Falha na Injeção Eletrônica

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conserto de TBI

Mensagem por elsonpst em Sab Fev 18, 2017 8:28 am

andre.grilo escreveu:Pessoal, meu 500 1.4 EVO 8V DUALOGIC acendeu a luz de injeção e começou a falhar mais ou menos a 4.000 RPM, chegando a desligar o ar condicionado. Levei no mecânico de confiança que fez o scanner e acusou os códigos P0121 (sensor da posição da borboleta irregular) e P1122 (potenciômetro/borboleta 2). Pesquisando, descobrimos que esse defeito está muito recorrente na linha EVO, e a causa - pelo menos no meu caso e outros tantos que ouvi relatos dos mecânicos que consultei - é nas soldas das 4 ligações da placa de comando do TBI/corpo de borboleta. Segundo o especialista que executou o reparo, o problema ocorre porque os contatos soldados são de materiais diferentes (aço e cobre), e a solda é feita de aço. Com a vibração elas se rompem, causando o mal contato, por isso as falhas quase sempre são intermitentes. A solução dele foi soldar com cobre, de forma mais robusta. Instalei hoje o TBI e o erro sumiu na hora. O problema parece ter sido resolvido, mas tenho que rodar mais para ter certeza. Vou atualizar aqui. Um TBI novo na FIAT R$1.200,00 e não tem pronta entrega. No paralelo R$850,00. No reparo gastei R$200,00. Ao que parece, quem trocar a peça por uma nova corre o risco de acontecer novamente. Ou seja, um defeito de projeto da placa de comando do TBI/corpo de borboleta está deixando diversos proprietários a pé ou em perigo, e a MAGNET MARELLI/FIAT não toma providências. Lamentável. Vou pedir um laudo ao mecânico e possivelmente mover uma ação judicial contra as fabricantes.
Alguém pode me indicar alguém que faça solda em TBI em BH ou região? Estou com o mesmo problema intermitente. Obg.

elsonpst
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/01/2016


Voltar ao Topo Ir em baixo

Erro P0016

Mensagem por aggiovani em Qua Mar 29, 2017 5:06 pm

Eloisio escreveu:Na terça fiz uma pequena viagem de 120 km. Sai com tanque já no último quarto. Estrada boa, dupla, velocidade em torno de 120.
Rodado uns 100km a lâmpada âmbar da injeção se acendeu e o carro perdeu potência. Acelerava e ele não respondia.
Parei no primeiro posto já imaginando combustível batizado. A idéia éra completar o tanque para melhorar o combustível.
Carro tremendo ao parar, típico de motor sem todos os cilindros funcionando.
Abasteço, sigo viagem, desempenho melhora mas luz continua acesa.
Chego, faço o que tinha de fazer e uma hora depois volto.
Ao ligar tudo normal, desempenho normal, mas no meio da viagem de volta a luz volta a acender, ficando assim todo o tempo
Levei no dia seguinte à CCS Fiori, onde comprei o 500 e passaram o scaner. O consultor disse que além do registro das falhas, nada tinha de anormal.
Ressetaram os registros e a lâmpada se apagou e assim continua.
Fiquei de qualquer forma preocupado.
Alguém já passou por isso.
Antes de ontem (27/03) fui sair do trabalho e a luz de avaria de motor (injeção) acendeu. Logo preocupei pq há 3 meses havia feito a revisão de 60 mil km (67 mil p ser exato) e havia trocado tudo q tem direito nessa revisão. Como meu carro não está mais na garantia, levei no meu mecânico de confiança (que possui um de seus mecânicos, um ex funcionário da ccs fiat da cidade). Passou o scanner e foi detectado o erro P0016. Nesse momento eu pesquisei na net e vi esse tópico e outros em alguns sites e vi q o principal assunto era a dessincronização do motor. Dito e feito. O mecânico teve q abrir o cabeçote para fazer a sincronia. Após 2 dias sem meu carro, acabei de pegá-lo...a luz sumiu, voltou a ficar esperto e bora testá-lo.
avatar
aggiovani
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 17/03/2013

Idade : 32
Localização : Jataí


Voltar ao Topo Ir em baixo

Solução da falha de injeção no evo

Mensagem por G_Marques em Qui Mar 30, 2017 3:51 pm

andre.grilo escreveu:Pessoal, meu 500 1.4 EVO 8V DUALOGIC acendeu a luz de injeção e começou a falhar mais ou menos a 4.000 RPM, chegando a desligar o ar condicionado. Levei no mecânico de confiança que fez o scanner e acusou os códigos P0121 (sensor da posição da borboleta irregular) e P1122 (potenciômetro/borboleta 2). Pesquisando, descobrimos que esse defeito está muito recorrente na linha EVO, e a causa - pelo menos no meu caso e outros tantos que ouvi relatos dos mecânicos que consultei - é nas soldas das 4 ligações da placa de comando do TBI/corpo de borboleta. Segundo o especialista que executou o reparo, o problema ocorre porque os contatos soldados são de materiais diferentes (aço e cobre), e a solda é feita de aço. Com a vibração elas se rompem, causando o mal contato, por isso as falhas quase sempre são intermitentes. A solução dele foi soldar com cobre, de forma mais robusta. Instalei hoje o TBI e o erro sumiu na hora. O problema parece ter sido resolvido, mas tenho que rodar mais para ter certeza. Vou atualizar aqui. Um TBI novo na FIAT R$1.200,00 e não tem pronta entrega. No paralelo R$850,00. No reparo gastei R$200,00. Ao que parece, quem trocar a peça por uma nova corre o risco de acontecer novamente. Ou seja, um defeito de projeto da placa de comando do TBI/corpo de borboleta está deixando diversos proprietários a pé ou em perigo, e a MAGNET MARELLI/FIAT não toma providências. Lamentável. Vou pedir um laudo ao mecânico e possivelmente mover uma ação judicial contra as fabricantes.
Boa Tarde André! Resolveu o problema em definitivo a solda que vc fez e descreveu acima? Meu 500 EVO 12/12 tá exatamente com o mesmo problema, a luz acende entre 110 e 120km/h e não apaga mais, até que se desligue o carro e espere uns minutos.
Se o seu ficou bom depois do que vc fez, vou seguir exatamente seus passos. Agradeço e aguardo!!

G_Marques
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017

Localização : Porto Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Falha na injeção

Mensagem por G_Marques em Qui Mar 30, 2017 4:13 pm

Guilherme Duarte Diniz escreveu:Alguem pode me indicar algum mecanico em belo horizonte que tenha atendido ao mesmo problema?

Meu 500 é 2012 e a luz da injeção ascende sempre acima de 100 kms.
Olá Guilherme, vc conseguiu resolver? To exatamente com o mesmo acontecendo no meu 2012.

G_Marques
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017

Localização : Porto Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Solução da falha de injeção no evo

Mensagem por G_Marques em Qui Mar 30, 2017 4:26 pm

dimroth escreveu:
fernandoedelson escreveu:Bom dia, pessoal!

Também fui premiado com o mesmo problema. O meu é o CULT 1.4 8V 2012.

Ao chegar com a rotação do motor próximo aos 4 mil giros, ele acusa o problema.

Apareceu algumas vezes o problema, mesmo padrão (luz piscando, carro perdendo potência e motor vibrando, quando desliga e religa, tudo volta ao normal)

Até que um dia essa luz não apagou mais, e toda vez ao ligar o carro, aparece a mensagem "Mandar verificar motor".

O Responsável pela assistência técnica da minha cidade disse que já teve esse problema, com um 500, e que a correção foi o "ponto do motor", que segundo ele, por algum motivo a correia "pula" um dente.

Levei o meu lá para análise, e ao verificar a bateria, foi visto que a tensão dela está baixa. Troquei a bateria e a luz se apagou.

Entrei na estrada para testar e o problema não foi resolvido. Vou retornar amanhã na CSS para verificar o ponto, e tentar resolver isso.

Os amigos que estão com o problema, que ficaram de postar o retorno após o conserto, como estão? o problema voltou?

Obrigado.

O meu 500 multi air foi resolvido com a atualização da central, já rodei 3000km a maior parte em rodovia, as vezes acima dos 120km/h e o problema não apareceu mais.
Boa Tarde Fernando, To com meu evo 2012 dandop o mesmo problema. Vc conseguiu resolver definitivamente o seu?

Grato desde já pela ajuda!

G_Marques
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017

Localização : Porto Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Falha na Injeção Eletrônica

Mensagem por G_Marques em Qui Mar 30, 2017 4:53 pm

Filipe_SC escreveu:O meu passou a apresentar esse defeito também a alguns meses (tem 48.000km) normalmente acima de 100km/h..algumas vezes com perda de potência, porem basta desligar e ligar o carro de novo que volta ao normal. Como não tenho viajado acabei postergando, mas agora com as dicas aqui do fórum vou levar em um mecânico de "confiança" (concessionária fora da garantia nem sonhado). Pelo que vi ou reseta a ECU dele, ou como mostrado no video pode ser defeito no corpo de borboleta.

Esse video abaixo é só sobre o problema e explica mais a fundo, normalmente é a solda de 4 fios metálicos que se rompem coisa que qualquer técnico arruma. No video acima o cara diz para substituir a peça com aquela papo que mecânico não arruma peça só substitui, porém é uma peça de 1200 reais na concessionaria e 700 reais no mercado paralelo, e é um defeito muito simples para ter que trocar a peça inteira ao meu ver é totalmente possivel concertar essa peça com segurança desde que feito por profissional qualificado. E outra é um defeito tão recorrente que aparece com uma KM até relativamente baixa, então nada garante quanto tempo a peça nova vai durar sem romper as soldas.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Olá Filipe, meu EVO 2012 tá na mesma. Vc já conseguiu resolver fazendo a solda? Moro no RS mas estou sempre em Fpolis, se resolveu posso levar onde vc foi.

Grato pela ajuda!

G_Marques
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2017

Localização : Porto Alegre


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Falha na Injeção Eletrônica

Mensagem por OHNO em Seg Abr 17, 2017 3:26 pm

Pessoal,

Eu tenho o mesmo carro do Fernando (FIAT 500 CULT 2012) e tenho problema semelhante: acima de 100 km/h, acende a luz da injecao (e depois fica piscando), aparece a mensagem para verificar o motor, bem como a vibração e perda de potência.
Fernando, vc conseguiu resolver o problema?

OHNO
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/04/2017

Localização : PARANA


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Falha na Injeção Eletrônica

Mensagem por lfalbernaz em Ter Abr 18, 2017 12:31 pm

Prezados este problemas nos Cult 2012 é uma prévia de um problema mais grave. 
Vejam
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Infelizmente é muito complicado pois parece ser algo relativo a ECU, ou corpo borboleta, ou dessincronização do motor, mas na verdade são efeitos colaterais do problema das brozinas...
avatar
lfalbernaz
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 21/03/2012

Idade : 47

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Falha na Injeção Eletrônica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum