan Santos escreveu:POST SHOW DE BOLA!!! Tive esse problema hj com meu 500tinho.
Morri em R$174,00 na CSS para passar o scanner e quase fechei os R$1450,00 para trocarem a peça.
Resolvi pesquisar e cá estou economizando uma grana. Depois conto o resultado aqui!

E aí Ivan, resolveu no seu caso? No meu caso parece que até acelera melhor agora, hehehe.

tech3000
Don
Don

Mensagem por Ivan Santos em Qua Ago 17, 2016 11:19 am

Cara, resolveu, mas tive que trocar a peça...  Crying or Very sad
Consegui abrir e tirar o TBI, mas as pontes estavam ok... Fiz teste com multímetro e tudo funcionando... 
Pedi a peça através do fornecedor de um amigo e paguei 600 reais. Ele tinha o aparelho, já registrei a nova peça e aí funcionou.
Vou mandar a peça antiga pra alguém que entende bem de eletrônica e ver se encontra o problema...

Ivan Santos
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por tech3000 em Sab Ago 27, 2016 4:03 am

Ivan Santos escreveu:Cara, resolveu, mas tive que trocar a peça...  Crying or Very sad
Consegui abrir e tirar o TBI, mas as pontes estavam ok... Fiz teste com multímetro e tudo funcionando... 
Pedi a peça através do fornecedor de um amigo e paguei 600 reais. Ele tinha o aparelho, já registrei a nova peça e aí funcionou.
Vou mandar a peça antiga pra alguém que entende bem de eletrônica e ver se encontra o problema...

Cara, talvez fosse bom insistir nas pontes, pois visualmente olhando pode não ter problema e até mesmo com multimetro testando vai dar sinal, o problema é que elas podem dar erro durante o funcionamento do motor.

O procedimento de trocá-las por fios mais grossos e com solda nova é para garantir que justamente o problema não é ali.

tech3000
Don
Don

Tentei, arrisquei e por hora deu certo...

Mensagem por Rui Pastor em Qui Dez 01, 2016 7:55 pm

Ivan Santos escreveu:POST SHOW DE BOLA!!! Tive esse problema hj com meu 500tinho.

Segui o procedimento descrito e, por enquanto deu certo. O motor funciona normalmente. Os quatro fios são mais finos que cabelos. A soldagem é muito deliciada, mas por hora deu certo.

Rui Pastor
Não-iniciado
Não-iniciado

Apelido do Carro : Cinque!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:53 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: