seria arriscado trocar o som do 500?

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por m.souza91 em Sex Jul 13, 2012 7:41 pm

pra quem quer colocar usb no radio que não veio, pode usar isso

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

eu já vi funcionar e muito bem em outros sons

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/07/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Filipe_SC em Sex Jul 13, 2012 8:13 pm

Mardem escreveu:é gente...
hoje meu irmão e eu ficamos muito tempo tentando adaptar um cabo na traseira do rádio...
seguimos o esquema dos pinos do 500 com usb e achamos um 5v...mas o rádio simplesmente não reconheceu...
o pen drive acendeu e tudo mais, mas não leu...no media, só rolou um No Source avaliable...
ou seja, minhas esperanças estão se esgotando. To pensando em encomendar um cd changer, pq creio que o b&m seja imprescindível para a leitura e o reconhecimento do usb.
Por enquanto, é isso Mad

Amigo tens como mostrar quais pinos vc conseguiu os 5v+ e terra? Será que não há uma chance de os cabos de dados terem sido colocados no lugar errado? se fez o pen drive piscar já é um avanço...ninguem tinha conseguido hehe



Mardem escreveu:vish
então o meu vai me dedurar muito!
eu tirei o rádio mesmo!
hauahau
e o painel ficou piscando loucamente...
sem contar que terei de levá-lo na css, então vão detectar...haahauah
o carro não vem com um simples usb e ainda é um baita de um x-9!
Eu acho que vou comprar um cd changer mesmo, é o que mais se assemelha a um usb normal e é comandado pelo rádio, o que eu prezo por não querer trocar o som original...ele é mto bonito!
enfim, tá aí a primeira decepção minha com o carro!


Olha eu tirei o radio e coloquei de volta mas não vi nada de anormal no carro..ou no painel..talvez pq eu tenha tirado com o carro desligado... e quando liguei a elétrica do carro foi com o plug conectado sei lá...tb to cagando e andando pra isso rsrs

m.souza91 escreveu:pra quem quer colocar usb no radio que não veio, pode usar isso

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

eu já vi funcionar e muito bem em outros sons

Unica lado negativo disso...é que teu som vai enchegar o pen drive como uma disqueteira.

O que isso implica?

Bom vc so vai poder ter 6 pastas contendo 99 musicas cada...

E o som vai ver as pastas assim..

CD track 01 - music 01 (mais ou menos isso) e assim por diante..

Então esse lance de ver nome de pasta, nome da musica bonitinho esquece...

Eu vou partir para um transmissor FM (se não tiver mais saída) que tem saida para fone de ouvido e ligar ele direto na entrada auxiliar.. (dispensando a transmissão FM que costuma ser ruim...).pelo menos consigo navergar melhor pelas pastas..tipo esse aqui..




[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Filipe_SC
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 264
Data de inscrição : 01/06/2012

Idade : 33
Localização : São José - SC

Apelido do Carro : Tomatinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Sex Jul 13, 2012 8:30 pm

Mardem escreveu:vish
então o meu vai me dedurar muito!
eu tirei o rádio mesmo!
hauahau
e o painel ficou piscando loucamente...
sem contar que terei de levá-lo na css, então vão detectar...haahauah
o carro não vem com um simples usb e ainda é um baita de um x-9!
Eu acho que vou comprar um cd changer mesmo, é o que mais se assemelha a um usb normal e é comandado pelo rádio, o que eu prezo por não querer trocar o som original...ele é mto bonito!
enfim, tá aí a primeira decepção minha com o carro!

simples, tente passar no scanner em uma CSS com um mecânico conhecido.
Aí ele apaga tudo que tem lá e pronto. O sistema não acumula nem manda pra fiat.
Zerando, quando aparecer outra bronca, essa lista decorrente da retirada do som não vai mais aparecer.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Sex Jul 13, 2012 9:58 pm

Eu vou partir para um transmissor FM (se não tiver mais saída) que tem saida para fone de ouvido e ligar ele direto na entrada auxiliar.. (dispensando a transmissão FM que costuma ser ruim...).pelo menos consigo navergar melhor pelas pastas..tipo esse aqui..




[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/quote]

Eu mandei vir um bicho desses do ebay. Deve demorar uns 6 meses. É triste.
Tem que comprar, esquecer e muito tempo depois se surpreender com a chegada.
Tou com 3 coisas vindo de lá: esse, umas lâmpadas PIAA e as capas da chave. Haja paciência de Jó.

Outra alternativa é conseguir um GPS com BT e entrada para cartão com saída de áudio.
De marcas genéricas, achei de tuia no ML. Mas um produto decente a um preço razoável e que tenha tudo junto não achei.
Se alguém conhecer, tiver experiência com um desses, agradeço sugestões de marca/modelo.

avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Filipe_SC em Sex Jul 13, 2012 10:30 pm

Eloisio escreveu:Eu vou partir para um transmissor FM (se não tiver mais saída) que tem saida para fone de ouvido e ligar ele direto na entrada auxiliar.. (dispensando a transmissão FM que costuma ser ruim...).pelo menos consigo navergar melhor pelas pastas..tipo esse aqui..




[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Eu mandei vir um bicho desses do ebay. Deve demorar uns 6 meses. É triste.
Tem que comprar, esquecer e muito tempo depois se surpreender com a chegada.
Tou com 3 coisas vindo de lá: esse, umas lâmpadas PIAA e as capas da chave. Haja paciência de Jó.

Outra alternativa é conseguir um GPS com BT e entrada para cartão com saída de áudio.
De marcas genéricas, achei de tuia no ML. Mas um produto decente a um preço razoável e que tenha tudo junto não achei.
Se alguém conhecer, tiver experiência com um desses, agradeço sugestões de marca/modelo.

[/quote]

6 meses Eloiso???? Shocked Shocked Shocked

Qual modalidade de frete vc pediu? Comprei um headphone de 80 dolares o frete custou 20 dolares a mais, a modalidade era USPS Priority Mail....em 18 dias tava na minha casa..e nem tributado foi...
avatar
Filipe_SC
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 264
Data de inscrição : 01/06/2012

Idade : 33
Localização : São José - SC

Apelido do Carro : Tomatinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Sex Jul 13, 2012 10:32 pm

esse aqui tava frete free.
deve vir da china, tipo o dealextreme.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por jrfol em Sab Jul 14, 2012 9:13 am

Eloisio escreveu:esse aqui tava frete free.
deve vir da china, tipo o dealextreme.

se for "tipo dealextreme" costuma demorar de 30 a 40 dias, pelo menos foi oq ocorreu com as compras que fiz la, com frete free... jas os retrovisores que comprei de uma css dos eua, demoraram 20 dias, mas tambem o frete foi mais caro que o produto comprato (q me lembre 42 dolares), mas já me acostumei a fazer essas compras e esquecer que comprei... rs... o pior é ter esse prazo nesses sites de outlet no próprio BR Neutral
avatar
jrfol
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 33
Localização : Guarujá

Apelido do Carro : pqno

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Mardem em Dom Jul 15, 2012 12:50 pm

Filipe_SC escreveu:
Amigo tens como mostrar quais pinos vc conseguiu os 5v+ e terra? Será que não há uma chance de os cabos de dados terem sido colocados no lugar errado? se fez o pen drive piscar já é um avanço...ninguem tinha conseguido hehe

Filipe, segue o esquema que acendeu o pen drive

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Já te adianto, pra fazer ele acender, meu irmão e eu tivemos que mudar a posição dos fios data e terra em uma coluna (passamos pros 3 pinos do lado dos que o usb com b&m utilizam), como é possível ver na foto. Na posição identica ao do 500 com usb, ele simplesmente não funcionou/acendeu.
Os 5v vêm dos pinos do "bloco" de baixo porque na pinagem do cabo auxiliar, o multimetro não acusou em nenhum momento 5v, somente 12v.Como havíamos checado a saída usb do meu notebook e ela tinha indicado 5.11 v no multimetro, tentamos achar o valor mais próximo de 5v, e nesse pino inferior, deu 5.14v com pequena oscilação, não chegando a 6v. De duas uma, ou não conseguimos descobrir os pinos corretos do data+ e do data-, ou o rádio é bloqueado e não reconhece usb sem a atualização do software/firmware. Lembrando que não tínhamos os pinos de contato do conector para assegurar o encaixe deles, então eu não posso afirmar que não funcione, mas no meu caso ele não funcionou.
Se quiser tentar, fique a vontade. No meu caso, não funcionou, mas também não queimou nem o rádio e nem o pen drive...


Eloisio escreveu:
simples, tente passar no scanner em uma CSS com um mecânico conhecido.
Aí ele apaga tudo que tem lá e pronto. O sistema não acumula nem manda pra fiat.
Zerando, quando aparecer outra bronca, essa lista decorrente da retirada do som não vai mais aparecer.

Eloisio, esse é o problema, eu não tenho um mecânico conhecido numa css fiat...hauahaua
Mas agora já foi...

Mardem
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/03/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por ruyzappa em Dom Jul 15, 2012 2:43 pm

m.souza91 escreveu:pra quem quer colocar usb no radio que não veio, pode usar isso

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

eu já vi funcionar e muito bem em outros sons

É caro, mas esse funciona!

"Your car head unit should be CD changer capable"
avatar
ruyzappa
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 69
Data de inscrição : 20/04/2012

Idade : 52
Localização : Rio de Janeiro

Apelido do Carro : Pequeno

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Mardem em Dom Jul 15, 2012 3:12 pm

ruyzappa escreveu:
m.souza91 escreveu:pra quem quer colocar usb no radio que não veio, pode usar isso

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

eu já vi funcionar e muito bem em outros sons

É caro, mas esse funciona!

"Your car head unit should be CD changer capable"

Bom...acho que esse é o mesmo:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
e tá mais barato Very Happy Very Happy
Se não me engano, o Mussashi comprou um desses, mas nem sei se chegou ou se funcionou, pq ele não deu noticias xp.
Estou quase comprando um, já que é praticamente impossível viabilizar um usb com a ajuda (ou falta dela) da fiat...é triste!

Mardem
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/03/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Dom Jul 15, 2012 3:47 pm

eu comprei um GPS de 4,3 que reproduz mp3 e tem BT para o telefone.
Vou ligar ele escondendo os fios de alimentação e a saída que vai para o auxiliar que vai ficar tudo embutido por dentro do painel.
Ele suporta SD de até 8gb, suficiente pra mim. Dentro da cidade um CD com músicas prediletas e duas FMs de qualidade. Nova Brasil e Tribuna.
Vai ser a solução até que haja uma definição sobre uma cental multimídia.
Não vou mais tentar alternativas.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por m.souza91 em Dom Jul 15, 2012 5:29 pm

Eloisio, eu ainda não estou com o meu 500, na realidade ainda estou a procura, mas como o seu é sem blue&me fica mais fácil ainda resolver esse problema, porém um pouco dispendioso.

vc pode comprar uma moldura e engatilhar um dvd 2 din nela, o problema é que essas molduras são caras, mas é algo a se pensar

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/07/2012

Idade : 26
Localização : Brasília


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Dom Jul 15, 2012 6:21 pm

ehhh, tirar o som original, gera 8 mensagens de erro no scanner da Fiat quando ele é plugado no carro.
O rádio é ligado ao computador de bordo, até acusar que o sensor de porta está desligado acusa. Impressionante.
É preciso esperar que a tal multimídia específica para o 500 com o tal chicote mexicano dê certo. Presumo que ela não gere essas distorções.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por m.souza91 em Dom Jul 15, 2012 6:51 pm

será que passando um scanner depois de trocar o som, ainda vai apontar erro? vou começar a fazer amizade com algum mecânico de Css viu...

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/07/2012

Idade : 26
Localização : Brasília


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Dom Jul 15, 2012 8:34 pm

vai. Pede pra passar o scanner e depois dar uma zerada.
Ai, se aparecer novamente, não tem jeito, tem que usar o radio original.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Guilherme Dias em Ter Jul 17, 2012 10:14 am

Bom Dia, eu estou projetando o som do meu Fiat 500.
Vou colocar 2 kit 2 vias JBL.
2 Subwoofer slim em baixo dos bancos, para nao ocupar espeço do porta malas.
1 modulo 800 rms.

Vai Ficar um som otimo! Eu estou aguardando muito para o carro chegar.

Coloquei Tambem roda do fiat 500 Abarth Aro 17 e abaixei com molas importadas. Ficou lindo!

Guilherme Dias
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2012

Idade : 24
Localização : Aruja - SP

Apelido do Carro : BullDog ( pequeno mas pot

https://www.facebook.com/guilherme.dia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Sab Jul 21, 2012 9:34 pm

Continuo futucando aqui acola sobre a central multimídia.
Encontrei uma loja de Beozonte, que pelo jeito é uma equipadora.
O site tá fora do ar nesse momento e é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Segundo os dados deles no facebook, fica na Av Raja Gagablia, 4453.
no youtube tem esse filme deles:
Se tiver alguém daí de BH também interessado nessa multimídia e quiser dar uma passada por lá pra sondar preço, conversar sobre a instalação etc, agradecemos compartilhar conosco.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Eloisio em Seg Jul 23, 2012 9:05 pm

Bem, a empresa de BH respondeu o e-mail confirmando que instalam e que o filme do youtube, inclusive é de um trabalho deles.
Colocou inclusive o preço que foi tão alto que julgo inadequado publicar aqui. Seria desrespeitoso. Lógico que cada um vende pelo preço que quer e cada um compra pelo preço que quer mas um produto que custa US 500 se transformar em quase US 2.000 só porque está no brasil, pra mim é demais da conta.
Ta feito a Hyundai quando começou a vender multimídias. A moça me disse uma vez que pergunte que era 6 mil dilmas uma central para o azera. Como diz minha mãe: durma com um barulho desses.
avatar
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 62
Localização : Recife-PE


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Mardem em Ter Jul 24, 2012 10:32 pm

bom...
eu comprei o cd changer...
na espera de chegar...

Mardem
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/03/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Adailton em Qua Jul 25, 2012 2:35 pm

Uma pena não ter esses acessórios para vender na ccs, eu era um que compraria, visto que o meu Cult não tem USB!
avatar
Adailton
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1484
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 45
Localização : Lages

Apelido do Carro : Nanico

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por ebpo90 em Qui Jul 26, 2012 12:19 am

Galera, alguem já pensou em usar um receptor bluetooth ligado no p2 dentro do porta-luva?
Eu to pensando em comprar um e puxar um fio da bateria para deixar ele sempre ligado. O que acham?
avatar
ebpo90
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/07/2012

Idade : 27
Localização : Porto Alegre


http://www.ebpo.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Filipe_SC em Qui Jul 26, 2012 2:00 am

ebpo90 escreveu:Galera, alguem já pensou em usar um receptor bluetooth ligado no p2 dentro do porta-luva?
Eu to pensando em comprar um e puxar um fio da bateria para deixar ele sempre ligado. O que acham?

So não entendi qual a vantagem de fazer isso? Nao é mais facil ligar um celular/mp3/mp4 direto na saida p2? Eu uso meu celular assim no som, mas o chato é ter que selecionar as musicas pelo celular, oq tira atenção do transito e nao é muito prático.
avatar
Filipe_SC
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 264
Data de inscrição : 01/06/2012

Idade : 33
Localização : São José - SC

Apelido do Carro : Tomatinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por ebpo90 em Qui Jul 26, 2012 10:40 am

So não entendi qual a vantagem de fazer isso? Nao é mais facil ligar um celular/mp3/mp4 direto na saida p2? Eu uso meu celular assim no som, mas o chato é ter que selecionar as musicas pelo celular, oq tira atenção do transito e nao é muito prático.

Eu prefiro entrar no carro e sair ouvindo musica sem precisar conectar cabo ao meu celular. Posso deixar ele no bolso e ficar ouvindo música. Sem contar que um fio circulando pela cabine é feio e nada prático. Claro que o ideal seria ter a troca de música, mas já que meu 500 não veio com o convenince, me parece uma solução em meio termo.
avatar
ebpo90
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/07/2012

Idade : 27
Localização : Porto Alegre


http://www.ebpo.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por m.souza91 em Qui Jul 26, 2012 12:29 pm

a ideia dele é usar o receptor pra sincronizar com celular e o receptor manda sinal pro sim via aux.

pode funcionar, eu vou testar como fica o computador de bordo quando se troca o som (vou colocar um dvd pioneer), parece que tem como contornar os erros do comp de bordo, o problema é o meu 500 chegar, ai eu faço todos esses testes

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/07/2012

Idade : 26
Localização : Brasília


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Mardem em Sex Ago 03, 2012 10:36 am

Bom galera,
como eu disse
comprei o cd changer...
ele chegou super rápido, coisa de 10 dias.
Chegou, aliás, ontem. E por sinal, não funcionou!
Não passa energia pro aparelho, e olha que ele pluga no auxiliar.
Pode ser que o carro tenha que ter "liberação" por software para reconhecer ou algo do genero, mas sem muita certeza...

Por fim, nunca pensei que o rádio do 500 fosse tão furreca desse jeito...
Saudades do meu velho h-buster de 200 reais... Evil or Very Mad

Mardem
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/03/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por markrio em Sab Ago 11, 2012 12:37 am

joniz escreveu:Olha, tenho um Sport Air Mecânico sem Kit Bose.

Fiz a troca de todos os falantes originais (uma vergonha) do meu 500. Sou músico e não consigo ouvir música num som ruim e resolvi dar esse upgrade no som. Só não quis mudar o autoradio original pois não queria desmontar o painel muito menos descaracterizá-lo.

Pus 2 pares de JBL 6.5 (procurem no amazon por JBL GTO638) nas laterais e um Mini-Sub ativo da Kenwood (Procurem por Kenwood KSC-SW10)

Não usei módulo, pois não achei nescessário e seria mais um trombolho pra ocupar espaço. Na montagem, o mais trabalhoso foi a instalação dos falantes (por incrível que pareça), pois (PASMEM) os falantes originais são fixados com arrebites de AÇO, foi muito dificil removê-los, além do fato de que, para trocar os falantes traseiros é preciso remover TUDO (inclusive todo o banco traseiro).

O resultado final ficou ótimo, graves bem presentes (não espere aqueles graves de tremer a estrutura com um mini-sub desses), agudos e médios bem equilibrados. Deu uma trabalheira só, mas valeu a pena.

Apenas uma pergunta: onde voce conseguiu comprar esse sub ? achei o maximo. Obrigado.

markrio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 60
Data de inscrição : 23/06/2012

Idade : 47
Localização : São Paulo SP


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: seria arriscado trocar o som do 500?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum