[Dúvida] alerta de frenagem brusca.

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Dúvida] alerta de frenagem brusca.

Mensagem por bludabi em Ter Abr 17, 2012 12:57 am

pessoal,
não lembro bem em qual matéria li essa informação, mas lembro de alguma coisa do tipo e agora não tenho mais certeza se o 5cento tem tal dispositivo ou não:
o Fiat 500 conta com um dispositivo que, em caso de frenagem brusca, aciona automaticamente o "pisca-alerta", para melhor sinalização do veículo.

essa informação procede? caso sim, alguém já "testou" ou viu o equipamento em funcionamento?

abraço!

bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Re: [Dúvida] alerta de frenagem brusca.

Mensagem por Convidad em Ter Abr 17, 2012 8:45 am

bludabi escreveu:pessoal,
não lembro bem em qual matéria li essa informação, mas lembro de alguma coisa do tipo e agora não tenho mais certeza se o 5cento tem tal dispositivo ou não:
o Fiat 500 conta com um dispositivo que, em caso de frenagem brusca, aciona automaticamente o "pisca-alerta", para melhor sinalização do veículo.

essa informação procede? caso sim, alguém já "testou" ou viu o equipamento em funcionamento?

abraço!

Tem sim, na verdade essa é uma norma americana tbm, se nao me engano, e nao precisa frenar tao forte assim pra acionar o alerta, basta ele interpretar que esta ocorrendo uma frenagem um pouco mais brusca do normal.

O meu ando acionando direto o alerta......kkkkkkkk.

Convidad
Convidado

Mensagem por Felipe em Ter Abr 17, 2012 8:54 am

Vou tentar filmar isso!!! Smile

Felipe
Moderatore
Moderatore

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Mensagem por Nickolas Dornelles em Ter Abr 17, 2012 8:55 am

Sim, já funcionou na estrada!
Devia estar a uns 110, 120 km/h e pisei no freio meio que bruscamente e olhei pro painel, ví que o pisca alerta ligou sozinho e logo em seguida desligou sozinho também.
Mas só funciona acima de 80km/h diz o manual, então nada de sair grudando o pé no freio.

Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Tico-Teco

Mensagem por leobt100 em Ter Abr 17, 2012 8:58 am

Bem interessante essa função, previne uma colisão ou pelo menos faz com que seja leve.

Vou testar no meu tb...

leobt100
Consigliere
Consigliere

Mensagem por Nickolas Dornelles em Ter Abr 17, 2012 9:04 am

vejo pessoas quase quebrando o disco de freio para testar essa função.
hahahahahahaha

Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagem por bludabi em Ter Abr 17, 2012 9:41 am

muito legal isso viu?
os nossos Cinquecentos tem funções de segurança que muita gente nem mesmo imagina que existem e que são de uma importância muito grande.

bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagem por lbittencourt em Ter Abr 17, 2012 9:49 am

O meu já acionou isso inúmeras inúmeras vezes, acho que basta estar acima de 80 e dar uma pisadinha um pouquinho mais forte.

lbittencourt
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : ChicoBento

Mensagem por lbittencourt em Ter Abr 17, 2012 9:50 am

E só para constar quase todo carro hj em dia tem isso...

lbittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagem por Felipe em Ter Abr 17, 2012 10:10 am

Eu só não encontrei essa informação no manual do 500. Alguém?

Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagem por Nickolas Dornelles em Ter Abr 17, 2012 10:42 am

FelipeTippa escreveu:Eu só não encontrei essa informação no manual do 500. Alguém?
Eu encontrei uma vez, não me recordo aonde vi essas informações. Mais tarde dou uma olhada e posto aqui.

Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Felipe em Ter Abr 17, 2012 10:57 am

Tem no site da FIAT, no manual não.

Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagem por Felipe em Ter Abr 17, 2012 11:04 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagem por LeoPat em Ter Abr 17, 2012 11:25 am

Se isso é norma nos EUA, é nova. Quando eu estava lá não existia.
Eu desgosto dessa função, pra falar a verdade. Eu acho tão bobo quando as pessoas ligam o pisca alerta quando freiam. E, se não me engano, pela legislação brasileira não é permitido usar o pisca alerta com o carro em movimento.

LeoPat
Don
Don

Mensagem por lbittencourt em Ter Abr 17, 2012 11:29 am

Leo, mas, convenhamos... em uma freada brusca isso faz, sim, diferença, pois chama a atenção de um possível motorista desatento que venha atrás.

lbittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagem por LeoPat em Ter Abr 17, 2012 11:35 am

lbittencourt escreveu:Leo, mas, convenhamos... em uma freada brusca isso faz, sim, diferença, pois chama a atenção de um possível motorista desatento que venha atrás.

Não discuto a funcionalidade, certamente 'alerta' quem está desatento... Pode ser que esse dispositivo diminua em muito o risco de engavetamento. Mas eu acho que fica estúpido. Bobo. Não sei explicar direito.

LeoPat
Don
Don

Mensagem por Andresa em Ter Abr 17, 2012 11:37 am

Eu acho até perigoso no caso de neblina ou chuva forte, o condutor do carro em movimento ligar o pisca alerta em estrada, pois estando atrás instintivamente achamos que o carro da frente está parado na estrada e daí para uma "m", é rapidinho.

Mas uma "piscadinha" em condições normais, é bom que dá uma alertada em quem vem atrás...

Andresa
Musa
Musa

Apelido do Carro : Pascal

Mensagem por LeoPat em Ter Abr 17, 2012 11:45 am

Andresa escreveu:Eu acho até perigoso no caso de neblina ou chuva forte, o condutor do carro em movimento ligar o pisca alerta em estrada, pois estando atrás instintivamente achamos que o carro da frente está parado na estrada e daí para uma "m", é rapidinho.

Mas uma "piscadinha" em condições normais, é bom que dá uma alertada em quem vem atrás...

É exatamente por isso que não se pode ligar o pisca alerta em movimento. Confunde-se com um carro parado.

Mas, no meio de tantos motoristas ruins, a coisa já banalizou-se. Vejo direto cara no meio da serra com neblina descendo com o pisca alerta ligado. A vontade é de empurar o desgraçado pro abismo. Também tem a clássica "estar na faixa da esquerda e, mesmo assim, dar seta para a esquerda pra pedir passagem pra quem está na frente', algo tão estúpido que me fez perder a credibilidade na humanidade como u todo.

LeoPat
Don
Don

Mensagem por Leopoldo em Ter Abr 17, 2012 11:57 am

LeoPat escreveu:
lbittencourt escreveu:Leo, mas, convenhamos... em uma freada brusca isso faz, sim, diferença, pois chama a atenção de um possível motorista desatento que venha atrás.

Não discuto a funcionalidade, certamente 'alerta' quem está desatento... Pode ser que esse dispositivo diminua em muito o risco de engavetamento. Mas eu acho que fica estúpido. Bobo. Não sei explicar direito.

Não entendi, Leo... Eu fazia isso de piscar as setas com meu carro anterior, principalmente quando o trânsito pára, de repente, em uma via de trânsito rápido ou rodovia, por exemplo. Esse tipo de ação não implica em infração segundo o código brasileiro de trânsito, como, por exemplo, deixar as setas ligadas enquanto trafega ou num trecho de neblina.

O único problema é que um comando policial, por exemplo, vai ver que vc freou muito bruscamente antes do radar! hahahaha

abs

--------------------------------------------------------------------------------------------
Round 2, FIGHT!!!: Fiat 500 SPORT 1.4 Multiair MT 11/12 laranja rame + Kit convenience 1 + kit Sport 1
Round 1:              Fiat 500 CULT 1.4 Evo MT 11/12 laranja rame + kit convenience 1 + kit Sport 1 (vendido)
Equipe 500Clube

Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Mensagem por LeoPat em Ter Abr 17, 2012 1:19 pm

Leopoldo escreveu:
Não entendi, Leo... Eu fazia isso de piscar as setas com meu carro anterior, principalmente quando o trânsito pára, de repente, em uma via de trânsito rápido ou rodovia, por exemplo. Esse tipo de ação não implica em infração segundo o código brasileiro de trânsito, como, por exemplo, deixar as setas ligadas enquanto trafega ou num trecho de neblina.

O único problema é que um comando policial, por exemplo, vai ver que vc freou muito bruscamente antes do radar! hahahaha

abs

Nem eu entendo, Leo. Como falei, não sei explicar. Só sei que eu olho pra isso e acho... bobo. Eu ia usar um exemplo no meu último post, mas seria politicamente incorreto, então me contive. Tento achar algo pra relacionar como exemplo, mas é difícil. Mas é mais ou menos como robôs falando. Não consigo explicar, mas é algo que eu vejo como estúpido. O visual, ou a idéia da coisa. É como se o carro quisesse se comunicar, mas é uma máquina, então a idéia de uma máquina se comunicar... Putz, realmente não consigo explicar. Deixa pra lá.

Esse lance do radar... Me lembrou outra coisa que me irrita. Digo, todo mundo que estiver acima do limite freiar para o radar é entendível (e o motivo pelo qual, estatisticamente, radares só aumentam o número de acidentes), mas o que eu não suporto é estar andando a 110 numa estrada em que o limite é 120 e o cara da frente meter o pé no freio pra passar a 80 no radar.

LeoPat
Don
Don

Mensagem por Rodrigo-nit em Ter Abr 17, 2012 6:02 pm

Pegando o gancho do Leopat, já cheguei a conclusão que os brasileiros não sabem dirigir. Parece radical, mas não. Infelizmente ninguém respeita as normas, e uma das que mais me irritam são os motoristas que andam na faixa da esquerda. Se vc sinaliza para ultrapassagem, o sujeito continua lá como se nada estivesse acontecendo.....e ainda fica irritado se vc piscar o farol! Faixa da esquerda é para ultrapassagem.

Rodrigo-nit
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Silver Bullet

Mensagem por LeoPat em Ter Abr 17, 2012 6:17 pm

Rodrigo-nit escreveu:Pegando o gancho do Leopat, já cheguei a conclusão que os brasileiros não sabem dirigir. Parece radical, mas não. Infelizmente ninguém respeita as normas, e uma das que mais me irritam são os motoristas que andam na faixa da esquerda. Se vc sinaliza para ultrapassagem, o sujeito continua lá como se nada estivesse acontecendo.....e ainda fica irritado se vc piscar o farol! Faixa da esquerda é para ultrapassagem.

Pois é... Já desviamos do tópico novamente, como sempre.

Mas é fato, a faixa da esquerda é só pra ultrapassagem. Em teoria, deveria ficar livre sempre. Mas já é papo pra outra hora, outro tópico. O que eu disse sobre o pisca alerta era menos em referência à maneira de dirigir, e mais em referência à estranheza visual que me causa, sem questionar sua eficácia. No caso do uso durante a frenagem repentina, que fique claro.

Mas eu não acho que seja o Brasileiro que não saiba dirigir, acho que a grande maioria das pessoas não o sabe, em qualquer lugar do mundo, ou simplesmente não liga (como é o caso dos apressadinhos estressados nos grandes centros urbanos). E eu me incluo nisso. A despeito de fazer o máximo pra seguir as regras e pensar no próximo, é inevitável cometer alguns deslizes, propositalmente ou não.

LeoPat
Don
Don

Mensagem por Andresa em Ter Abr 17, 2012 7:09 pm

Traduzindo (e encerrando) acho que o problema do brasileiro não é não saber dirigir e sim nāo ter educaçāo... Fora daqui as pessoas tem e respeitam as normas de trânsito!

Andresa
Musa
Musa

Apelido do Carro : Pascal

Mensagem por gfrios em Ter Abr 17, 2012 7:16 pm

Acho desnecessário apesar de ser um 'equipamento'de segurança. Eu mesmo, quando vejo o transito parar ou algo na pista que precise de atenção para alertar, pego meu dedo e ligo o alerta, distancio do carro da frente e pronto, desligo! Não precisa ligar 10 luzes e 8 farois automaticamente para avisar o motorista de trás.

gfrios
Don
Don

Mensagem por LeoPat em Ter Abr 17, 2012 7:27 pm

Andresa escreveu:Traduzindo (e encerrando) acho que o problema do brasileiro não é não saber dirigir e sim nāo ter educaçāo... Fora daqui as pessoas tem e respeitam as normas de trânsito!

Discordo, Andresa. Nos Estados Unidos cansei de ver desrespeito às normas (limite de velocidade lá é ignorado por completo). Pra atravessar a rua e chegar no Arco do Triunfo é um sufoco danado porque nenhum motorista respeita faixas, nem sinaliza o que vai fazer. Na Alemanha peguei um taxi que fazia mais besteira do que os nosso por aqui. Na Itália, então, nem se fala. É uma zona infernal nas ruas. Nem na Dinamarca, que é um dos países com o povo mais educado no mundo, eu deixei de ver desordem no trânsito.

Só na Áustria e na Suíça eu percebi uma diferença grande no modo de agir dos motoristas.

Mas, novamente, acho que todo mundo comete erros, e no trânsito isso não é exclusividade do brasileiro.

LeoPat
Don
Don

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:40 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: