GASOLINA NO TANQUINHO

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GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por LUIS ALBERTO em Qua Maio 16, 2012 11:36 am

Ola pessoal, qual a periodicidade para completar o tanquinho de partida a frio? O consultor da css falou que a cada 4 tanques tem que completar, mesmo andando somente com gasolina. Procede?

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por D.Pedrosa em Qua Maio 16, 2012 11:44 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Apareçe no painel a imagem de uma bomba e a palavra "Gasolina" veja na imagem fica acima de "CmA"....é a hora de completar.....o meu completei até hoje 2 vezes....geralmente qd utilizo etanol ele baixa mais rápido com gasolina demora muito mais....

[ ]'s

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Andresa em Qua Maio 16, 2012 11:47 am

Luís,

Acredito que não há regras... No começo no meu acendia praticamente a cada abastecimento do tanque principal... Agora espaçou. Uma coisa é certa, a luz acende mesmo o tanquinho estando praticamente cheio... é só baixar um pouquinho o nível, pronto, tá lá a luz acesa... Da última vez, deixei ficar acesa por uma semana, só para testar. Passei no posto só para abastecer o reservatório e quando o frentista veio cobrar o pagamento, me assustei: R$ 0,90!!!!!!!!

Só peça para o frentista prestar atenção na hora de abastecer, pois a rosca da tampinha é meio chata e tem que tomar cuidado para não deixá-la mal rosqueada, senão já viu...

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Andresa em Qua Maio 16, 2012 11:50 am

D.Pedrosa escreveu:

Apareçe no painel a imagem de uma bomba e a palavra "Gasolina" veja na imagem fica acima de "CmA"....é a hora de completar.....o meu completei até hoje 2 vezes....geralmente qd utilizo etanol ele baixa mais rápido com gasolina demora muito mais....

[ ]'s

Com gasolina no principal, o combustível da reserva não é utilizado para a partida à frio... Então não deveria baixar o nível/acender a luz espia...

Ah! Lembrando que deve-se utilizar somente gasolina V´Power ou Podium no "tanquinho".

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Taitson em Qua Maio 16, 2012 12:05 pm

Na entrega técnica me recomendaram gasolina aditivada e nunca completar; deixar acabar e encher para não envelhecer a gasolina.

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Andresa em Qua Maio 16, 2012 12:24 pm

"DIZEM" que é justamente pra não ter esse problema, que devemos usar gasolina premium... E, caso o carro for ficar parado por um longo período, devemos deixar o tanquinho vazio... (esta informação consta no Manual).

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Convidad em Qua Maio 16, 2012 12:59 pm

Andresa escreveu:
D.Pedrosa escreveu:

Apareçe no painel a imagem de uma bomba e a palavra "Gasolina" veja na imagem fica acima de "CmA"....é a hora de completar.....o meu completei até hoje 2 vezes....geralmente qd utilizo etanol ele baixa mais rápido com gasolina demora muito mais....

[ ]'s

Com gasolina no principal, o combustível da reserva não é utilizado para a partida à frio... Então não deveria baixar o nível/acender a luz espia...

Ah! Lembrando que deve-se utilizar somente gasolina V´Power ou Podium no "tanquinho".

Pior que mesmo vc utilizando gasolina como combustíveis, ele (o motor) acaba utilizando UM POUCO da gasolina do reservatório, quando no momento da partida a temperatura estiver baixa, pois no exato momento a central AINDA nao sabe se vc esta utilizando álcool ou gasolina, percebam que mesmo quem utiliza somente gasolina observe que o tal tanquinho tbm baixa mas numa velocidade menor...

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Zolet em Qua Maio 16, 2012 2:37 pm

Andresa escreveu:
D.Pedrosa escreveu:

Apareçe no painel a imagem de uma bomba e a palavra "Gasolina" veja na imagem fica acima de "CmA"....é a hora de completar.....o meu completei até hoje 2 vezes....geralmente qd utilizo etanol ele baixa mais rápido com gasolina demora muito mais....

[ ]'s

Com gasolina no principal, o combustível da reserva não é utilizado para a partida à frio... Então não deveria baixar o nível/acender a luz espia...

Ah! Lembrando que deve-se utilizar somente gasolina V´Power ou Podium no "tanquinho".

Andresa,

Acaba que não funciona bem assim. Mesmo com gasolina no principal, o motor ainda usa a gasolina do tanquinho pra dar partida, justamente pra não deixa-la "apodrecer". No Civic é assim, por exemplo.

Tenho quase certeza que no 500 também, vou confirmar isso...

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por ESM em Qua Maio 16, 2012 2:46 pm

Zolet no manual do 500, se não me engano, fala que a gasolina é utilizada somente com o uso do álcool, eu acho que no meu carro a luz no painel está acesa desde o dia que comprei...tentei abrir a tampa pra observar o nível, mas ela é bem chatinha...

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Convidad em Qua Maio 16, 2012 2:49 pm

ESM escreveu:Zolet no manual do carro, se não me engano fala que a gasolina é utilizada somente com o uso do álcool, eu acho que no meu carro está acesa desde o dia que comprei...tentei abrir a tampa pra observar o nível, mas ela é bem chatinha...

Olhe o que eu escrevi acima...

Utiliza sim gasolina mesmo vc utilizando gasolina como combustivel...o meu veio com o nivel baixo de combustivel no reservatorio desde que peguei, no seu caso é provavel que tenha vindo tbm...é so completar.

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por ESM em Qua Maio 16, 2012 2:54 pm

Valeu Sluzala...vou completar a bagaça...obrigado aê!

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Convidad em Qua Maio 16, 2012 3:13 pm

ESM escreveu:Valeu Sluzala...vou completar a bagaça...obrigado aê!

A fabrica se nao me engano coloca 500ml neste reservatorio, e como o carro fica teeeempos parado e ainda mais que de praxe elas utilizam gasolina como combustivel, eles acabam nem se preocupando com isso.

O meu por sinal eu pedi pra verem este reservatorio, pois mesmo completando o tanquinho ele as vezes acendia a luz, e com meio tanque ja ficava aceso...so pra vc ter uma ideia, a partir da hora que ele permanecia aceso e eu completava, dificilmente eu gastava mais que 0,80...

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por D.Pedrosa em Qua Maio 16, 2012 4:10 pm

Isso mesmo Sluzala e Zolet....

Qd peguei o 500 o aviso estava ligado e eu nem me atentei que seria o reservatório e só depois de uns 2 meses que vi aqui o pessoal comentando ae completei Laughing .... senão fosse o fórum o reservatório estaria seco tongue .....isso que dá não ler o manual Suspect

***Obs: Em outro fórum de moto que eu frequentava tinha uma pessoa que trabalhava em uma empresa de combustível e falou que a gasolina premium "dura/envelhece" por volta de 1 ano enquanto as outras por 1 mês....não sei se procede....

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por ESM em Qua Maio 16, 2012 4:39 pm

D.Pedrosa escreveu:Isso mesmo Sluzala e Zolet....

Qd peguei o 500 o aviso estava ligado e eu nem me atentei que seria o reservatório e só depois de uns 2 meses que vi aqui o pessoal comentando ae completei Laughing .... senão fosse o fórum o reservatório estaria seco tongue .....isso que dá não ler o manual Suspect

***Obs: Em outro fórum de moto que eu frequentava tinha uma pessoa que trabalhava em uma empresa de combustível e falou que a gasolina premium "dura/envelhece" por volta de 1 ano enquanto as outras por 1 mês....não sei se procede....

[ ]'s

O meu acho que não está seco (ainda), também não sei se foi abastecido com a gasolina correta.O que me resta fazer é completar com a Podium e observar se a luz no painel se apaga.


Última edição por ESM em Qua Maio 16, 2012 5:00 pm, editado 1 vez(es)

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Andresa em Qua Maio 16, 2012 4:45 pm

Olha aí meninos, é por isso que homens entendem mais de carro que mulheres... king

Só corrigindo: a gasolina aditivada não vale, tem que ser premium ( a v-Power não é premium...)

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por felsky em Qua Maio 16, 2012 5:57 pm

Olá pessoal,

trabalhei na Esso, então vou dar meu pitaco aqui, ok?
Não precisa ser Premium... basta ser Aditivada no tanquinho. Mas, nunca comum, mesmo que você abasteça o tanque principal só com comum.

Por que?

A gasolina é gordurosa e deixa uma borra no tanque e nos componentes por onde ela passa, isso ao longo do tempo (muito tempo normalmente) afeta performance e consumo. Por isso (e por outros motivos) se faz limpeza de bicos injetores e tudo mais. O problema é que no tanquinho da partida a frio, a gasolina permanece parada por muito tempo ali e faz a borra mais rápido. Aí entra a gasolina aditivada. Mas, o que é gasolina aditivada? É a gasolina comum (idêntica para todas as marcas e postos de sem bandeira, salvo adulterações) adicionada de aditivo(não!! rs) específico para cada bandeira, que nada mais é do que um detergente e um dispersante. Ou seja, ela dificulta a formação da borra e leva a gordura junto com ela para explodir no momento da combustão.
Quanto a Podium da Petrobras (ou outras de Alta Octanagem), ela é uma Gasolina Aditivada de Alta Octanagem, o que significa que ela aguenta uma maior compressão. O 500 Cult tem uma taxa de compressão bem alta de 12,35 enquanto o Lounge/Sport tem 10,8. Então, teoricamente, o Cult pode se beneficiar de uma gasolina Podium, enquanto no Sport e Lounge o ganho, se acontecer, será minimo. Mas, isso no tanque principal, pra partida a frio basta a aditivada.
Só pra encerrar, no tanquinho sempre Aditivada e no tanque principal basta um tanque de Aditivada em cada 4 abastecimentos (por que a borra não se forma tão rápido). Mas, se você abastece teu carro a 80000 km com gasolina comum não coloque aditivada, vai soltar toda a sujeira de uma só vez e te dar muita dor de cabeça. Isso aconteceu no lançamento da Gasolina Aditivada, na corrida para disponibilizar a aditivada, uma das distribuidoras não lavou os tanques e encheu de gasolina aditivada. Bem, no dia seguinte após poucos abastecimentos, os bicos travaram todos por que toda a borra da gasolina comum tinha se desprendido! rs
E nunca, nunca, nunca deixe o frentista completar o tanque com aditivo. O aditivo que vem no potinho de 1 litro, normalmente é exatamente o mesmo que vai na gasolina aditivada mas custa muito mais!

Abraços,

Jean
ps: acho que me estendi demais.. rs

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por ESM em Qua Maio 16, 2012 7:45 pm

Bem interessante e esclarecedor o teu relato Jean.

Abraço

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Convidad em Qua Maio 16, 2012 7:58 pm

Andresa escreveu:Olha aí meninos, é por isso que homens entendem mais de carro que mulheres... king

Só corrigindo: a gasolina aditivada não vale, tem que ser premium ( a v-Power não é premium...)

Pois eu vou te contar uma coisa, mas só pra vc rsrsrs, isso de nao poder ser gasolina aditivada é pura lenda, igualmente a gasolina podium, pois por elas serem aditivadas (a podium tbm é) te garante ainda melhor qualidade e estabilidade na gasolina.

Façam um teste: peguem um pouco de gasolina aditivada e um pouco de gasolina comum e coloquem numa garrafa descartável bem fechada e vejam o que acontece depois de 6 meses, e façam o mesmo teste com a garrafa aberta...

Só pra adiantar a gasolina comum aberta cria um tipo de fungo, na aditivada NAO, e nas fechadas NADA ACONTECE...

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por ESM em Qua Maio 16, 2012 8:00 pm

Vivendo e aprendendo Sluzala...hehehe

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por felsky em Qua Maio 16, 2012 8:01 pm

Sluzala escreveu:
Andresa escreveu:Olha aí meninos, é por isso que homens entendem mais de carro que mulheres... king

Só corrigindo: a gasolina aditivada não vale, tem que ser premium ( a v-Power não é premium...)

Pois eu vou te contar uma coisa, mas só pra vc rsrsrs, isso de nao poder ser gasolina aditivada é pura lenda, igualmente a gasolina podium, pois por elas serem aditivadas (a podium tbm é) te garante ainda melhor qualidade e estabilidade na gasolina.

Façam um teste: peguem um pouco de gasolina aditivada e um pouco de gasolina comum e coloquem numa garrafa descartável bem fechada e vejam o que acontece depois de 6 meses, e façam o mesmo teste com a garrafa aberta...

Só pra adiantar a gasolina comum aberta cria um tipo de fungo, na aditivada NAO, e nas fechadas NADA ACONTECE...

Teste interessante Sluzala!! Até deu vontade de fazer... rsrs

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por D.Pedrosa em Qui Maio 17, 2012 9:33 am

Ótimas informações..... Very Happy

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Zolet em Qui Maio 17, 2012 9:33 am

Sluzala escreveu:


Façam um teste: peguem um pouco de gasolina aditivada e um pouco de gasolina comum e coloquem numa garrafa descartável bem fechada e vejam o que acontece depois de 6 meses, e façam o mesmo teste com a garrafa aberta...

Só pra adiantar a gasolina comum aberta cria um tipo de fungo, na aditivada NAO, e nas fechadas NADA ACONTECE...

Slu, só não fazer o teste com a garrafa aberto do lado da churrasqueira! aehaeaeh

Galera, informações técnicas fresquinhas:

Todos veículo da FIAT de modelo 11 em diante usam a gasolina do tanquinho, independente do principal estar com etanol ou gasolina.

E como funciona?

Existem, a grosso modo, três leituras do veículo antes da partida a frio:

1. Ultima relação A/F lida: a central lê se a ultima queima foi gasolina ou etanol;
2. Temperatura da água do cabeçote: a central lê se o motor esta quente ou não;
3. Medida de nível do tanque principal: para verificar se ouve um reabastecimento durante esse tempo.

Quando duas alterativas no mínimo forem verdadeiras para usar a gasolina do tanquinho, o motor injetara ela. Exemplos:

1. Ultima A/F indica álcool + temperatura água baixa = motor frio, injeta.
2. Ultima A/F indica gasolina + temperatura água alta = não injeta.
3. Ultima A/F indica gasolina + nível do tanque cheio + temperatura água baixa = injeta. Nesse caso o motor esta frio e apesar de ter rodado com gasolina antes, pode ser que o tanque acabou de ser cheio com etanol...

Além disso existe uma lógica pra consumir o combustível do tanquinho em até três meses (validade de uma gasolina comum).

Então se a central ver que não esta tendo injeção na partida a frio ela começa a injetar a gasolina do tanquinho em determinadas situações com o carro em movimento.

Isso é valido pros carros mais novos. Com essas informações na minha opinião de engenheiro mecânico não faz mais sentido precisar colocar gasolina aditivada no tanquinho, pode ser comum mesmo.

Só não deixe sem pois pode queimar a bomba do tanquinho. É uma peça barata, mas a dor de cabeça de ter que levar o carro pra oficina é que sai caro!

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Andresa em Qui Maio 17, 2012 9:58 am

felsky escreveu:Olá pessoal,

trabalhei na Esso, então vou dar meu pitaco aqui, ok?
Obrigada por essas informações tão relevantes e de confiança, Jean!!!! São inúmeras as informações que lemos no Manual ou na net, as quais muitas em vez de ajudar-nos, nos confundem ainda mais com suas meias verdades - foi esse até o meu caso... rs rs rs

Zolet escreveu:Galera, informações técnicas fresquinhas:

Todos veículo da FIAT de modelo 11 em diante usam a gasolina do tanquinho, independente do principal estar com etanol ou gasolina.

E como funciona?

Existem, a grosso modo, três leituras do veículo antes da partida a frio:

1. Ultima relação A/F lida: a central lê se a ultima queima foi gasolina ou etanol;
2. Temperatura da água do cabeçote: a central lê se o motor esta quente ou não;
3. Medida de nível do tanque principal: para verificar se ouve um reabastecimento durante esse tempo.

Quando duas alterativas no mínimo forem verdadeiras para usar a gasolina do tanquinho, o motor injetara ela. Exemplos:

1. Ultima A/F indica álcool + temperatura água baixa = motor frio, injeta.
2. Ultima A/F indica gasolina + temperatura água alta = não injeta.
3. Ultima A/F indica gasolina + nível do tanque cheio + temperatura água baixa = injeta. Nesse caso o motor esta frio e apesar de ter rodado com gasolina antes, pode ser que o tanque acabou de ser cheio com etanol...

Além disso existe uma lógica pra consumir o combustível do tanquinho em até três meses (validade de uma gasolina comum).

Então se a central ver que não esta tendo injeção na partida a frio ela começa a injetar a gasolina do tanquinho em determinadas situações com o carro em movimento.

Isso é valido pros carros mais novos. Com essas informações na minha opinião de engenheiro mecânico não faz mais sentido precisar colocar gasolina aditivada no tanquinho, pode ser comum mesmo.

Só não deixe sem pois pode queimar a bomba do tanquinho. É uma peça barata, mas a dor de cabeça de ter que levar o carro pra oficina é que sai caro!


Muito interessante! Mas será que na realidade tudo vai funcionar de forma tão "perfeita" assim?!?!?! rs rs rs

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Zolet em Qui Maio 17, 2012 10:38 am

Andresa escreveu:


Muito interessante! Mas será que na realidade tudo vai funcionar de forma tão "perfeita" assim?!?!?! rs rs rs

Andresa: Vai funcionar sim. Se não eu não teria emprego! eahaehaeeah

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

Mensagem por Andresa em Qui Maio 17, 2012 11:05 am

Ahahahaha Então se não for, a gente já sabe a quem reclamar!!! Wink

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Re: GASOLINA NO TANQUINHO

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