Gasolina Podium

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Gasolina Podium

Mensagem por boacabelo em Ter Jul 01, 2014 5:01 pm

Chegando um pouco atrasado ao debate, queria contribuir com a minha experiência.

Meu multiair automático costuma vibrar ao redor dos 2500 giros, desaparecendo por completo nos 3500. A sensação é de que, nessa faixa, ele tem que fazer um esforço desconfortável.

Com 22k rodados, abasteci o carro com Podium pela primeira vez e senti uma amenizada nessa vibração. Além disso, sinto que nas retomadas e subidas de ladeira o motor tem respondido com mais agilidade. 

Tem sido bastante divertido pisar no acelerador, vale a pena testar uma vez para ver como é.

boacabelo
Picciotto
Picciotto

Mensagem por Serafa em Ter Jul 01, 2014 11:06 pm

Na maioria das vezes que abasteço coloco a gasolina Podium.

Eu acho que há diferença de potência e era pra ter mesmo, já que essa gasolina tem um pouco mais de octanagem. Diferente da aditivada, que é a mesma gasolina que a comum mas com aditivos, sendo que estes não interferem no desempenho do motor.

às vezes tenho a sensação de que a Podium dura menos, mas talvez seja porque como o carro fica um pouco mais esperto, acabo pisando mais.

Aqui a Podium custa de R$ 3,60 a R$ 4,00 dependendo da região e do posto. A comum varia entre R$ 2,70 e R$ 3,00.
Serafa
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Kinder

Mensagem por tech3000 em Qua Jul 02, 2014 8:43 pm

Serafa escreveu:Na maioria das vezes que abasteço coloco a gasolina Podium.

Eu acho que há diferença de potência e era pra ter mesmo, já que essa gasolina tem um pouco mais de octanagem. Diferente da aditivada, que é a mesma gasolina que a comum mas com aditivos, sendo que estes não interferem no desempenho do motor.

às vezes tenho a sensação de que a Podium dura menos, mas talvez seja porque como o carro fica um pouco mais esperto, acabo pisando mais.

Aqui a Podium custa de R$ 3,60 a R$ 4,00 dependendo da região e do posto. A comum varia entre R$ 2,70 e R$ 3,00.

O correto seria calcular bem basicamente se rodando a mesma km gastou mais ou menos em dinheiro... se gastou mais sem alteração no perfil de condução e sem vantagens diretas (pois as indiretas no motor são difíceis de mensurar) então não vale a pena a diferença no custo pra podium, o que não ocorre entre comum e aditivada em que a diferença entre ambas é pequena e o risco calculado de vantagens não mensuráveis é menor, valendo a pena sempre aditivada (na minha opinião). Ainda mais agora que os níveis de enxofre foram reduzidos drasticamente em toda nossa gasolina se igualando nesse item à podium que antes tinha essa vantagem do baixo enxofre e agora é igual.

Já experimentei diversas vezes a podium numa moto 800cc que tenho e pela pouca diferença na condução não achei que compensa o preço, mesmo na moto com respostas mais vigorosas se comparados com carro.
tech3000
Don
Don

Mensagem por Serafa em Qua Jul 02, 2014 9:45 pm

Aconteceu uma coisa que me chamou a atenção no último abastecimento.

Fui abastecer neste domingo e vi que o hodômetro marcava aproximadamente 330km rodados desde o último abastecimento, quando resetei pela última vez o "Trip B".

Terminado o abastecimento, a bomba marcou 30 litros, aproximadamente. Fiz as contas e deu 11 km/L de autonomia. Até aí tudo bem.

Quando voltei ao carro para ver o consumo do "Trip B", estava marcando 9,5km/L.

De início achei que a bomba poderia estar adulterada, marcando mais combustível do que efetivamente tinha abastecido. Mas fazia sentido dar 30 litros porque o carro já tinha "apitado" avisando que o tanque estava na reserva e o tanque tem capacidade máxima de 35 litros.

Será que o marcador de autonomia está com problema? Ele é confiável? Alguém já tirou essa prova?

Abs!
Serafa
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Kinder

Mensagem por tech3000 em Qui Jul 03, 2014 9:37 pm

Não manjo muito do marcador de autonomia mas é um que não costumo usar justamente porque não dá pra confiar 100%...

Ah, e o 500 possui tanque de 35+5 de reserva, então na realidade cabem 40 litros, mas quando entra na reserva acende o marcador de reserva, o beep de aviso de reabastecimento ocorre antes de começar a usar a reserva.

É até uma coisa que nunca fiz... fazer na mão marcando km rodado e litros utilizados pra ver se bate com o computador de bordo...
tech3000
Don
Don

Mensagem por Andre_JF em Ter Jul 29, 2014 10:18 am

tech3000 escreveu:Não manjo muito do marcador de autonomia mas é um que não costumo usar justamente porque não dá pra confiar 100%...

Ah, e o 500 possui tanque de 35+5 de reserva, então na realidade cabem 40 litros, mas quando entra na reserva acende o marcador de reserva, o beep de aviso de reabastecimento ocorre antes de começar a usar a reserva.

É até uma coisa que nunca fiz... fazer na mão marcando km rodado e litros utilizados pra ver se bate com o computador de bordo...

No meu carro, Sport Air Prima Edizione 2012, o computador de bordo sempre se aproxima bastante da realidade. Sábado passado abasteci, como sempre usando Podium, e o computador de bordo marcava 15,1 km/l. Na ponta do lápis consegui 14,85 km/l, ou seja, uma quebra pequena em relação ao computador.

Andre_JF
Não-iniciado
Não-iniciado

Apelido do Carro : Prima Edizione 011/500

Mensagem por caio_reinhardt em Ter Jul 29, 2014 3:32 pm

No meu caso o PC de bordo é bem confiável...

Eu nunca abasteci com Pódium, mas como o 500 MultiAir tem uma taxa de compressão alta, acredito que deva mudar o consumo. Uma alternativa é usar a Ipiranga Premium ou a V-Power Racing. Ambas têm 91 octanas, octanagem parecida com as gasolinas da Europa e dos EUA, mas ao contrário da Pódium (Tem 95 octanas), ela não custa tão caro.

O problema é que a Pódium já é rara nos postos, a Premium e a Racing são piores ainda. Eu abasteci uma vez com o meu Twingo...
caio_reinhardt
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Tico

Mensagem por ClaudioS em Sab Ago 09, 2014 10:52 pm

VPower Racing não existe mais; a Shell parou de vender a alguns anos; mas pelo que andei lendo, eles têm planos de voltar a vender gasolina premium.

Recentemente a BR e a Shell anunciaram mudanças na composição de suas gasolinas aditivadas:

- a BR lançou a GRID em substituição á antiga SUPRA, agora com um tal redutor de atrito, algo que a Shell já usava a anos.

- a Shell por sua vez anunciou que vai aumentar o % de redutor de atrito da sua VPower e talvez mude o nome pra Nitro +

ClaudioS
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por Thyago Ernestus em Dom Ago 10, 2014 2:49 pm

O motor do meu 500 de vez em quando "grilava" com gasolina comum. Isso é sinônimo de pré-ignição ou detonação devido à alta taxa de compressão dos motores flex. A solução é simples e mais barata do que abastecer com gasolina Podium ou colocar aditivos no tanque: basta adicionar um pouco mais de etanol à gasolina comum.

No meu carro, quando as duas barrinhas superiores do indicador de combustível apagaram (cerca de 1/4), completei com álcool. Me esqueci de verificar a quantidade de litros, mas o problema acabou. O motor ficou com o funcionamento "redondinho".
Thyago Ernestus
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Piccolino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: